Leitora lista notícias envolvendo crianças e pede ação pró infância

Codesvaf, desmatamento e frase do papa Francisco estão entre os assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvem as crianças
Primeira página: "Síndrome respiratória em criança lota hospitais"; Ruy Castro: "…ex-ministro da Educação prega a não inclusão de deficientes em sala de aula e o espancamento de crianças a fim de educá-las…"; Thiago Amparo: "policial executa pai de bebê de quatro meses…"; Painel do Leitor: "Ritual (álcool por todo o corpo) mata criança." Há ainda Conrado Humberto Mendes: "…o bolsonarista de esquina. Ele não só ameaça. Ele estupra e mata criança yanomami, por exemplo". É urgência urgentíssima educar o brasileiro para a empatia com as crianças. O ECA é a letra da mais bela lei, a que mais importa à formação de uma pessoa, de um povo e de um governo. Sem respeito à infância, não há esperança e estaremos (até quando?) nos repetindo em atraso, subdesenvolvimento e desumanidade. A criança é o começo de tudo.
Ana Maria Beghetto Pacheco (Curitiba, PR)


Elefante branco
Ainda bem que neste governo não tem corrupção, só liberdade de expressão ("Obras da Codevasf sob Bolsonaro viram elefantes brancos no Maranhão", Política, 28/4). Aliás a frase fica mais correta assim: pena que nesta liberdade de corrupção não haja governo de expressão.
Marcos Araujo (Brasília, DF)

Bolsonaro é padrinho desse elefante branco. Como sempre nada faz e nada se fiscaliza nesse governo para não aparecer a palavrinha corrupção. Até o aumento real do salário mínimo vai ser colocado em sigilo por 100 anos!
Ailton Souza (Cascavel, PR)

O mais importante será colocar a Polícia Federal na cola dos responsáveis pela execução e inexecução das obras e, claro, o destino final dos recursos financeiros e quais empresas foram licitadas. Segue a grana que acha o corrupto ou corruptos. Simples assim. Continue a noticiar isso, Folha, pois facilita o trabalho de apuração dos responsáveis. Parabéns!
Paulo Roberto (Cabo Frio, RJ)


Blindados do Brasil
Vai mandar os tanques fumacê ("Alemanha pede ajuda ao Brasil para doar blindados à Ucrânia", Mundo, 28/4)? Só se for para acabar com a dengue na Ucrânia.
Valmir Cinquini (São Paulo, SP)

O Brasil vende seus produtos para todos os parceiros comerciais sem restrições e também vende veículos aéreos e terrestres e outras peças de defesa em combates. Doar? Fala sério! O Brasil não é favorável a esta guerra ou quaisquer guerras, mas não se mete nesta questão. Quem tem que decidir é a ONU, e não a Otan. Ninguém deseja uma nova Guerra Mundial, mas paz.
Celito Medeiros (Curitiba, PR)


Colunista
Os textos de Fernanda Torres mesmo quando são compreensivelmente pessimistas, trazem sempre alguma leveza à alma, no meio de tantas notícias horrendas. Mas desta vez ela foi longe demais. Me fez sonhar por um convite para um cafezinho. Fernanda é como aquela antiga e queridíssima amiga de escola. Fernanda é necessária.
Fernando Carvalho Jr (São Paulo, SP)


Terapia ocupacional
A Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - Rio Grande do Sul repudia a forma de expressão usada pela Folha na charge assinada pelo cartunista Alberto Benett em 25 de abril de 2022, lançando mão da profissão terapia ocupacional para explanar a sua opinião, sem contextualização com os princípios que regem a profissão. A terapia ocupacional é uma profissão de nível superior da área da saúde.
Patrícia Souza, presidente da Abrato-RS (Porto Alegre, RS)

Desenho de Ian Ribeiro em alusão à terapia ocupacional e à charge de Benett publicada na Folha
Desenho de Ian Ribeiro em alusão à terapia ocupacional e à charge de Benett publicada na Folha - Instagram @_ianrib

O Crefito-2 exige respeito: a terapia ocupacional é uma ciência da área da saúde que atua na atividade humana com promoção, prevenção e tratamento de indivíduos com alterações sensório-percepto-cognitivo-motor, psicomotora e AVDs. Este profissional com formação superior presencial detém autonomia para avaliar, diagnosticar e traçar a conduta terapêutica ocupacional do paciente.
Dr. Wilen Heil e Silva, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Rio de Janeiro, RJ)


Floresta no chão
Notícia típica deste governo péssimo que só saber destruir, espalhar o caos, difundir o ódio e se isentar de culpa ("Brasil lidera derrubada de florestas tropicais no mundo", Ambiente, 28/4).
Edson Maluf Da Costa (São Carlos, SP)

O que o Brasil tem de floresta tropical em um estado é maior que todos os outros países em território total. Mas e em valores proporcionais? Porque é meio óbvio que o país que tem a maior parte da maior floresta tropical do mundo vá desmatar mais que outros países.
Vinícius Cardoso (Governador Valadares, MG)


Papa e as sogras
Podia ter falado também de sogros e genros… tem cada um! Minha sogra, que Deus a tenha, era um anjo ("Papa defende sogras, mas diz que elas devem ‘ter cuidado com a língua’", Mundo, 28/4).
Maria de Felipe Martinez (Brasília, DF)

Ele fala isso porque não conhece a minha.
Jorge Patricio Diaz Guzman (São Paulo, SP)

Todos seremos sogros e sogras. Tão difícil de entender. Putz!
Mário Sérgio Mesquita Monsores (Rio de Janeiro, RJ)


FAB
Pra ter alcançado tal posto deve ser bastante competente e preparada ("Tenente será primeira mulher instrutora de helicóptero de combate da FAB", Mercado, 27/4). Toda a sorte do mundo nessa nova fase da carreira.
Klaus Serra (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.