Descrição de chapéu juros

Leitores comentam fala de Lula sobre piada com nordestinos

Alta da inflação e racismo na Libertadores também são discutidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

A piada de Lula
Lula não defendeu piada contra ou com nordestinos, ele simplesmente disse que, como nordestino em São Paulo, sofreu muita piada e nunca se importou ("Lula critica politicamente correto e defende piada com nordestino", Política, 27/4). A maioria das piadas é brincadeira, principalmente no meio de povo humilde.
João Guedes Braz (Cuiabá, MT)

De tantos elementos de interesse público muito maior presentes na fala do presidente Lula, a peça jornalística presta o desserviço de induzir a uma caricatura da entrevista. Seria lamentável em tempos normais. Mas, em tempos de ataques à nossa democracia, é um perigo.
Rafael Lopes Azize (Salvador, BA)

Lula em evento com jornalistas e youtubers - Ricardo Stuckert/Divulgação

Como definir o que é e o que não é "politicamente correto"? Essa noção surgiu para permitir ridicularizar etnias, povos regionais, indivíduos com defeitos físicos etc, disfarçadas em piadas. Nos acostumamos a ouvir e achar engraçado. Por isso a noção "politicamente correto" é o álibi sempre proferido como defesa por quem o utiliza para disfarçar ofensas dissimuladas.
Reinaldo da Silva (São Paulo, SP)

Sou nordestino, faço piada com paulista e carioca e não me importo que façam piadas com nordestinos. Lula dá uma paulada na pauta identitária com essa colocação. Diz para todos que somos todos brasileiros e precisamos sorrir.
Valdeci Gomes (Guarabira, PB)

Ainda bem que eu vou votar no Lula para ser presidente, não comediante. Para palhaço, nós já temos o atual presidente.
Nicole Abud Gazonato (São Paulo, SP)

Inflação
Gente, isso não é o problema ("IPCA-15 tem maior inflação para abril em 27 anos", Mercado, 27/4)! Não precisa comer, pagar os boletos, abastecer o carro, pagar condução, nada. Temos que ter "liberdade de expressão", é disso que o Sr. Presidente se ocupa, garantir a liberdade de falar fake news mesmo que ele não tenha onde morar ou comer.
Vinicius Guimarães (São Paulo, SP)

Maior inflação desde o início do Plano Real. Parabéns, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. Vocês conseguiram!
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Racismo na Libertadores
Muito bom ("Torcedor do Boca é preso por ato racista contra a torcida do Corinthians em Itaquera", Esporte, 26/4). Não ficou para depois do jogo. O "hermano" perdeu dentro e fora do campo.
Ricardo Baumhardt (Cachoeira do Sul, RS)

Torcedor do Boca é levado por policiais após fazer gesto racista
Torcedor do Boca é levado por policiais após fazer gesto racista - @_sccpnews no Twitter

Realmente importante essa ação da polícia. Parabéns! A visibilidade que o futebol dá à ação antirracismo é muito importante para reduzir a incidência desta discriminação em todas as áreas da vida social. Espero que o Presidente não dê a graça a esse argentino, já que é péssimo exemplo aos que discriminam e cometem crimes desse tipo.
Wilson Luiz Moreira Barbosa (Belo Horizonte, MG)

Milton Ribeiro investigado
Próximo "chegado" a receber o perdão presidencial ("PF abre procedimento para investigar disparo de arma de Milton Ribeiro em aeroporto", Cotidiano, 27/4)! Brazzzziiiiilllllll.
Carlos R. de Antonio (Brumadinho, MG)

Quem tem medo usa arma, especialmente o ex-ministro da Educação.
Ana Pi (São Paulo, SP)

Nesses tempos tão estranhos, forçoso admitir que o pastor guarda sua pistola para a eventualidade de ocorrer aquela situação de choque entre um dogma e o pragmatismo, o de dar a outra face ou revidar com um tirambaço na cara do agressor.
Carlos R. de Moura Costa (Aracaju, SE)

Sou do tempo em que pastor usava a Bíblia e condenava as armas.
Joaquim M. F. de Castro (Belém, PA)

Daniel Silveira e a tornozeleira
Faz 10 dias que o sujeito está descumprindo a lei e não acontece nada ("Daniel Silveira aparece sem tornozeleira na Câmara após indulto de Bolsonaro" Política, 27/4). Ô justiça incompetente.
Márcia Meireles (São Paulo, SP)

Com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco avalizando toda essa vergonha! São fiadores do golpista e por isso são golpistas também. Não deveriam se reeleger. É o pior e mais pusilânime Congresso que já houve.
Maria Isabel Martinez Pons (Brasília, DF)

Poderia ser feita uma redução do quadro de políticos (vereadores, deputados, senadores) e do mandato político, até do presidente também. A redução ajudaria o país.
Roberto T. Lisboa (Belo Horizonte, MG)

Morte de criança
Álcool por todo o corpo, e depois passa vela bem próxima ao corpo. Que combinação! Pode acreditar em religião, ser desinformada, qualquer coisa… Mas não há dúvida sobre a irresponsabilidade. Era uma criança. E é óbvio que não quiseram matá-la. Mas todos os envolvidos são responsáveis pela morte da garota ("Tosse que não melhorava fez família buscar ritual que matou criança, diz advogado", Cotidiano, 27/4).
Fernando Martins Lucas (São Paulo, SP)

Maria Fernanda de Camargo, 5, morreu após ritual em Frutal, em Minas Gerais - Reprodução

A principal causa de tosse persistente em crianças e adultos previamente hígidos é a tosse pós infecciosa, que acontece após infecção respiratória e dura entre 3 e 8 semanas, não havendo tratamento específico eficaz. Deve-se ter paciência e evitar xaropes e exames sob o risco de efeitos colaterais e intervenções desnecessárias. Assim, reza, pajelança ou xaropes têm o mesmo efeito.
Emanuel Mello (Belo Horizonte, MG)

Tendências/Debates
Alberto Tassinari ("Liberdade de expressão não tem limites, mas seu conceito tem", 26/4) escreveu bobagem: "É assim que um cidadão comum que age por palavras que discordam do texto constitucional comete ato de desobediência civil". O art. 163 da Constituição de 1946 rezava que o casamento era indissolúvel. Então Nelson Carneiro praticou a vida toda atos de desobediência?
José Ronaldo Curi (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.