Leitor diz que Folha destacou parte 'tóxica' do debate

'O termo 'ex-presidiário' não é ofensa', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeiro debate
A primeira página da Folha desta segunda destaca mais as baixarias dos candidatos que as falas que ajudariam o cidadão a melhor entender a que eles vieram: "Que moral tu tem, ô ex-presidiário?"; "Estou mais limpo que ele"; "Bolsonaro insulta mulher; Lula foge de corrupção"; "Por que tanta raiva das mulheres?". O jornal ecoou mais o que assistimos no tóxico clima das redes sociais e que desviam a atenção do que realmente interessa. Tomara que mude até o fim da campanha.
José Hadad Neto (São Paulo, SP)


Se uma das dez melhores rodovias é estatal, é sinal de que privatizar ou conceder não é o único caminho. Pergunto ao candidato do Novo, Luiz Felipe d'Avila: por que privatizar ou conceder se podemos lucrar com as estatais e aplicar em saúde, educação, segurança etc.?
Marcos Fernandes de Carvalho (São Paulo, SP)


Agressão
Lamentável a passividade dos mediadores diante da agressão de Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães. Nem sequer deram a palavra a ela, o que mostra um despreparo e um desserviço à democracia. Em tempos de Bolsonaro no poder, inadmissível essa tolerância.
Paulo Bittar (São Paulo, SP)

Bolsonaro (PL) durante o debate na TV - Miguel Schincariol/AFP

Melhor e pior
"Bolsonaro é o pior do debate, e Tebet a melhor, dizem eleitores indecisos" (Política, 29/8). Tebet se apresenta como professora, mas passou a vida defendendo interesses próprios e dos ruralistas, inclusive contra populações indígenas. Foi apoiadora do Bolsonaro nos dois primeiros anos do mandato do monstro. Só virou a casaca quando levou uma rasteira do seu partido corrupto na eleição para a presidência do Senado.
Joaquim Salomão (Curitiba, PR)

Considero-me uma pessoa de esquerda. Vou votar em Lula, mas acho que os melhores no debate foram Tebet e Ciro, diante do que se propuseram a fazer. Cada vez menos entendo como alguém escolarizado pode votar nessa aberração chamada Bolsonaro.
Carlos Simãozinho (Brasília, DF)

Parabenizo Simone Tebet. Mesmo pertencendo a um dos partidos mais tradicionalmente identificados com a corrupção e o toma-lá-dá-cá, chefiado pelo golpista Temer, partido do "Geddel R$ 51 milhões" e do Jucá "com Supremo com tudo", sair como a campeã do combate à corrupção não é para qualquer um.
José Padilha Neto (São Paulo, SP)

Sejamos realistas. Lula vive de um passado com exagero nos números e não se compromete com nada. Bolsonaro mente e não sabe para onde ir. Simone Tebet foi bem, mas sem nenhum fundamento, não sabe como nem de onde vai tirar recursos para a execução das suas ideias --claro que toda a torcida da mídia é para a oligarca da direita liberal. O candidato da mudança, que sabe o que fazer, como fazer e de onde tirar os recursos, é Ciro Gomes.
Graça Almeida (Belo Horizonte, MG)

Treinados e com ajuda de marqueteiros, todos os candidatos têm boa oratória para manipular o eleitor. Mas na hora de ocupar o cargo, a situação muda e eles decepcionam.
Paolo Valério Caporuscio (São Paulo, SP)


Ex-presidiário
Por que ninguém critica essa fala preconceituosa usada contra Lula? "Ex-presidiário" não pode ser ofensa! Como ficam todos os ex-presidiários que pagaram suas penas e buscam recolocação na sociedade? Não podemos perpetuar a cultura do preconceito, pois isso incentiva as pessoas a não cumprirem suas penas. Não defendo Lula nem os crimes cometidos por ex-presidiários, mas é um absurdo ninguém condenar o uso dessa expressão como xingamento. A ideia da prisão é ressocializar.
Patrícia Abou Mekanna (São Paulo, SP)


Sem debate
Duas ausências em relação às questões raciais: uma física e outra simbólica. Todos os candidatos são brancos. Homens e mulheres discutindo temas sem nenhum recorte racial. E nenhum jornalista negro. A ausência simbólica foi a ignorância completa de qualquer citação a políticas públicas contra o racismo. Até na questão de violência de gênero, duas mulheres brancas protagonizaram a questão e ignoraram o fato de que mulheres pretas e pobres foram as grandes atingidas pelo atraso vacinal.
Aquiles Marchel Argolo (Guarulhos, SP)


Cristãos
Quem é verdadeiramente cristão não apoia Bolsonaro. Ser cristão é aceitar Jesus Cristo e praticar o cristianismo. Onde há no cristianismo o ódio ao próximo? Onde há a mentira? Onde há o racismo? Onde há a exploração dos seres humanos? Onde há a eliminação da flora e da fauna? Cristão que apoia Bolsonaro mente e usa Cristo como forma de arrebanhar os incautos.
Franz Josef Hildinger (Praia Grande, SP)


Artigos
Convido todos a lerem os artigos "Pai Nosso", de Gaudêncio Torquato (Tendências / Debates, 28/8), e "Nas bordas do bolsonarismo", de Janio de Freitas (Política, 28/8). São capazes de dirimir muitas dúvidas dos eleitores deste jornal. Duas obras-primas. A primeira explica a atual política brasileira, a segunda, as falas dos empresários malfeitores. A favor do golpe e da compra de votos.
Cláudio Nunes Patrocínio (São Paulo, SP)

A coluna de Janio de Freitas deste domingo deveria ser enquadrada e lida diariamente por "juristas", empresários e outros defensores do golpe.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.