Leitora de Goiânia achou debate 'uma esculhambação'

'Deus, pátria, família e uma lambida no cano da espingarda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Debate
"Lula e Bolsonaro trocam ataques pessoais em debate marcado por bate-boca e acusações" (Política, 30/9). Nível geral deplorável, com dois corruptos se digladiando sem dizer nada de construtivo.
Peter Janos Wechsler (São Paulo, SP)


Debate não houve, mas sim uma maratona de perguntas descoordenadas, destituídas de qualquer fundamentação norteadora de um programa de governo. Caso haja segundo turno, sugiro debates coordenados por jornalistas e especialistas em diferentes temas de interesse do país. O que vimos nesta quinta foi uma esculhambação.
Maria Francisca de S. C. B. Souza (Goiânia, GO)

Que coisa tenebrosa esse "padre" (entre muitas aspas). No meio de um debate democrático, em um Estafo teoricamente laico e trajando esse tipo de vestimenta. Que esses tempos de obscurantismo exacerbado cessem o quanto antes.
Alysson Barros (São Paulo, SP)

Felizmente a farsa foi desmontada. Gravaram um pouco antes do início a troca de papéis entre Bolsonaro e o padre, laranja de Bolsonaro e de Roberto Jefferson. Em um país com um mínimo de alicerce moral, isso seria um escândalo suficiente para impugnar suas candidaturas. Conluio gritante, que evidencia candidatura de fachada e escracha o desrespeito com o pleito e a legislação eleitoral.
André Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

O debate foi o espelho fiel do Brasil atual. Uma polarização medonha, que não apresenta ideias nem planos para tirar o país da prostração em que se encontra. Baixo nível. Todos querendo ganhar no insulto e no grito.
Enio Schneider (Arapoti, PR)

Devastadora para Lula vai ser a repercussão do bate boca com o padre nas redes sociais. Os recortes serão implacáveis. As redes sociais são o maior avanço da humanidade em prol da democracia.
Roger Z. Moire (São Paulo, SP)

As redes sociais vão pinçar fragmentos e colocá-los fora de contexto para enganar gente desinformada. E acredito que muitos endossem essa estratégia leviana. Sobre o debate, acredito que Lula saiu perdendo por não ter sido capaz de admitir a corrupção em seu partido, coisa que Tebet fez.
César A. C. Sanchez (Brasília, DF)


Ataque
"Carro e casa de ex de Bolsonaro são vandalizados em Brasília" (Política, 30/9). Vindo dessa facção criminosa, deve-se apurar o fato.
Ronaldo Santos de Oliveira (Porto Alegre, RS)

Tá cheirando a farsa.
Djalma de Almeida (Santos, SP)

Carro de Ana Cristina, ex-mulher do Bolsonaro - Gabriela Biló/Folhapress


Estão provando do próprio veneno. Isso se não descobrirmos que foi armação.
Pedro Rivera (Rio de Janeiro, RJ)

Numa casa caríssima como aquela não tem nenhuma câmera de segurança? Não tinha nas casas vizinhas? Ninguém tinha um celular para filmar os agressores?
Carlos Fernando de Souza Braga (São Paulo, SP)

Qualquer semelhança entre esse episódio e a bomba do Riocentro não é mera coincidência.

Valdo Neto

Jandira, SP


A petezada está ouriçada! Pobre do Brasil!
Giovani Ferreira Vargas (Gravataí, RS)

Voto inútil
Excelente o artigo de Alexandre Schwartsman ("Em louvor do voto inútil", 29/9), no qual, diferentemente de seus pares, defende o voto inútil. Fiquei feliz de saber que estou em tão boa companhia. O Brasil decente não merece nem Lula nem Bolsonaro. O voto inútil talvez comece a nos ensinar a votar melhor.
Berenice Daitzchman Bertoldi (Curitiba, PR)


Violência
"Aliados de Lula temem que violência amplie abstenção e ligam alerta sobre mesários" (Política, 30/9). O mínimo que um político do Executivo tem obrigação de fazer é ser um apaziguador, acalmar os ânimos. Lula não é o salvador, mas pelo menos tem o mínimo.
Vitor Hugo (Carapicuíba, SP)


Retratos
O ensaio fotográfico "Retratos de uma democracia" (30/9) é muito bom. Mas a publicação de imagens de indivíduos que são abertamente contrários à democracia e a favor de regimes ditatoriais é lamentável, a começar pela foto do Bolsonaro. Outras fotos de empresários, como Luciano Hang, que apoia um golpe de Estado, são igualmente lamentáveis. Isso não é pluralidade.
Luiz Henrique Frosini (São Paulo, SP)

Sueli Carneiro, filósofa e ativista / Chico Buarque, compositor, cantor e escritor
Sueli Carneiro, filósofa e ativista, e Chico Buarque - Bob Wolfenson

Armas
"Polícia apreende armas de empresário que defendeu golpe e lambeu espingarda em vídeo" (Cotidiano, 30/9). Mas que Justiça é essa que deixa uma desajustado desses solto e ainda devolve-lhe a arma? Não sei o que é pior.
Flávio Rodrigues Fonseca (Mendes, RJ)

José Sabatini lambe a sua arma - Reprodução/Redes Sociais


Deus, pátria, família, liberdade e uma bela lambida no cano de uma espingarda chamando por Bolsonaro.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)

Se um psicopata desses pode andar armado pela rua, então vale tudo.
Ademir Sampaio de Campos (São Paulo, SP)

Não foi feita uma avaliação psicológica ou psiquiátrica dessa pessoa? Qualquer um pode ter armas?
Roberto Ken Nakayama (São Paulo, SP)

Sinal violento à espera do apito de cachorro para que se torne uma ação. Tudo graças à ascensão da extrema direita personificada no atual mandatário e em seus filhos e apoiadores. Domingo próximo temos a obrigação de devolver esses odiadores ao limbo do esgoto.
João Melo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.