Descrição de chapéu forças armadas

Leitor pede que assinantes parem com 'ofensas gratuitas' a estados do Sul

'Comentários já passaram o limite do tolerável há muito tempo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desordem unida
Seria no mínimo constrangedor se as Forças Armadas estivessem municiadas de provas robustas contra as urnas eletrônicas e as omitissem para a população após dois turnos do pleito. Também seria desonesto esconder da população a lisura das urnas e do pleito. De todo modo, as Forças Armadas estão conspurcando sua credibilidade, isenção e seriedade ao despirem-se de órgão de Estado para tornarem-se aliadas de governo ("Bolsonaro diz que Forças Armadas descartam selo de credibilidade ao sistema eleitoral", Política, 25/10).
Ângela Luiza S Bonacci (São José dos Campos, SP)

Medo das enchentes
Com a proximidade do verão, período das chuvas em Petrópolis, o medo de nova tragédia de enchentes no centro histórico da cidade imperial começa a tomar conta da população. A irresponsável maquiagem implantada pela prefeitura não atingiu a raiz do problema, já reclamada pelo próprio imperador dom Pedro 2º, desde a época da monarquia. Vamos esperar que são Pedro tenha pena de nós e escute as centenárias preces do finado imperador, seu xará.
Mário Negrão Borgonovi (Petrópolis, RJ)

Granadas de absurdos
Mais do que indícios apontados pela PF, que houve premeditação de Roberto Jefferson, há indícios mais claros ainda que em breve esse senhor estará de volta às ruas, redes sociais e ao cenário político brasileiro. Infelizmente, mais que indícios, temos a certeza de que as instituições estão perdendo a mão para granadas de absurdos, de efeito moral, social e legal ("Perícia da PF vê indícios de que Roberto Jefferson premeditou ataque a policiais", Política, 26/10).
Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)

Voto distrital misto
"Milionários não deveriam ter tanto poder de influir em eleições", (Hélio Schwartsman, 25/10). O colunista apresenta alguns pontos para robustecer as instituições democráticas. Entretanto considero como mais importante e crucial a implantação de voto distrital misto. Sem mudar a forma da eleição não há solução, mas nossos congressistas não querem perder a boquinha.
Rui Versiani (São Paulo, SP)


Primeira página
Qual a intenção desse jornal ao colocar, na primeira página, a foto expandida de somente um dos candidatos para o governo do estado mais rico do país, a quatro dias da eleição? O texto traz a explicação de um fato, mas a imagem vale por mil palavras e é o que se retém fortemente na memória. São dois candidatos a essa eleição e ambos precisam ter o mesmo tratamento dos veículos de informação ("Equipe de Tarcísio mandou apagar vídeo de tiroteio", Primeira, 26/10).
Sônia Maria Foresto Crispim (Ribeirão Preto, SP)


Governo do povo
"Não será um governo do PT, mas do povo brasileiro, diz Lula ao lado de Meirelles, Persio Arida e Tebet", (Política, 24/10). Como confiar em alguém que teve seu governo anterior associado à corrupção? Votar em um por ódio do outro não é a solução. Os dois têm fichas seriamente comprometidas, porém o povo, mesmo sabendo disto, escolheu esses dois para o segundo turno. Por qualquer um deles que ganhar, vamos pagar caro por mais uma má escolha. Voto tem consequências.
Matheus Teodoro Silva Filho (Curitiba, PR)


Ofensas
Sinceramente, penso que as ofensas gratuitas a SC e ao PR publicadas diariamente por leitores da Folha no site do jornal, com referência a nos tratar como "nazistas", já passaram o limite do tolerável há muito tempo. Bolsonaro foi eleito com votos de todo o país e, infelizmente, receberá mais votos no domingo (o meu, não).
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)


Milton Nascimento
Excelente a matéria sobre Milton Nascimento e o "Clube da Esquina". Saliento aqui a importância do jornalista Salomão Borges, pai de Márcio e Lô Borges, que a esse tempo — década de 1960/70 — deu suporte a esse grupo, tanto moral como financeiro ("Como ‘Clube da Esquina’ transformou a música de Milton Nascimento", Ilustrada, 25/10).
Hugo Pontes (Poços de Caldas, MG)

Peeling de fenol
O problema é que a técnica é muito complicada, agressiva e a pele posteriormente, além de muito fina, tende a ficar com vermelhidões e tão delicada que os cuidados para não comprometê-la com manchas e/ou melasmas são permanentes e complexos. Até a luz de uma lâmpada pode manchá-la. O protetor solar é exigido 24h ("Peeling de fenol elimina rugas de mulher e vídeo viraliza; conheça a técnica",
Equilíbrio, 25/10).
Luiza Ozorio (Volta Redonda, RJ)


Salim Mattar
Nota publicada na coluna intitulada "Cabo eleitoral" (Painel S.A, 26/10) descontextualiza tuíte publicado pelo empresário Salim Mattar ao mostrar apenas trecho do tuíte, induzindo o leitor a entender que a opinião "investidas da esquerda e do TSE contra a liberdade de expressão" teria sido dada pelo empresário e não reproduzindo a opinião publicada no artigo escrito pela articulista Mary Anastasia O’Grady no The Wall Street Journal.
Ana Carolina Oliveira, assessora de comunicação (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.