Leitor diz que interior paulista traz ressentimento no voto para evitar esquerda

'Claríssima análise sociológica de Marilene Felinto em sua coluna', escreve assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ressentimento
Ali no interior paulista o voto majoritário é o ressentimento do estrato mais conservador, que valoriza os burgueses e teme decair para a proletarização das classes D e E quando olha para Fernando Haddad. Claríssima análise sociológica da escritora Marilene Felinto em sua coluna ("Se Tarcísio vencer em São Paulo, catástrofe será culpa do interior do estado", 22/10).
Ricardo Fraga (Belo Horizonte, MG)

Tiros no Rio Grande do Norte
Essas são as armas que eles faziam com as mãos. Estão implantadas no coração dos seus seguidores. Quer mais violência? Vota 22 ("Ataque a tiros contra ato do PT no Rio Grande do Norte deixa homem ferido", Política, 23/10).
Afranio Andrade (Macapá, AP)


Degrau na praia
Isso é SC, "estado de primeiro mundo" ("Areia cede e forma degrau em Balneário Camboriú dez meses após alargamento", Cotidiano, 21/10). Calculem a grana que custou isso! Daria para construir alguns campus da UFSC. O de Joinville está abandonado há muito tempo!
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

A natureza cobra caro por essa e outras interferências.
Maria Alice de Oliveira (Ourinhos, SP)

Museu das Favelas
O artigo é raso ao defender que a legitimidade de um projeto cultural dependa de outro. Afinal, vários projetos de infraestrutura na cidade não foram concluídos, mas isso não impede que a prefeitura siga com obras em outros lugares. Que se apure o mau uso do erário público em um projeto sem penalizar de antemão outro ("São Paulo não precisa de um Museu das Favelas, não neste momento", São Paulo Antiga, 22/10).
João Gabriel Sampaio Messias Ribeiro (São Paulo, SP)

Os caminhos do amor
Simples ("Pietra e Guilherme: a rainha do Onlyfans e seu maior fã", Chico Felitti, Nosso Estranho Amor, Folha Corrida, 23/10). A gente complica demais as coisas, depois passa o resto da vida reclamando.
Valter Ferraz (Ribeirão Preto, SP)


Luluzinha
"Grande lição de Luluzinha é não se deixar abater por placas de menina não entra", (Bia Braune, 23/10). Precisamos ser "Luluzinhas" nesse país tão ainda misógino e retrógrado. É no domingo que vamos mostrar a nossa força.
Silvia M Machado Tahamtani (Cotia, SP)

Na ilustração de Marcelo Martinez, Luluzinha, personagem criada pela cartunista norte-americana Marge, caminha, sem demonstrar emoção. Ao fundo, o clubinho "Menina não entra" está em chamas.
Ilustração publicada em 24 de outubro de 2022 - Marcelo Martinez

Caros bolsonaristas
Olha, realmente precisamos de alfabetização financeira, política, letramento do mundo, do contrário são mentes capturadas pelo fanatismo, pela conspiração e repetição ("Caros bolsonaristas", Maria Homem, 23/10).
Paloma Fonseca (Brasília, DF)

Maravilhosa! Amo-te por sua inteligência e por emanar a paz que todos procuramos. Sim, esse "glossário" contém verdades incontestes, deveria chegar a todos a que diz respeito.
Jacqueline Soares (Brasília, DF)

Está fazendo campanha para um candidato que teve todas as chances de ser honesto, mas preferiu roubar e se perpetuar até hoje. Os dois são péssimos e se alimentam, aliás devem a existência e a sobrevivência um ao outro. Vou anular.
Marcio Gio (São Paulo, SP)

Charge de leitor critica frases ditas por Bolsonaro e apoiadores que teriam sido 'tiradas de contexto'
Charge de leitor critica frases ditas por Bolsonaro e apoiadores que teriam sido 'tiradas de contexto' - Iotti

Bolsonaro renega Jefferson
Na Bíblia, o discípulo nega o Messias verdadeiro. Hoje, o falso messias nega o verdadeiro amigo Roberto Jefferson. Diz que não conhece esse homem, mas as fotos e vídeos dizem: você é um deles ("Bolsonaro renega Jefferson e tenta vincular aliado a Lula e transformar ataque em gesto de apoio à PF", Política, 24/10).
Gilberto Gusmão da Cruz (Maringá, PR)

Salário mínimo
O que melhora as produtividades das empresas atualmente não é o empregado em si, mas os investimentos feitos em tecnologia. Por exemplo: uma empresa de limpeza urbana jamais comprará máquinas de varrer rua se o salário do empregado for miserável. Aumento real do mínimo, além fazer circular mais grana, estimula as empresas a investirem em tecnologia, aumentando a produtividade. Óbvio que o salário mínimo não pode subir tão rápido a ponto de superar a oferta ("Salário mínimo não é bala de prata para reduzir desigualdades", Cecília Machado, 24/10).
Valdir Teixeira da Silva (São Paulo, SP)


Mais amado do Brasil
Eu não sei o que dizem os outros brasileiros, mas eu não amo esse tal padre que não é padre, mas que é metido a político. E, como alguém já disse recentemente, eu não me confessaria com ele, nem a pau, Juvenal ("Em vídeo, Michelle Bolsonaro chama Kelmon de ‘padre mais amado do Brasil’; veja", Política, 24/10).
João Victor de Oliveira Pontes (Fortaleza, CE)


Documentário
A Brasil Paralelo lamenta e rechaça com veemência as acusações genéricas e sem fundamento no artigo "Brasil Paralelo distorce obras de Lewis, Tolkien e Chesterton em série", (Ilustrada, 24/10) de Reinaldo Lopes. A mediatech ressalta que seu time de funcionários conta com pesquisadores, checadores e historiadores. O texto publicado na Folha traz que em "Brasil: A Última Cruzada" há "erros factuais graves", mas não aponta um específico. Reforçamos o cuidado que temos e repudiamos as acusações levianas.
Renato Dias, head de relações institucionais da Brasil Paralelo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.