'Não se justifica combater a vulgaridade de Bolsonaro descendo ao seu nível', diz leitor

Assinantes temem resultado do segundo turno e analisam posicionamento de Michelle

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Datafolha
Não nutro apreço pelos valores, táticas, discurso e o que mais vier dessa extrema direita, mas vamos ter de concordar que estão dando aula de mobilização e engajamento ("Datafolha: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 45%; brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 1%", Política, 19/10).
Marcio Oliveira (São Paulo, SP)

Se o horror acontecer, morrerei de vergonha alheia e de tristeza, mas não me surpreenderei. Afinal, às vésperas das eleições, têm-se a compra escancarada e imoral de votos pelo atual e pior governante, o lamaçal de fake news, o abominável e criminoso assédio eleitoral de empresários. Eu, com certeza, terei orgulho de ter sido contra esta extrema direita e seus seguidores.
Tadiane Tronca (Caxias do Sul, RS)

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro durante debate presidencial na TV Bandeirantes - Mariana Greif/Reuters

Alexandre de Moraes
Todo meu respeito e admiração ao grande ministro Alexandre de Moraes, que além de ser um grande exemplo no STF, sempre com decisões sérias, muito bem argumentadas e competentes, vem fazendo um incrível trabalho na presidência do TSE, fazendo com que paire o respeito às instituições, à democracia e ao Estado Democrático de Direito! ("‘Na hora que prender, eles param rapidinho’, diz Alexandre de Moraes sobre assédio eleitoral", Painel, 18/10).
Sandro Vinícius Couto (Curitiba, PR)

Concordo que a prisão desses assediadores infames já passou da hora. Mas nunca é tarde, tem que pegar os peixes grandes e trancafiá-los por uns dias, mesmo com a aproximação do segundo turno. E mais: é preciso colocar seus bens indisponíveis até segunda ordem, além de multá-los com uma grande soma.
João Teixeira de Lima (Jaboticabal, SP)


Salário mínimo e aposentadoria
Eu sempre achei que nunca haveria ministro da Economia que gostasse menos de pobre do que o Delfim Netto. Paulo Guedes frustrou minha expectativa. Impressionante como todas as suas ações são no sentido de ferrar o trabalhador, o pobre em geral e os aposentados. E o pior é que nenhuma das ações conseguem fazer com que o Brasil se desenvolva economicamente ("Plano de Guedes prevê salário mínimo e aposentadoria sem correção pela inflação passada", Mercado, 19/10).
Carlos Simãozinho (Brasília, DF)

Câmeras da PM
Como uma câmera pode inibir a prática de ato lícito? A câmera é, na verdade, uma proteção dos policiais contra denúncias falsas de violência policial, "carteiradas" de políticos corruptos. Auxilia, até mesmo, na identificação dos criminosos. Ou será que o candidato defende policiais milicianos? ("PM levou 8 anos para implantar câmeras na farda que Tarcísio ameaça retirar", Política, 18/10).
Beatriz Alves dos Santos Silva (Foz do Iguaçu, PR)

A Polícia Militar de São Paulo mostra câmeras de vídeo instaladas nos uniformes - Rubens Cavallari - 20.abr.21/Folhapress

Becky Korich
Homens, leiam com sinceridade esse texto incrível e perturbador. Mais uma escrita maravilhosa da colunista ("Mais uma história de amor tóxico", Becky Korich, 19/10).
Isidoro Chammah (São Paulo, SP)


Laura Bolsonaro
"Michelle diz que tomará medidas contra jornalista por comentário sobre filha", (Painel, 20/10). Tenho horror a tudo que Bolsonaro representa, mas penso que, de fato, a jornalista Barbara Gancia extrapolou. Não se justifica combater a vulgaridade inominável de Bolsonaro descendo ao seu nível.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Ela devia ter tomado medidas para o marido não ficar sentindo clima com crianças antes, mas não o fez. Não adianta querer ir contra quem só repete o que ele disse, o estrago está feito.
Leonilda Pereira Simões (São Paulo, SP)

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, durante evento Aliança Pela Vida, no Espaço Immensità, em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

Vá pescar ou lavar louça
Todo mundo sabe que os processos do Lula foram transferidos para outros juízes. Todos sabem que ele voltará a ser julgado, podendo ser condenado. O problema é o ex-ministro Marco Aurélio: tendencioso porque é primo do Collor, que defende Bolsonaro, além de não ser confiável porque soltou traficante de alta periculosidade. Vá pescar um pouco, senhor Marco Aurélio, ou vá lavar louça ("‘Onde vamos parar?’, diz Marco Aurélio sobre censura a sua fala pelo TSE", Painel, 20/10).
José Francisco Amaral (Indaiatuba, SP)

Se essa censura não for parcialidade política, o que é então? Alguns do Judiciário agindo de forma parcial, excluindo a verdade. Falaram do Moro, mas parece que estão fazendo igual.
Michel Xavier (Joinville, SC)


PT e ditaduras
Se Lula tem relação com ditaduras de outros países, a relação de Bolsonaro é direta com a ditadura que tivemos em nosso país. Ele representa o fantasma mais vivo que restou dela e com potencial não desprezível de reeditá-la à sua maneira ("Relação de Lula e do PT com ditaduras é pedra no sapato histórica", Mundo, 19/10).
Amauri Alvares (Marília, SP)


Clitóris
As mulheres que sofreram com esta negligência têm que se unir e divulgar esse descaso, tendo em vista que são erros médicos passíveis de serem responsabilizados, criminalmente, como uma lesão corporal análoga a uma castração por negligência ("Descaso com as mulheres é barreira para pesquisadores estudarem o clitóris", Equilíbrio, 18/10).
Ronicley Nunes Ribeiro (Goiânia, GO)

Se há uma enorme quantidade de mulheres que engravidam sem ter tido o prazer de um orgasmo no ato sexual, é preciso rever o célebre dito "a natureza é perfeita". Perfeita, uma ova!
Marli Ribeiro Wiechers Serrão (São Paulo, SP)

Clítoris
Um cartão de agradecimento da clínica da médica Rachel Rubin, que traz um desenho de clitóris - Shuran Huang/The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.