'Sonho de Bolsonaro é aparelhar o STF com lacaios e o de Moro é ser um deles', diz leitor

Assinantes do jornal analisam negociação com indecisos para segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moro
O sonho de Bolsonaro é aumentar o número de vagas no STF para poder aparelhá-lo com "juízes" lacaios. O sonho de Moro é ser um deles ("‘Moro, você foi dez’, diz Bolsonaro em agradecimento por presença de ex-juiz em debate", Painel, 16/10).
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Criar efeitos psicológicos na campanha de Lula? Mas quem teve essa "brilhante ideia"? Moro cria efeito psicológico em alguém? Lula não ficou com medo de Moro nem quando ele tinha o poder da toga.
Luiz Mangea (Rio Claro, RJ)

O presidente Bolsonaro recebe conselhos do ex-ministro Sergio Moro durante debate na TV Bandeirantes - Marlene Bergamo/Folhapress

Venezuelanas
Um dos mecanismos de defesa dos pedófilos é projetar o próprio desejo sexual na vítima e depois culpá-la pelo abuso. Por isso abusadores referem-se a "pintou um clima" ou "está dando bola para mim". O chamado "clima" está na cabeça do abusador ("Michelle encontra venezuelanas após vídeo de Bolsonaro", Política, 17/10).
Luciana Saddi, psicanalista (São Paulo, SP)

Venho trazer uma dica: se a campanha de Bolsonaro continuar a mexer nesse vespeiro, vai faltar sola de sapato para Michelle e Damares para salvar a imagem dele.
Benjamim Picado (Rio de Janeiro, RJ)

Se ele imaginou ou percebeu um caso de exploração sexual de menores, cometeu mais um crime: prevaricação. Era seu dever pedir apuração. Isso sem falar na completa ausência de empatia com a situação daquelas pessoas.
Gustavo Henrique Nardo (Jundiaí, SP)


Intolerância
"Psicanalistas pela Democracia", (Vera Iaconelli, 17/10). Perante uma crise, parte da população recorre a um pai mítico, crente de que ele será a solução de seus problemas, abrindo espaço para a perseguição dos que não comungam de suas ideias. Do ódio de Hitler por judeus e outras minorias, até a ferocidade de Bolsonaro contra o PT e simpatizantes, todos seguem a mesma cartilha de discursos de ódio até chegar à destruição da democracia.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)


Migrantes nus

"ONU pede investigação após cena de 92 migrantes nus na fronteira de Turquia com Grécia", (Mundo, 17/10). É o fim da civilização! Até quando vamos louvar a Deus e perseguir os homens?
Gésner Batista (Rio Claro, SP)

Refugiados de países como Afeganistão e Síria encontrados pela polícia da Grécia na fronteira com a Turquia
Refugiados de países como Afeganistão e Síria encontrados pela polícia da Grécia na fronteira com a Turquia - Reprodução/Twitter

Maldade humana
"O que ‘Dahmer: Um Canibal Americano’ diz sobre a natureza complexa do mal", (João Pereira Coutinho, 17/10). A pessoa má não é cheia de maldade ou vazia de bondade. A pessoa má é cheia de vazio.
Sérgio Becker (São Paulo, SP)


Graphogame
Somente ineptos e interesseiros para ter a audácia de propor que um aplicativo, qualquer que seja, seja melhor que todo o legado de Paulo Freire e tantos outros educadores sérios no Brasil ("Ministério da Educação não tem dados sobre eficácia de jogo de alfabetização citado por Bolsonaro", Educação, 17/10).
Ivan Zacharauskas (Campinas, SP)

ilustração com cinco balões. Os quatro primeiros tem as letras O, A, U e D, a do fundo tem uma caveira de pirata
Tela do Graphogame, jogo de alfabetização adotado pelo MEC - Reprodução

Negociação com indecisos
Simone me encanta muito com sua postura e, agora, com o engajamento na campanha de Lula. Isso é ser democrata. Isso é querer o bem do país. Lembrarei muito deste gesto nas próximas eleições ("Tebet faz apelo à elite indecisa e diz que agro e mercado financeiro não precisam temer Lula", Política, 17/10).
Bianca Moreira (Brasília, DF)

Vou votar no Lula, mas espero que, diferentemente de Tebet, Lula coloque todos os esforços em prol do meio ambiente e dê um jeito neste agro sugador e explorador.
Anna Amélia (Uberlândia, MG)


Bola de Ouro
Ao assistir a cerimônia de premiação da chamada Bola de Ouro, concedida no corrente ano ao excelente jogador Karim Benzema — com "jeitão" que lembra mais um amanuense de repartição pública que craque da bola — não há como deixar de refletir sobre a enorme injustiça cometida em relação aos craques sul-americanos. Não só brasileiros, como argentinos, uruguaios, chilenos e outros ("Karim Benzema, o F1 do futebol, conquista a Bola de Ouro", Esporte, 17/10).
Paulo Roberto Gotaç (Rio de Janeiro, RJ)

Karim Benzema recebe a Bola de Ouro das mãos de Zinedine Zidane nesta segunda-feira (17) - Franck Fife/AFP

Temporal no Paraná
"Sobe para seis o número de mortos após temporal no Paraná", (Cotidiano, 17/10). As mudanças climáticas infelizmente só levam ao aumento desse tipo de desastre natural e o desmatamento dos nossos biomas é uma das raízes do problema. Daí a importância de tirar do governo quem defende grilagem.
Viviane Maimoni Gonçalves (São Paulo, SP)


Padre Kelmon na Funai
Com essas pessoas na direção da Funai só padre fake mesmo ("Padre Kelmon visita Funai e faz oração em encontro com Marcelo Xavier", Cotidiano, 18/10).
Arivaldo Borges (Formosa, MG)


Presidiários
Aos que sentem enorme prazer em chamar o presidente Lula de ex-presidiário, lembro que em 1964 Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua em julgamento fraudulento. Libertado, foi presidente da África do Sul e um dos maiores líderes mundiais da época contemporânea. Igualmente ex-presidiários foram, entre outros tantos, Gandhi e Cristo.
Sylvio Belém (Recife, PE)


Antipetistas
Na situação atual, com os dois candidatos mais rejeitados do país, o voto em branco não é uma omissão e sim uma forte tomada de posição ("Antipetistas devem votar em Bolsonaro?", Celso Rocha de Barros, 16/10).
José Francisco de Paula Salles (Atibaia, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.