Leitor diz que não vê obras tardias de Niemeyer com um olhar favorável

Dez anos após morte do arquiteto, catedral em Belo Horizonte não foi finalizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Niemeyer
"Último projeto de Niemeyer, obras da catedral Cristo Rei podem demorar oito anos" (Ilustrada, 8/12).Também não olho as obras tardias de Niemeyer com um olhar favorável. O arquiteto envelheceu, mas as ideias dele também. O modernismo brutalista está obsoleto, é um fóssil cultural do passado.
Mario Vazquez Amaya (São Paulo, SP)

Autor de belíssimas e ousadas linhas que deslumbram quem as contempla, idealizadas, no entanto, conforme certa vez ele próprio declarou, para satisfazê-lo pessoalmente e não para produzir o que os outros esperavam dele, o que talvez explique o divórcio, muitas vezes constatado, entre a beleza e o bem-estar das pessoas que iriam morar e trabalhar no interior de suas formas, também uma obrigação do arquiteto, como certamente ele sabia.
Paulo Roberto Gotaç (Rio de Janeiro, RJ)

0
Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, última obra de Oscar Niemeyer, ainda não foi finalizada - Arquidiocese de BH/Divulgação

Tentativa de golpe
Parabéns às autoridades, políticos e ao povo peruano que destituiu e prendeu mais um aspirante a ditador. Regimes autoritários, sejam de direita ou de esquerda, têm de ser rechaçados, com a responsabilização de seus líderes. Ditaduras, nunca mais ("Presidente do Peru fracassa em tentativa de golpe e acaba destituído e preso", Mundo, 7/12).
Humberto Giovine (Erechim, RS)

A maioria da população no Peru é indígena, porém esses não têm maioria nas Forças Armadas, não tem tantos juízes indígenas, enfim, fica difícil para Castillo governar, pois o poder econômico sempre mandou nesse país e sempre patrocinou golpes. Resta às organizações indígenas resistirem para não perder até as terras milenares que têm.
Severo Pacelli (Uberlândia, MG)

Moro

A perseguição ao senador eleito Sergio Moro é tamanha que está caindo no descrédito querer eliminá-lo da política. Se esse pedido de cassação do mandato chegasse às mãos do Alexandre de Moraes seria mais um documento esdrúxulo e mais um mico que o PL pagará ("PL vai à Justiça Eleitoral para cassar mandato de Moro, e Bolsonaro se reúne com ex-juiz", Política, 7/12).
Luciana Lins (Campinas, SP)

Moro deixou o governo denunciando o plano de Bolsonaro para dominar a Polícia Federal. Depois foi a um debate para apoiar Bolsonaro. Este nomeou Moro como ministro, depois o criticou dizendo que ele queria uma vaga no STF, e agora, depois de receber o apoio do ex-juiz, quer cassar o mandato dele. Ambos se merecem.
Ney Fernando (Curitiba, PR)

Moro corre o risco de ter que criar um partido, que vai abrigar os inimigos de Lula, os de Bolsonaro e os que não são amigos de ninguém.
Luiz Bartolotti (Campos dos Goytacazes, RJ)

O senador eleito Sergio Moro (União) durante debate presidencial na TV Bandeirantes com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Mathilde Missioneiro - 16.out.22/Folhapress

PEC da Transição
O PT possui uma capacidade inigualável de destruição. Nem assumiu e já promoveu a destruição do equilíbrio das contas públicas com sua sede por dinheiro. O final dessa história não é nada bom para o país ("Senado aprova em primeiro turno texto-base da PEC da Transição", Mercado, 7/12).
Ricardo Villas (São Paulo, SP)

Governo Bolsonaro estourou o teto diversas vezes, dinheiro público sem saber para onde vai via orçamento secreto. Zerou caixa da educação, saúde e o básico. O mercado não chiou. Está na hora de regulamentar o mercado financeiro e pagarem a conta. Mercado financeiro livre é gerador de miséria.
Rafael Mo (São Paulo, SP)


Vereadora
Nós ainda temos um longo caminho a percorrer para acabar com a desfaçatez masculina, que é estrutural. Mas vamos vencer essa perversidade machista custe o que custar! Em frente com a denúncia, vereadora Carla ("Vereadora é abraçada e beijada à força durante sessão em SC", Cotidiano, 8/12).
Gaya Becker (Porto Alegre, RS)


Conluio
Processos não podem ser decididos com pitacos de sapos de fora. Alguém aí leu os processos? Sou capaz de apostar que não e podem acabar cometendo os mesmos erros por más avaliações baseadas apenas em ideologia cometidos pelo atual governo brasileiro ("PT diz que ‘conluio’ e perseguição contra Cristina Kirchner vão ‘fracassar’", Mônica Bergamo, 7/12).
José Speridião Jr. (São Paulo, SP)

Alunos sem dinheiro
Absurdo o que estamos vivenciando. Sou pesquisadora e a bolsa do mestrado é minha única fonte de renda. As contas não param de chegar e o nosso dinheiro, nada! Impossível continuar nossas pesquisas desse jeito. Um desrespeito a ciência e produção de conhecimento do nosso país ("Cortes na educação deixam alunos de pós sem dinheiro: ‘Não tenho outra fonte de renda’", Educação, 7/12).
Thatiane Mendes (Natal, RN)

Quero ressaltar a importância que esse exército de jovens pesquisadores tem para o futuro do país. A suspensão das bolsas é um drama social que não se limita à valorização dessas pessoas e as tragédias financeiras e emocionais das vítimas mais diretas. A sociedade tem que se movimentar. Políticos têm que ser cobrados, e o responsável deve ser processado por improbidade.
Peter Maurice Erna Claessens (São Paulo, SP)


Cher
"Cher responde aos odiadores de plantão: F$&@-se!" (Mirian Goldenberg, 7/12). Eu, assim como Cher, já superei essas questões e não tenho o menor problema ou vergonha em me relacionar com homens mais novos; riscos existem em todas as relações, mas prefiro viver!
Ana Paula de Melo (São Paulo, SP)

Cher maravilhosa, minha meta, mas é difícil. Esses dias um rapaz se aproximou de mim pelo Instagram, 25 anos mais novo, fiquei apavorada. Deus me livre, quem me dera.
Marcia Leda de Melo Canedo (Volta Redonda, RJ)

As pessoas precisam parar com a mania de patrulhar a vida alheia.
Marcella Bianchi (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.