'Brasil continua sentado sobre um barril de pólvora', diz leitor

Leitores pedem investigação de vândalos que invadiram Congresso Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ataques golpistas
"Presidentes dos Três Poderes chamam atos de golpistas e terroristas e pregam união" (Política, 9/1). Parece incrível, mas muita gente que conheço em carne e osso ainda apoia a barbaridade que foi feita.
Cecilia Centurión (São Paulo, SP)

A seleção brasileira de futebol marcou um gol, achou-se vencedora e abriu sua defesa, perdendo para a Croácia. O novo governo, com todos os cuidados, tomou posse e depois abriu sua defesa, como se os golpistas se dessem por vencidos. Os croatas não tinham saído de campo nem os opositores deixado a frente do quartel. Quanto despreparo...
Marcio Augusto Pollachini (Ribeirão Preto, SP)

Que reste um único aspecto "positivo" da selvageria e do vandalismo perpetrados em Brasília: a noção de que o Brasil continua sentado sobre um barril de pólvora e que governo Lula tem uma enorme responsabilidade pela frente. Essa página só será virada com trabalho dedicado, atingindo metas efetivas. Sem isso, a bagunça continuará.
Francisco Eduardo Britto (São Paulo, SP)

Charge mostra Congresso Nacional com serpente figurativa na frente
Charge 'O ovo da serpente do fascismo no Congresso', do leitor Nico - Nico Cartunista

"PF vai indiciar cerca de 1.000 golpistas, que serão levados ao presídio da Papuda" (Política, 9/1). E pensar que tudo isso poderia ser evitado. Bastariam poucas palavras de paz e ordem vindas do inepto, autoexilado em Miami. Agora, muitos de seus seguidores, na cegueira de que faziam alguma coisa certa, irão para atrás das grades. É preciso colocar os mandantes, e não somente o gado, para ver o Sol nascer quadrado, caso contrário, atos dessa natureza vão se repetir.
Dionisio DeBarros (São Paulo, SP)


Dores abdominais
"Bolsonaro é internado em Orlando" (Política, 9/1). Lá não tem SUS, nem hospital do Exército à disposição, então se for mais uma cortina de fumaça das tantas que vimos, a conta sai cara.
Fabiana Soares (Belo Horizonte, MG)

Isso é desculpa para tentar não ser extraditado dos EUA...
Patricia Floriano Pedrosa (Brasília, DF)

Claro, nenhuma novidade, toda vez que o Bolsonaro é investigado ele se interna. Covarde e fujão. Estes atos de terrorismo têm a participação deste ditadorzinho e ele vai responder por isto.
Rose Souza (São Paulo, SP)


Editorial
"Punhado de idiotas" (Editoriais, 9/1). Terroristas não são idiotas. São protegidos pelos milicianos. E os milicianos são a fonte maior do terrorismo.
Felicio Almiro Lima Rodrigues (Porto Alegre, RS)

Que a Folha cumpra seu papel jornalístico e sua obrigação e investigue e exponha os nomes dos financiadores e daqueles que, acólitos de ocupante de cargo Executivo, contribuíram para os atos terroristas.
Jose Borges (São Paulo, SP)

Afastamento
"Moraes afasta governador do DF do cargo após vandalismo em Brasília" (Política, 9/1). Se tivesse um mínimo de simancol, o Ibaneis teria renunciado ontem mesmo. O pedido de desculpas foi patético. Mas saíram chamuscados também o ministro da Defesa e o da Justiça e Segurança Pública, pois não poderiam ter sido surpreendidos dessa forma.
José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)


Canarinho
"CBF repudia uso da camisa da seleção em atos ‘antidemocráticos e de vandalismo’" (Esporte, 9/1). Só agora? É sério isso? Melhor ficarem calados depois de todos os ataques à democracia patrocinados com a camisa da seleção. Patético!
Andréia Chaieb (Porto Alegre, RS)

Acho que a seleção deveria usar por um tempo a azul ou branca, até que deixem de associar a este grupo de terroristas.
Mario Sergio Pires (Uberlândia, MG)


Destruição
"Conheça o relógio de dom João 6º destruído por golpistas no Congresso" (Ilustrada, 9/1). Inaceitável a destruição de obras de arte, atitudes assim que contribuem para o fim simbólico do mundo civilizado e democrático.
Matheus Crisostomo (Carapicuíba, SP)

Dinamite
"Depois de uma vida que foi dinamite, Roberto, ídolo do Vasco, morre aos 68" (Esporte, 8/1). Um goleador nato! Descanse em paz, artilheiro!
Heloisa Alves (São Paulo, SP)

Como flamenguista que assistiu a quase todos os jogos do Zico no Maracanã, sempre admirei e temi Roberto Dinamite. Um centroavante extraordinário, o de maior precisão que vi jogar.
João Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Roberto Dinamite em seu instagram - Reprodução @rdinamite10

Repúdio
Envergonhada, inconformada e indignada com o acontecido no dia 8 de janeiro, em Brasília, a Academia Paulista de Letras vem a público manifestar seu repúdio aos atos de selvageria praticados por radicais sem noção de cidadania contra a República Federativa do Brasil. A invasão foi um ato deliberado de agressão contra a pátria, contra os brasileiros e contra o Estado democrático de Direito. É inaceitável que algo assim ocorra numa nação civilizada. É indispensável que os responsáveis sejam punidos.
Antonio Penteado Mendonça, presidente da Academia Paulista de Letras (São Paulo, SP)


Ferrovias
Nos meus devaneios, eu imagino um futuro no qual as ferrovias voltarão a exercer papel importantíssimo no transporte de pessoas e mercadorias, mundo afora. O fim dos combustíveis fósseis apressará isso. Nesse dia, os governantes de então amaldiçoarão, com todas as forças, os "visionários" de hoje, que se esforçam para extinguir o pouco que temos de ferrovias ("Vagão descoberto nas Olimpíadas é restaurado e passa a ser usado em obra de ferrovia em SP", Sobre Trilhos, 7/1).
Washington Fazolato Barbosa (Duque de Caxias, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.