'Se a Inglaterra devolver o ouro e a madeira brasileira ficará sem economia', diz leitor

Mais Médicos e proibição de venda de animais em pet shops também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Retorno ao lar
"EUA devolvem ao Egito sarcófago de 2.700 anos contrabandeado do país" (Mundo, 3/1). Se a Inglaterra devolver o ouro e a madeira brasileira ficará sem Parlamento e sem economia.
Matheus Vargas Bortolaso (Santa Maria, RS)

"Museu Britânico vai devolver mármores ao Parthenon após disputa com a Grécia" (Ilustrada, 4/1). Se fosse para apostar se foram compradas ou roubadas, apostaria que foram roubadas.
Lucinio Nones (Blumenau, SC)

Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, inspeciona no Cairo o sarcófago devolvido dos EUA para o país - AFP

Reeleição
"Lula pode disputar a reeleição em 2026, diz ministro Rui Costa" (Política, 3/1). Não votarei mais nele...Não é possível que não apareça outro bom candidato!
Diva Negri (Florianópolis, SC)

Lula não precisa mais de um novo mandato. Que faça um bom governo e também a transição de poder para outro partido. Meu desejo é que seja o Alckmin.
João Guedes Braz (Cuiabá, MT)

É um grande homem, exemplo de luta e coragem, mas pesa o fator idade, vai estar com 81 anos. Se eu fosse ele, não queria mais essa confusão para o meu juízo não.
Manoela Gomes dos Santos (Teresina, PI)

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, em sua cerimônia de posse no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

Política externa
"Mauro Vieira e secretário de Biden discutem visita de Lula aos EUA sem definir data" (Mundo, 3/1). Lula está de volta com todo o gás, mas não pensando no Brasil e na penca de problemas a resolver, mas querendo se promover —como mostra ao se encontrar com representantes de alguns países que vieram assistir a sua posse. Lula ainda nem esquentou a cadeira presidencial e já quer viajar, talvez em fevereiro, com a desculpa de promover o Brasil junto aos grandes do mundo.
Laércio Zannini (São Paulo, SP)


Auxílio Brasil
"Equipe de Lula quer suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil e do BPC" (Mercado, 2/1). O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi uma aberraçāo que não era para ter sido sequer pensada. É evidente que o público que entrou nessa roubada não poderá saldar a dívida e a proposta de anistia é realista e pragmática. Mas esse fato precisa servir de alerta para o governo que se inicia, cujo passado é lembrado pela oferta de crédito.
Luciano Harary (São Paulo, SP)


Mais Médicos
"Mais Médicos será retomado com oferta de vagas para estrangeiros" (Painel, 3/1). Contratar ou excluir profissionais por questão ideológica deveria ser considerado crime de responsabilidade. Principalmente nessa área de saúde pública, onde a falta de médicos é avassaladora.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)


Editoriais
"Bondade cara" (Editoriais, 4/1). Fiquei feliz com a eleição de Lula, mas algumas escorregadas desnecessárias, como a questão das alíquotas sobre combustível, exasperam. Creio que se poderia revogar a isenção, substituída por um sistema progressivo de alíquotas, começando em valores próximos do zero para não impactar a inflação e depois, à medida em que as condições econômicas forem permitindo, recompor progressivamente.
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)

"O legado de Bento 16" (Editoriais, 4/1). O editorial fala no legado de debate sobre o papel dos valores religiosos ou não, deixados por Bento 16. Os valores sejam quais forem, nas identidades coletivas, devem sempre ser importantes. O individualismo isola e não acrescenta nada.
Cristina Reggiani (Santana de Parnaíba, SP)


Apoio
"O que se sabe sobre ligação de ministra de Lula com miliciano do Rio" (Política, 4/1). Essa tem que ser desconvidada e a escolha de ministros e demais cargos tem que ter critério. Já erraram muito.
Mara Silva (São Paulo, SP)

Apresentação da nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro - Ministério do Turismo

Revanche
"Lula chegou com espírito de revanche, diz Mourão à Folha" (Política, 3/1). Mourão queria o quê? Que o PT não reagisse à barbárie feita com esse país e da qual ele foi coautor, principalmente por omissão? Não sei o que a gauchada espera dele, pois a fraqueza que ele demonstrou na vice-presidência diz muito sobre o que vai ser no Senado.
Afonso Cardoso (Belém, PA)


Venda proibida
"Nova York proíbe pet shops de venderem cães, gatos e coelhos" (Mundo, 3/1). Os donos dessas fábricas de filhotes vão ter que procurar outros meios de trabalho. Muitas vezes as pessoas compram os animais em um momento de impulso, depois os abandonam.
Mariana Gutierrez (Sertãozinho, SP)


Antibióticos

"A outra pandemia" (Hélio Schwartsman, 4/1). O articulista Hélio Schwartsman se esqueceu que já existem organizações aptas a desenvolver tratamentos para infecções com investimento governamental: são as universidades públicas. Além disso, outras ações públicas são fundamentais para diminuir a progressão da resistência bacteriana, como medidas educativas e de controle para uso correto dos antibióticos.
Valéria Cassettari, médica infectologista (São Paulo, SP)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Akiko Kikuchi, Asuka Ozutsumi, Lilian Haraguchi, Verônica Kitahara, Stella Tanaka e Marcos Konaga, do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, Natalia Molano, Juliana Siqueira e Ana Cristina Pessini, da seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.