Como livrarias impactaram a sua vida, leitor? Deixe seu relato

Falência da Livraria Cultura foi anunciada nesta quinta-feira (9)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a maior presença do e-commerce na vida das pessoas, impulsionado principalmente após a pandemia, pequenas livrarias de rua começaram a surgir e conquistar um espaço na cidade para além da venda de livros, concretizando-se como locais de lazer e gastronomia, por exemplo. Em contrapartida, as grandes livrarias estão vendo seus modelos de negócios decaírem cada vez mais.

0
Fotos do ambiente interno da livraria Cabeceira, uma das mais novas livrarias independentes abertas em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Em 2018, as últimas Fnacs do Brasil foram fechadas. Desde 2019, a Saraiva administra um processo de recuperação judicial, mas já fechou mais da metade de suas livrarias. E, nesta quinta-feira (9), a Livraria Cultura teve sua falência decretada pela Justiça.

A crise econômica das livrarias costuma gerar bastante comoção nas redes, trazendo à tona comentários saudosistas. De fato, os lugares podem ter sido cenário de encontros, descanso, descobertas e garimpos de grande obras literárias e do audiovisual.

No seu caso, leitor da Folha, como as livrarias impactaram sua vida? Qual a sua primeira ou melhor lembrança relacionada a esses locais? Você se lembra de alguma obra que adquiriu nessas lojas e que hoje guarda com carinho?

Deixe seu relato neste formulário. Alguns comentários serão publicados no Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.