Qual livro mais marcou sua infância? Conte para a Folha

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

Em 2 de abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A data marca o dia do nascimento, em 1805, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de mais de 150 histórias, como os clássicos "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" e "O Soldadinho de Chumbo".

Fotografia colorida em plano médio de criança muçulmana; ela usa um véu vermelho em volta da cabeça e lê um livro
Criança afegã lê livro na escola na província de Kandahar - 1.jan.2023/AFP

O objetivo da data é despertar o interesse das crianças pela leitura. Uma das comemorações envolve a escolha de um país para ser o patrocinador do dia naquele ano. O país escolhe um tema e um autor para escrever uma mensagem para as crianças, além de um ilustrador para fazer um pôster.

O patrocinador deste ano é a Letônia, país báltico que escolheu o poeta Inese Zandere para escrever uma mensagem para crianças com o tema "O pequeno fica grande em um livro".

O Brasil foi patrocinador da data em duas ocasiões. Em 2003, Ana Maria Machado escreveu uma mensagem sobre o tema "O mundo em uma rede encantada" e o ilustrador Rafael Fabrice Yockteng Benalcázar fez o pôster. Em 2006, coube a Luciana Sandroni a elaboração da mensagem sobre o tema "Era uma vez" e a Ziraldo, o pôster.

A Folha aproveita a data para perguntar qual livro infantil mais marcou as lembranças dos leitores. Você pode enviar sua resposta por meio deste formulário.

As respostas serão publicadas. A Folha agradece sua participação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.