Leitores falam da coroação de Charles 3º e sua rainha, Camilla

"Cerimônia ainda é muito importante para a nação", escreve cidadão britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coroação
E viva a autodeterminação dos povos. Se os britânicos, e só eles, acharem que a monarquia deve acabar, assim seja. Até lá, que os sem-tradição se contorçam com a própria bile ("Charles 3º é coroado em cerimônia apática, com protestos e sem juramento do povo", Mundo, 6/5).
Alexandre Pereira (Rio de Janeiro, RJ)

O rei Charles 3° e a rainha Camilla no balcão do palácio de Buckingham, em Londres, após a primeira cerimônia de coroação de um monarca britânico em 70 anos - Leon Neal - 6.mai.23/AFP

Como cidadão britânico, sou suspeito, mas entendo o simbolismo de uma cerimônia ainda muito importante para a nação. Gostei de ver a mistura da tradição com sinais de contato com a diversidade atual: um coral gospel teria sido impensável há poucos anos.
Guy Smith (Rio de Janeiro, RJ)

O "patinho feio" e a "bruxa má" escreveram uma história inesperada, fora dos padrões dos contos de fadas ("A coroação de uma história de amor", Mariliz Pereira Jorge, 6/5).
Eline Murad (São Luís, MA)

Coroaram como rei um homem que queria ser um tampax.
Daniel Vitorazzi (Dois Irmãos, RS)

Que ridículo chamar uma cerimônia tão bonita, com uma música maravilhosa, de apática.
Afonso Galvão (Brasília, DF)

Covid
Muito importante contar essa história muitas vezes, para que ninguém esqueça ou seja manipulado ("Pandemia no Brasil foi marcada por erros e mortes que poderiam ter sido evitadas", Cotidiano, 5/5).
Natalia Torres (Brasília, DF)

Capitanias hereditárias
A família Bolsonaro não é a única a viver do Estado como dote hereditário ("Assembleia de PE articula para filho substituir o pai no TCE", Política, 6/5). Vejamos as famílias Porto em Pernambuco, as esposas de Rui Costa na Bahia, de Helder Barbalho no Pará, de Renan Filho em Alagoas, de Wellington Dias no Piauí, de Waldez Góes no Amapá. Para essas, o Estado é só um puxadinho do patrimônio familiar.
Ângela Luiza S. Bonacci (São José dos Campos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.