Lula está refém deste Congresso, escreve leitora

Para outro assinante, o PT precisa deixar o orgulho de lado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Contratos
"Gestão Lula assina contratos milionários com indícios de ‘cartel do asfalto’" (Política, 11/3). O PT não acordou ainda, parece que ele acredita que quem votou no Lula o perdoou pelos erros que cometeu. Uma grande parte votou para tirar um governo ruim. O brasileiro deu uma chance, mas parece que o PT não entendeu.
Maria José dos Santos (São João de Meriti, RJ)

Isso só demonstra que o Lula está refém deste Congresso de bandidos, também eleitos pelo povo brasileiro. O centrão é o câncer do Brasil.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Apuração
"Um roubo de joias encrencou dom Pedro 2º" (Elio Gaspari, 11/3). O caro jornalista Elio Gaspari mais uma vez nos brinda com suas pontes entre curiosos fatos históricos e o presente. Sobre a dissertação de Elias Ferreira Bento da UFU mostrou que a vida de d. Pedro 2º. Não era fácil frente a um jornalismo irônico e certeiro. Saudemos a imprensa independente e bem-humorada.
Dante Dianezi Gambardella (São Paulo, SP)


Escravidão
"Adolescentes são encontrados em condição análoga à escravidão em fazendas de arroz, dizem autoridades" (Mercado, 11/3). Uma grande vergonha em pleno século 21 o trabalho análogo à escravidão no Brasil. E que diz muito sobre a indigência moral de nossas elites econômicas. Principalmente milhares de brasileiros aliciados, que se descocam de várias regiões do país, para as colheitas das safras agrícolas, capturados e terrivelmente explorados. Já passou da hora a regulamentação do artigo 243 da Constituição Federal para expropriação dessas terras.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)


Ombudsman
"Quando a Folha assusta" (José Henrique Mariante, 12/3). Parabéns ao ombudsman pelo seu texto deste domingo. Creio que muitos leitores, como eu, concordam que "a Folha está presa a algum tipo de compromisso neoliberal farialimer selvagem."
Jonas Nilson da Matta (São Paulo, SP)

Como tratado pelo ombudsman, ter um colunista evangélico, Juliano Spyer, não é uma surpresa, já que o jornal quer alcançar o que se tem de maioria no país hoje, mas o que me incomoda é que os diversos ataques de parte dos evangélicos as religiões de matriz africanas nunca são tratados pelo colunista.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)


Antônio Pedro
"Morre Antônio Pedro, ator de ‘Gabriela’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, aos 82" (Ilustrada, 12/3). Grande ator, fazia parcerias engraçadíssimas com o Chico Anysio. Descanse em paz.
Luís Santana (Brasília, DF)

Perda inestimável. Os grandes estão nos deixando.
Cleiton Aparecido Alves (Santo André, SP)

Interpretação
Sensacional a foto publicada na página A4 da edição do dia 12/3 [Lira e Lula]. Parabéns. Faltou só a legenda: assim que se faz política no Brasil.
José Fernandez (São Paulo, SP)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a posse presidencial, em Brasília - Mauro Pimentel/AFP

Luto
"‘Estou em paz, fiquem também’, diz mulher que morreu, em carta" (Morte Sem Tabu, 10/3). Excelente! Desmistificar a morte é um desafio necessário para nossa sociedade tão descrente da finitude da vida!
Leandro Ramos de Souza (São Paulo, SP)

Obrigada à jornalista que nos deu a oportunidade de conhecer essa linda e preciosa história que se faz material de reflexão profunda! Gratidão Juliana por ter compreendido e vivido o verdadeiro sentido da vida, da luta e da morte.
Sandra Maria Cabral (Pindamonhangaba, SP)

Penso também na mudança que houve na concepção do cemitério: não é mais aquele lugar lúgubre de lápides e mausoléus, verdadeiros museus a céu aberto. Hoje em dia são concebidos como parques, com vegetação abundante, arvoredos e gramados, com uma atmosfera mais leve, propícia a celebramos a vida da pessoa, como a Juliana nos instiga a fazer.
Paloma Fonseca (Brasília, DF)


Duvidoso
"Chocolate belga: acredita quem quer" (Cozinha Bruta, 10/3). O importante seria que todos os países produtores de cacau investissem na fabricação do produto final. Como é o caso do Brasil, grande produtor de cacau, leite, açúcar e frutas exóticas, para fazer um bom produto em grande escala e exportar.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)

Estou aqui esperando ansiosamente pelo chocolate com a mesma qualidade feito por empresas brasileiras (e não, micro marcas vendidas apenas em cafés hipsters de São Paulo não contam). Sem gordura vegetal hidrogenada. Sem sabor artificial adicionado.
Mimi Silva (Brasília, DF)

Um chocolate ruim é melhor que chocolate nenhum!
Renato Paschoalinoto (São Paulo, SP)


Ponto
"Mal passado" (Antonio Prata, 11/3). Sensacional! Divertimento e alerta, sou uma proscrita. Até hoje jamais fui deixada de ser alertada sobre o ponto da carne.
Cleide Santaella (São José dos Campos, SP)

Maravilhoso! Me identifiquei com o opressor, vou mudar minha postura.
Chiara Gonçalves (São João da Boa Vista, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.