Leitores lamentam morte da cantora Tina Turner: 'Ídolo da minha geração'

'Abriu caminho para mulheres capazes de amar e aprender a dizer não ao abuso'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tina Turner
"Morre Tina Turner, cantora e diva do rock n’ roll, aos 83 anos" (Ilustrada, 24/5). Tina, mulher forte, sofreu na mão do agressor Ike, mas venceu a luta e se tornou uma estrela do pop rock, linda voz, linda mulher, linda alma, mais uma que vai para junto da nossa querida Rita. Dia triste, vá em paz, musa.
Alexandre Miquelino Levanteze (Campinas, SP)

Mais um ídolo da minha geração que se vai. Descanse em paz, dona Tina.
Edailson Monteiro Rodrigues (Blumenau, SC)

Partiu e abriu caminho para mulheres capazes de amar e aprender a dizer não ao abuso. Falam muito do rock, eletrizante e forte em sua personalidade, mas foi a sua espiritualidade que a tirou das cinzas.
Jovelina Souza Bicalho (São Paulo, SP)

Tina Turner em apresentação no Madison Square Garden, em Nova York, em 2000 - Ruth Fremson/The New York Times

Arcabouço
"Câmara aprova com folga texto-base do arcabouço fiscal, em vitória para governo Lula" (Mercado, 23/5). O arcabouço fiscal já nasce capenga, com aumento de despesas e queda de receitas. Com certeza vão mexer no nosso bolso.
Tania Tavares (São Paulo, SP)

O Lula foi eleito para melhorar a vida do povo, principalmente dos pobres, e já está fazendo. O Parlamento não pode trabalhar contra. Mais um grande dia.
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

Eu espero que essa turma saiba o que está fazendo, assim como esperava também do comandante do Titanic.
Marcos Machado (Brotas, SP)

8/1
Fala-se muito no 8 de janeiro, mas o que se espera é o esclarecimento dos fatos que tiveram palco em Brasília nesse dia. A trajetória do radicalismo é conhecida por várias gerações, com sinais próprios. Esse é ainda um desafio para um país em processo de transição permanente, com uma formação de partidos a conduzir a democracia ao seu teste diário, sob o olhar atento do público pagante.
Paulo Roberto de Andrade (Piracicaba, SP)

Foz do Amazonas
"Petrobras diz que irá insistir em Foz do Amazonas e promete novas medidas para fauna" (Ambiente, 24/5). O ponto mais importante não é saber se vai afetar ou não o ecossistema da Amazônia. A pergunta deve ser: a nossa Terra, já tão maltratada, precisa de mais 14 bilhões de barris de petróleo sendo queimado na sua atmosfera, em pleno século 21?
Francisco Martim Smolka (Campinas, SP)

Um erro. Investir no petróleo como matriz energética vai contra tudo que a ciência aponta sobre a crise do clima, o Brasil tem tudo para se tornar uma potência ambiental. A Petrobras está com visão rasa, retrógrada, financeira.
Márcia Meireles (São Paulo, SP)

Mais Médicos
"Saúde amazônica" (Editoriais, 24/5). O Brasil tem muitos problemas, mas um importante é a demagogia, o populismo! Qual a necessidade de criar um novo nome, Mais Médicos, se a constituinte constituiu o SUS? Vale também para o governo anterior, que trocou o nome do Bolsa Família!
Orasil Coelho Pina (Criciúma, SC)

Esse é um desafio global na área da saúde: escassez de profissionais de saúde em áreas remotas e de difícil acesso. A OMS vem se dedicando a pesquisas e propostas para o tema.
Estela Najberg (Goiânia, GO)

Sabemos que o problema não vai se resolver imediatamente, mas já está demorando muito para alguma coisa acontecer.
Beatriz Castanhola (São Paulo, SP)

STF e drogas
"STF retoma julgamento da descriminalização do porte de drogas nesta quarta" (Cotidiano, 23/5). Só é aceitável discutir legislação para liberação das drogas no Poder Legislativo. No Poder Judiciário cabe apenas aplicar a lei. Chama-se separação dos Poderes. Sinto muito dizer abertamente, mas o STF promove dia a dia um desserviço ao Brasil. Ministros ficaram loucos por likes.
Ronan Wielewski Botelho (Londrina, PR)

Nunes e Lei Antidrogas
"Flexibilizar a Lei Antidrogas é facilitar a vida do traficante" (Tendências/Debates, 23/5). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, está na contramão do processo civilizatório na questão das drogas quando faz afirmações que só se explicam por desinformação ou por oportunismo político devido à sensibilidade da questão.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Prefeito Nunes faz um péssimo trabalho, espalhou a Cracolândia por todo o centro da cidade e bairros próximos, incluindo o bairro em que vivo. Se prendeu 180 traficastes não deu para ver o impacto, até agora só piorou. Está na hora do prefeito entender que não deve tratar pobreza e miséria com polícia e guarda municipal, não adianta nada.
Fatima Marinho (São Paulo, SP)

Pelourinho
"Roubos aumentam no Pelourinho, e poder público renova promessas" (Cotidiano, 23/5). A solução apresentada pelo poder público —que não costuma construir propostas sólidas a partir da análise crítica da problemática— será mais do mesmo. Isto é, mais violência institucional, principalmente com presença policial, militar ou militarizada, sem tocar nas questões de fundo do que representa o Pelourinho.
Adriano Alves (Feira de Santana, BA)

Concessão
"Justiça de SP condiciona concessão do Complexo do Ibirapuera a processos de tombamento" (Cotidiano, 23/5). Os caras querem comprar as coisas para acabar com elas.
Chiara Gonçalves (São João da Boa Vista, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.