Descrição de chapéu
Ricardo Nunes

Flexibilizar a Lei Antidrogas é facilitar a vida do traficante

Incentiva-se, também, o uso de substâncias que causam dependência química

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Nunes

Prefeito de São Paulo (MDB)

Como prefeito de São Paulo, não posso deixar de me manifestar sobre um tema da maior urgência: a possível flexibilização da Lei Antidrogas. Isso porque, caso ocorra, entendo que estamos atenuando a percepção da gravidade sobre a dependência química e prejudicando o exaustivo trabalho que temos feito na direção da recuperação dos usuários e punição aos traficantes.

O Supremo Tribunal Federal realiza nesta quarta-feira (24) julgamento sobre a constitucionalidade do artigo 28 da lei 11.343/2006, que pode resultar na flexibilização da atual Lei Antidrogas.

Policiais militares durante dispersão de usuários de crack no fluxo da cracolândia na rua dos Gusmões, no centro de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress - Folhapress

Estamos enfrentando um grande desafio para salvar a vida de pessoas com dependência química, mas tenho certeza que teremos sucesso nessa batalha. O trabalho vem sendo desenvolvido. A prefeitura tem o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siats), o Serviço de Cuidados Prolongados, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e os Caps Álcool e Drogas. Além disso, são 1.022 vagas no Programa Redenção e mais 1.300 das comunidades terapêuticas, parceiras do governo do estado e que estão disponibilizadas também para a prefeitura.

Os 35 CAPs Álcool e Drogas são formados por equipes multidisciplinares, compostas por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que trabalham de maneira integrada aos outros equipamentos da rede de proteção.

Em abril, numa parceria da prefeitura com o governo paulista, foi inaugurado mais um equipamento que oferece atendimento conjunto de dependentes químicos no centro da cidade. Trata-se do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, no Bom Retiro, que ampliou as ações do antigo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

Por outro lado, uma ação contundente da nossa Guarda Civil Metropolitana (GCM), em parceria com as polícias Civil e Militar, já resultou na prisão de mais de 180 traficantes num curto espaço de tempo.

Todas essas ações fortalecem a Política Municipal Antidrogas, implementada pelo saudoso prefeito Bruno Covas em 2018, por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

Entendemos, entretanto, que flexibilizar a Lei Nacional Antidrogas implica facilitar e muito a vida dos traficantes —além de incentivar, sobretudo os jovens, o uso de substâncias que causam dependência química.

É importante ressaltar que o artigo 28 da lei 11.343/2006, que está em discussão quanto à sua constitucionalidade, não prevê o encarceramento dos que são surpreendidos da posse de drogas ilícitas para consumo pessoal. O artigo prevê o necessário controle jurisdicional, com imposição de medidas alternativas à prisão, como advertência, prestação de serviços à comunidade ou medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Os exemplos estão aí. Foram absolutamente desastrosas as experiências recentes de países que flexibilizaram a legislação sobre drogas. Não devemos nem podemos mexer numa lei que, se não resolveu definitivamente o problema, pelo menos tem nos ajudado a melhor enfrentá-lo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.