Leitores divergem sobre o editorial "Democracia e economia"

"Hoje estamos recolhendo os cacos do que sobrou", diz leitor sobre Junho de 2013

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Editorial
Parabéns por escreverem nada mais nada menos que a verdade ("Democracia e economia", 3/6).
Christian Corrêa (Porto Alegre, RS)

0
Protesto contra a elevação da tarifa de ônibus paulistana em R$ 0,20 toma a avenida Brigadeiro Luís Antônio em junho de 2013 - Fabio Braga - 17.jun13/Folhapress

Análise superficial e elitista. Certamente não retrata o que pensam os beneficiários dos programas sociais e parece esquecer que no primeiro trimestre o Brasil ficou em quarto lugar no ranking das economias que mais cresceram no mundo.
Luis Fernando Teixeira Canedo
(Goiânia, GO)

Estampar já na Primeira Página editorial tão cirúrgico e realista sobre dois assuntos fundamentais para a República obviamente não agradaria a todos. Mas espero que o propósito continue sendo não agradar aos redutos ideológicos.
Matheus Adrian Cardoso de Queiroz (Espírito Santo do Turvo, SP)

Retrocesso econômico realizar políticas redistributivas em grande escala? Esta Folha julga apenas ser possível uma racionalidade na qual os brasileiros nos tornaremos reféns de grandes corporações após a saída completa do Estado da economia.
Florentina Alves (São Paulo, SP)

A Folha era agredida pelos bolsonaristas, que a chamavam de "Foice". Hoje é agredida pelos petistas que vivem ainda em outra realidade. Desejam um modelo econômico ultrapassado, reverter reformas. Lula não tem apoio da maioria: se elegeu por muito pouco, com apoio do centro que temia Bolsonaro, e o Congresso é oposição. Me chamem de neoliberal, mas a população não está com a esquerda.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)

Gastança de Bolsonaro
Ficar inelegível por oito anos é muito pouco para os crimes que Jair Bolsonaro cometeu. Deveria ter ido para a cadeia na hora em que voltou ao Brasil. Pena máxima é o que ele merece ("Bolsonaro usou cofre do governo como caixa de campanha", Bruno Boghossian, 3/6).
Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho (Belém, Pará)

Sem anistia!
Carla C. Oliveira (São Paulo, SP)

Bolsonaro fez de tudo com o apoio do Congresso, militares, caixa do governo, caixa da Caixa, PGR, PRF, para ganhar a eleição. Esculhambou o TSE, ministros do Supremo e imprensa. Está tudo gravado. Querem mais o quê?
Manoel Cardoso (Recife, PE)

Romeu Zema
Não existe brecha para uma interpretação diferente de uma fala escancaradamente preconceituosa, excludente, desrespeitosa e absurda. Demonstrou, mais uma vez, total despreparo para o cargo que ocupa ("Zema se diz mal-interpretado por fala sobre Sul e Sudeste", Política, 3/6).
Fátima Salomé Barreto Garcia (Belo Horizonte, MG)

Zema "300%" esqueceu que o Vale do Jequitinhonha fica em Minas.
José Prado (Uberaba, MG)

Junho de 2013
Há dez anos, gente em média bem mais jovem, mais pobre e de pele mais escura que os golpistas de hoje exigia basicamente hospitais, escolas e transporte público "padrão Fifa". Exigiam democracia real e substantiva, muito diferente dos que queriam acabar até com a democracia formal há cinco meses ("Antipolítica marca ciclo que liga junho de 2013 a ação golpista de 8 de janeiro", Política, 3/6).
Gerardo Xavier Santiago (Porto Alegre, RS)

Antes de 2013 a Terra era redonda, acreditávamos em vacina, os encontros de família eram sorridentes, nos reuníamos com os amigos de forma alegre e despreocupada. Hoje estamos recolhendo os cacos do que sobrou ("Como Junho de 2013 levou culpa pelos desastres do país", Marcos Nobre, Ilustríssima, 3/6).
Alexandre Sartori Barbosa (Curitiba, PR)

Bons pontos, mas um erro fundamental na análise: ignorar a centralidade da Operação Lava Jato, que o autor cita apenas uma vez, de passagem.
Elvira Maria (Belo Horizonte, MG)

Se existe autocrítica para a esquerda fazer, deve começar com a falta de compreensão do fenômeno de 2013. Foi uma imbecilidade comparável à eleição de Bolsonaro ("A culpa é de Junho de 2013?", Celso Rocha de Barros, 3/6).
Antonio Catigero Oliveira (São Paulo, SP)

Fraude em plano de saúde
Lamento quando um empregado é demitido, mas, nesse caso? Deveriam ressarcir os prejuízos causados e responder penalmente ("Empresas demitem funcionários por fraude no plano de saúde", Mercado, 3/6).
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Vamos falar sobre as recusas de tratamentos oncológicos de alto custo pelos planos de saúde? Vamos falar sobre os cancelamentos unilaterais?
Ana Cenamo (São Paulo, SP)

Plano Diretor
O Plano Diretor atropelado atende à especulação. Imediatistas, ignoram o futuro e os efeitos de suas propostas, aproveitando o momento para passar a boiada ("Milton Leite diz que Haddad prejudica relação de União Brasil e Lula ao falar de Plano Diretor", Painel, 3/6).
Rosamaria Silva (Santo André, SP)

Cracolândia
Triste realidade. Fico pensando que, quando os civis se armam com facões, os criminosos podem se senir autorizados a fazer o mesmo. ("Mães usam apitos e facão contra roubos na região da cracolândia em SP", Cotidiano, 4/6).
Geralda Vieira (São Paulo, SP)

Chile
Terminei de ler e pensei: será que li certo? Estamos em dúvida agora se Pinochet foi um ditador? Difícil acreditar que chegamos a esse ponto ("Debater se Pinochet foi ou não um ditador é um retrocesso", Sylvia Colombo, 3/6).
Eduardo Armando (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.