'Um cambalacho explícito', diz assinante sobre indicação de Zanin

Leitores da Folha também comentam crescimento do PIB e formação de professores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zanin
"Lula indica ao STF seu advogado e amigo Cristiano Zanin" (Política, 1º/6). Virou gandaia. O advogado vai ser pago com cargo? O STF será rebaixado a este nível? Um cambalacho explícito. Em caso de aprovação deste ato legal, mas imoral, qual será o nível de isenção do advogado quando for decidir matérias do governo atual? O Brasil realmente virou uma República de bananas na mão do bobo da corte.
Vilnei Herbstrith (Porto Alegre, RS)

"Lewandowski diz que Zanin é combativo e será um ministro ‘competente e imparcial’ no STF" (Mônica Bergamo, 1º/6). Competente, vamos ver. Imparcial é delírio presumido!
Dalmo de Souza Amorim Junior (Vitória, ES)

0
Cristiano Zanin, advogado de Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato, durante cerimônia no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

Lula tem direito de indicar para o STF quem ele quiser, desde que preencha os requisitos legais. Todos os ministros que ali estão, ou estiveram, foram indicações de presidentes. Por que o atual mandatário não poderia indicar pessoa de sua confiança para o cargo só porque foi seu advogado? Vários ministros foram advogados antes de assumir o cargo. Se existe algum impedimento, o Congresso então que faça a sua parte, pois a Constituição prevê que as indicações sejam submetidas a seu crivo. Estão fazendo uma celeuma inútil.
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Três esferas
"PF acha cofre superlotado de dinheiro em operação contra aliados de Lira; veja vídeo" (Política, 1º/6). Enquanto o brasileiro não estiver entendendo a importância do voto nas 3 esferas legislativas, esse tipo de bandidagem e outras piores continuarão a acontecer. Votam em qualquer um, não verificam quem é a pessoa, o que faz e já fez na vida e depois de 15 dias já esqueceram em quem votaram, não cobram nada, não acompanham nada. Ser eleito para o Legislativo é o maior cheque em branco que qualquer um pode ganhar nesse Brasil.
Mara Passos (São Paulo, SP)

Malvado favorito
"Meu ditador favorito" (Renato Terra, 1º/6). Qual a dificuldade de fazer como Boric e reconhecer a dura realidade de uma ditadura de esquerda, que causou êxodos migratórios como se o país estivesse em guerra? Putin e Maduro como malvados favoritos? Não dá, ainda mais depois do 8/1.
Amanda Lorien Freire Visani (São Paulo, SP)

Sinais claros
"Em 3 pontos, entenda por que o PIB do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre" (Mercado, 1º/6). Acima das expectativas, o crescimento é resultado da força do agronegócio brasileiro. Com crescimento de 21,6%, o setor —como de costume— compensou retração do investimento produtivo e estagnação do consumo das famílias. A indústria e os serviços têm muito a aprender com a dinamicidade do agro. Já o governo, este tem de mudar radicalmente a estratégia de (re)industrialização do país. Os sinais são claros.
Elias Menezes (Belo Horizonte, MG)

Conquista
"Chef elogiado por Lula pensou ter recebido trote de Janja antes de jantar para presidentes da AL" (Mônica Bergamo, 1º/6). Parabéns pelo trabalho de levar a gastronomia para as comunidades e transformar a realidade de muito jovens e adultos. Vida longa e orgulho de ter um colega de profissão com um trabalho excepcional!
Adelmo Cavalcanti Lapa Neto (Rio de Janeiro, RJ)

Estilo de vida
"Shein diz que peça brasileira pode ser até mais barata que chinesa" (Mercado, 1º/6). O consumismo que a Shein promove destrói o meio ambiente, cria mais lixo e deixa as pessoas mais endividadas. Uma vida mais simples é mais elegante.
Ana Marques (Jundiaí, SP)

Streaming
"Netflix atropela assinantes para aumentar sua receita" (Maria Inês Dolci, 30/5). Netflix dando sopa para a concorrência: o início do fim!
Valderi Silveira Pinto Jr (Suzano, SP)

Se continuar, estará apenas municiando o torrent. Tem legendas e filmes, séries completas. Eu moro e trabalho em lugares diferentes, como fica? Vou ter que pagar pelos dois lugares?
Laudgilson Fernandes (Rio de Janeiro, RJ)

Indenização
Já passou da hora de os movimentos e juristas negros em conjunto com brancos não racistas também pedirem indenização para os descendentes de negros aqui no Brasil ("Descendentes de escravizados na França recorrem à Justiça para obter indenização", Mercado, 31/5). Se depender só das cotas, vai demorar mais de cem anos para ter alguma equidade social.
Pedro Valentim (Bauru, SP)

Formação
"Desistência atinge 7 em cada 10 alunos de formação de professores em exatas" (Educação, 31/5). Se dá destaque para exatas, mas todas as áreas estão com altas desistências. Reflexo da falta de atratividade na profissão. Juntando com a diminuição da qualidade que vem com cursos a distância, assusta.
Rafael Gallina Delatorre (Joinville, SC)

Como professora de escola pública indico a razão desse fracasso: salas lotadas, inclusão inexistente, professores com carga horária de aula excessiva. Enquanto isso não mudar, nada muda. Sobre os que começaram a trabalhar como docentes de exatas e depois saíram, não fico surpresa: a área da tecnologia oferece salários muito melhores e não adoece ninguém por condições de trabalho. Quem pode sair sai.
Roberta Melissa Oliveira Sales (Diadema, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.