Privatizações trazem melhorias a serviços antes prestados pelo Estado? Opine

Apagão desta semana levantou debate sobre impacto de privatizações nos serviços públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal nesta terça-feira (15) gerou um debate sobre o impacto de privatizações na qualidade dos serviços antes prestados pelo Estado.

 Um apagão na manhã desta terça-feira (15), deixou por mais de uma hora toda a cidade de Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná, sem energia. A falta luz começou às 08h30 e retornou somente às 09h32. Na foto, funcionários de empresas e repartições públicas andam no escuro durante apagão
Empresa fica no escuro durante apagão em Campo Mourão (PR) - Dirceu Portugal/Fotoarena/Agência O Globo

No mesmo dia, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ligaram a privatização da Eletrobras ao apagão. Já na quarta (16), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou que o blecaute foi provocado por um erro técnico, enquanto Flávio Dino (Justiça) encaminhou à Polícia Federal um pedido de investigação sobre o ocorrido.

Os próprios leitores da Folha divergiram sobre o tema: enquanto uns falavam em problemas estruturais brasileiros, outros apontavam desinvestimentos após a privatização.

De modo geral, como você, leitor, entende o impacto das privatizações sobre a qualidade dos serviços prestados? Dê sua opinião por meio deste formulário; se puder, dê exemplos de casos em que os serviços melhoraram ou pioraram após terem sido privatizados.

As respostas serão publicadas no Painel do Leitor e nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.