Descrição de chapéu Argentina América Latina

'O ódio contaminou o povo argentino?', questiona leitor sobre primárias

Escavações no DOI-Codi, em São Paulo, também são comentadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primárias argentinas
Na América do Sul, o comportamento dos eleitores parece um pêndulo oscilando entre a direita e a esquerda. Às vezes, vai aos extremos. Enquanto encararmos as eleições como um combate entre narrativas, e não votarmos de acordo com propostas para o país, ficaremos à mercê de gestões que gerarão descontinuidade de projetos públicos e excessos de poder.
Marcio Stringari (Chopinzinho, PR)

Capas de jornais argentinos são vistas em banca de revistas
Jornais argentinos estampam vitória de Javier Milei nas primárias presidenciais, em banca de revista em Buenos Aires - Luis Robayo/AFP


Esse filme eu já vi: um político se dizendo outsider prometendo fundos e mundos. A direita tem sido tão desastrosa na condução econômica da Argentina quanto a esquerda. Aqui se elegeu um candidato sem proposta e sem consistência, o resultado foi um governo personalista, corrupto e inepto.
Gustavo Souza Machado (Belo Horizonte, MG)

Como argentino, tenho pena do sofrimento do povo. É triste ver que o ódio se imponha à razão, como aqui. O ódio contaminou o povo argentino? Espero que não.
Claudio Gustavo Orono (São Paulo, SP)

As primárias na Argentina reafirmam a crise que ronda os países da América Latina há décadas. As instituições não funcionam de forma satisfatória para promover o desenvolvimento econômico e social. Os países retrocedem na qualidade de vida. Os povos entram em desespero e testam propostas da esquerda e da direita, liberais e estatistas, mas os resultados continuam decepcionantes. A Argentina passou por várias tendências do peronismo, tentou o liberalismo e agora aposta em algo mais radical.
Hamilton Octavio de Souza (São Paulo, SP)

Redes sociais
"Governo Lula quer turbinar suas redes sociais e planeja R$ 200 mi extras em 2024" (Política). Está certo o governo. A Constituição determina que é dever da administração conferir aos seus atos a mais ampla divulgação possível, principalmente quando os administrados forem individualmente afetados pela prática do ato. E as mídias sociais hoje têm mais alcance que as mídias comuns. Mas que se faça de modo probo e apartidário.
Ricardo Arantes Martins (São Paulo, SP)

Sigilo
"Em 5 pontos, o que a PF busca com quebra de sigilo de Bolsonaro e Michelle" (Política). O que a PF espera encontrar na movimentação financeira de quem só pagava em dinheiro vivo?
José Luiz Coutinho (Salvador, BA)

Rotativo
"Fim de parcelamento sem juros não é solução para rotativo, diz Haddad" (Mercado). Recentemente a França lançou um imposto extra de 40% sobre o lucros dos grandes bancos por não terem repassado parte dos ganhos para os investidores em títulos de renda fixa desses bancos. A Itália fará o mesmo. Aqui no Brasil não há ninguém com coragem para fazer isso. Lula, por exemplo, só fala alto e gesticula em palanques para seus amigos, simpatizantes e correligionários.
Fábio Anderaos de Araújo (São Paulo, SP)

Em fotografia tomada do alto, vê-se pessoa dentro de uma escavação dentro de uma sala e outra que lhe auxilia do lado de fora
Arqueólogos e historiadores pesquisam e escavam o local onde funcionava o DOI-CODI da rua Tutóia, em São Paulo - Rubens Cavallari - 10.ago/Folhapress

Memória
"Escavação no DOI-Codi acha inscrições na parede, objetos antigos e vestígios de sangue" (Política, 14/8). É preciso registrar toda a barbárie a que fomos submetidos.
Silvia Machado Tahamtani (Cotia, SP)

Importante recuperação! O Brasil precisa conhecer sua história.
Adriana Gragnani (São Paulo, SP)

Já falava o ativista contra o apartheid na África do Sul Steve Biko: "Um povo sem memória é como um carro sem motor". Conhecer os detalhes do funcionamento do maior centro de torturas e assassinatos de São Paulo durante a ditadura militar servirá para que se impulsione o andar para a frente e se conheça a realidade dos anos de chumbo no Brasil.
Maurice Politi (São Paulo, SP)

Em foto colorida, filha posa entre pai e mãe para foto em um evento
Larissa Manoela e os pais, Gilberto e Silvana - AgNews

Rompimento
"Larissa Manoela abre mão de R$ 18 mi para encerrar relação com os pais" (Ilustrada). Excelente decisão. Demonstra maturidade. Sucesso para a nova gestão da sua carreira.
Maurício Alves (Águas Lindas de Goiás, GO)

A partir dos 16 anos, não se submetem ao usufruto e à administração dos pais os valores auferidos e os bens adquiridos no exercício da atividade profissional. Portanto, tudo o que a atriz adquiriu após essa idade e os respectivos frutos e rendimentos pertencem exclusivamente a ela.
Márcio Machado (São Paulo, SP)

A imagem é formada por 6 quadros, cada um contendo fotos da influenciadora Leiliane Rocha com alguns títulos que ilustram os vídeos os postagens feitas por ela na internet
A psicóloga Leiliane Rocha se tornou influencer ao criar perfil nas redes sociais com postagens com dicas sobre prevenção de abuso sexual - Divulgação

Pedofilia
"‘Pedófilos adoram capa de cordeiro’, diz psicóloga cristã que ensina prevenção de abusos" (Entrevista da Segunda, 14/8). Excelente serviço. Porém, sabe-se que a maioria dos abusos sexuais ocorre dentro de casa e por parentes muito próximos. Por isso, o assunto também deve ser direcionado ao ambiente escolar, pois é ali que a criança irá tomar noção do perigo e denunciar os atos.
Thiago Luiz da Silva (Belo Horizonte, MG)

Resposta
Sobre a matéria "Justiça do Trabalho ignora STF, e ministros veem afronta à corte" (Mercado, 13/8), declaramos que o entendimento do STF sobre a contratação de pessoas jurídicas é bem compreendido e respeitado pela Justiça do Trabalho. O que a matéria não esclarece é que compete a essa justiça examinar o caso quando a alegação é de contratação fraudulenta. Ou seja, trata-se de exame de casos concretos, que sequer são objetos de apreciação pelos tribunais superiores. Ressalta-se que as decisões do TRT-2 são devidamente fundamentadas e com respeito às decisões vinculantes dos tribunais superiores.
Beatriz de Lima Pereira, desembargadora-presidente do TRT da 2ª Região (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.