Para você, leitor, qual foi o melhor acontecimento de 2023?

Entre altos e baixos, para você, qual foi o ponto alto do ano, no noticiário ou na sua vida pessoal?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2023 foi repleto de notícias, boas e ruins. Começou com um novo governo e, dias depois, foi marcado pela invasão da praça dos Três Poderes. O evento desencadeou uma sucessão de eventos: a investigação do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha; do general Gonçalves Dias, chefe do GSI à época dos ataques de 8/1; e a CPMI dos Atos Antidemocráticos.

Em junho, para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, Lula indicou Cristiano Zanin, seu advogado durante a operação Lava Jato. Em agosto, entrou em vigor o arcabouço fiscal. Discussão acalorada desde o início do ano; a medida substituiu o teto de gastos. Em novembro, o presidente indicou ainda outros dois nomes a cargos importantes: o ministro da Justiça Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet à chefia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Lula e Dino estão sentados uma ao lado do outro. Lula aponta para algo, e Dino escuta e sorri. Ambos vestem terno, camisa e gravata.
O presidente Lula (PT) e o ministro Flávio Dino (Justiça) conversam durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Evaristo Sá/AFP

Ainda, em outubro o mundo foi pego de surpresa por um ataque terrorista do Hamas a Israel, que deu início a um conflito que já tirou a vida de mais de 17 mil pessoas. No mês seguinte, Javier Milei venceu as eleições presidenciais argentinas contra Sérgio Massa. Ele seria o primeiro presidente abertamente anarcocapitalista do mundo.

Em meio a acontecimentos adversos, o ano teve boas notícias, como a ótima campanha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. O país levou 205 medalhas, dentre elas 66 medalhas de ouro –inclusive no vôlei e no futebol masculinos.

Ainda nos esportes, Rebeca Andrade, 21, e Flávia Saraiva, 24, conseguiram um feito histórico. Conquistaram prata e bronze, respectivamente, durante a última etapa do Campeonato Mundial de Ginástica Olímpica. É a primeira vez que o Brasil ocupa dois lugares no pódio de um mesmo aparelho.

No último mês do ano, Rayssa Leal conquistou o bicampeonato mundial da SLS (Street League Skateboard), a Liga Mundial de Skate Street.

Na ciência, 2023 avançou muito: o Instituto Butantan desenvolveu uma vacina contra zika vírus para gestantes. Na astronomia, foi possível ver, pela primeira vez, o disco ao redor de uma estrela recém-nascida fora da Via Láctea. Além de todas as novas descobertas do telescópio James Webb, como a observação da infância e adolescência de galáxias, berçário de estrelas e explosões raras.

Sobre as coisas boas, a Folha quer saber: Qual foi o melhor acontecimento de 2023 para você? Qual notícia, dos jornais ou da vida pessoal, foi um respiro entre as más notícias?

Conte o melhor acontecimento do ano para você por meio deste formulário.

Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor e podem ser divulgadas nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.