Leitores lamentam maus-tratos a animais em cidades turísticas

'Defensores dos animais, não desistam', escreve assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fim dos maus-tratos
"Passeio com animais é proibido em três destinos turísticos do Nordeste" (Cotidiano, 10/1). Com boa vontade é possível estudar alternativas para os charreteiros. O que é impensável é um passeio que é uma tortura a um pobre animal. Em Petrópolis e Paquetá, no Rio de Janeiro, também havia esses apelos dos donos dos animais. Com a firmeza das prefeituras, foram encontradas alternativas até melhores. Defensores dos animais, não desistam.
Audrey Constant Bruno (Niterói, RJ)

Estamos no século 21 e ainda não aprendemos a amar e respeitar as outras espécies de vida. Cavalos, burros, gatos, cachorros, pássaros... Todos sofrem com a brutalidade humana. Vemos animais doentes, famintos e sedentos pelas ruas sendo brutalizados. A insensibilidade da grande maioria das pessoas é motivo de vergonha e tristeza.
Mauricio Rios Caputo (São Paulo, SP)

As ruas de Jericoacoara, quando fui lá há 20 anos, decerto eram mais primitivas do que hoje e muito melhores. Nenhum animal era maltratado, apenas criado e usado de forma natural como sempre foi.
Marcelo Silva Teixeira (São Paulo, SP)

Cavalos com charretes em uma duna
Animais eram utilizados para trasnportar passageiros em rotas turísticas em Jericoacoara (CE) - Talita Zehuri / Leitora

Criminalidade
"Casal é assaltado e agredido em praia do Rio e diz que polícia ironizou situação" (Cotidiano, 9/1). Achei absurdo o policial dizer que o cidadão devia saber que esse tipo de violência é normal no Rio. Ainda sugerindo que foi vacilo do casal. Eu adoro o Rio, tenho muito medo da violência, mas sempre penso que não é tanto assim, que é muito alarde da mídia. Pelo jeito é melhor não arriscar mais.
Maria José de Araujo Costa (Santos, SP)

Ideologia
"Agenda para a esquerda deve incluir realismo político" (Wilson Gomes, 9/1). Lula deixou de ser esquerda há muito tempo, hoje ele é no máximo um social-democrata, rumo ao centro, com todas as concessões que ele tem feito e com as alianças pragmáticas que fez. A esquerda virou o centro, a direita virou extremista, e a extrema esquerda só existe em diretório acadêmico de faculdade de sociologia.
Neucir Valentim (São Gonçalo, RJ)

Penalidade
"Punição pelo 8/1 tem que ser para ‘civil ou militar, não importa’, diz Alckmin" (Política, 9/1). Muito bem, Geraldo! Falou verdades, porém, todos os brasileiros sabem que os militares vivem num Brasil paralelo, onde eles gozam de proteção, hospitais, previdência e justiça próprias. O Brasil a que nós pertencemos só serve para pagar as contas deles.
Roberto Rangel (Juiz de Fora, MG)

Alckmin é uma pessoa que poderia unir os dois extremos neste Brasil tão polarizado. Gostaria que ele tentasse novamente ser presidente. O próprio Lula foi derrotado várias vezes antes de se eleger pela primeira vez.
Luis Augusto Federighi (São Paulo, SP)

Limites da comédia
"Graça de Dave Chappelle só existe com a exclusão e beira a sociopatia" (Ilustrada, 10/1). Fiquei impressionado com a falta de bom senso no especial. Que coisa horrível de se ver e ouvir. No fim, Chappelle posa de sonhador. Se sonhou chegar aonde está, poderia sonhar em fazer algo mais edificante e engraçado de verdade. Agressivo e deselegante, só isso.
Lionel Francisco de Oliveira (Goiânia, GO)

Minha opinião é simples: assista, tire suas próprias conclusões e não seja induzido pelas impressões de terceiros.
Marcio Machado (São Paulo, SP)

Raízes da violência
"É a segurança, senhores" (Elio Gaspari, 9/1). Seguir prendendo bandidos é necessário. Acontece que muitos inocentes morrem nessa guerra. Aqui nossa legislação não permite a pena de morte, ainda bem. Se prendem, saem mais afiados da prisão, se matam, outros vêm ocupar o lugar. Os governos necessitam pensar algo, fora desse imediatismo, que atinja as causas, não apenas os efeitos.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

A polícia em vários países faz arbitrariedades e isso não pode acontecer, mas nosso problema não é só esse, é a complacência do Estado com o crime. Deixaram correr solto em décadas de demagogia e conversa fiada.
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)

Teoria e prática
"Respondendo às críticas ao liberalismo" (Deirdre Nansen McCloskey, 9/1). O Estado é como você dar dinheiro a uma pessoa que não conhece e pedir para ela te comprar sabão, só que ela também não te conhece, pega o seu dinheiro e compra o sabão da pior qualidade a preço superfaturado. No liberalismo você mesmo faz a compra.
Marcos Stein (São Paulo, SP)

O liberalismo funciona bem quando todo mundo é honesto. Minha tendência maior é o liberalismo, mas convenhamos: a tal mão invisível do mercado não funciona. Está aí a crise dos subprimes em 2008, que deixou milhões na pobreza, sem que os causadores fossem punidos. Está aí o modelo falido de agências reguladoras brasileiras, que deixam empresas como a Enel livres e soltas fazendo o que quiserem, sem consequências. A mão invisível só faz cafuné em bilionários.
Alexandre Assis (São Paulo, SP)

Direito negado
"Meninas vítimas de estupro recorrem a outros estados após serviço de aborto ser suspenso em SP" (Mônica Bergamo, 9/1). Em pleno século 21, as autoridades continuam a vendar os olhos para a realidade. Mulher vai fazer aborto quando ela sentir a necessidade. Ninguém vai conseguir impedir isso. O Estado que não oferece este apoio à mulher está apenas colocando a vida dela em risco desnecessário!
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Armação dos Búzios, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.