'O problema é escolher quem serão os perdedores', diz leitor sobre tese de equilíbrio fiscal

Viagens oficiais de Lula e desânimo de mulheres em aplicativos de namoro são outros temas comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Plano Real, 30 anos
"Brasil precisa adotar revisão de gastos para concluir Plano Real, diz Pedro Malan" (Mercado, 30/6). O Brasil não possui gestão e transparência dos resultados. Esses caras fizeram o Plano Real sem nem prever a moeda e agora querem requentar o sucesso.
Décio Ceballos (São José dos Campos, SP)

O equilíbrio fiscal é, e sempre foi, necessário. O problema é escolher quem serão os perdedores.
Valter Iwai (Brasília, DF)

"Veja em gráficos como os preços mudaram desde o Plano Real" (Mercado, 1/7). Lembrando que temos a estabilização da moeda, como tantas outras conquistas, apesar do PT. Se nosso frágil equilíbrio fiscal sobreviver à sanha de gasto e reeleição, teremos sobrevivido apesar deles. De novo.
Pery Pedro (Campinas, SP)

30 anos de Plano Real
30 anos de Plano Real - Arte Folha

Percepções
"97% dos brasileiros percebem mudanças climáticas no dia a dia, aponta Datafolha" (Ambiente, 1º/7). Acham que é exagero, votam em políticos negacionistas e tudo bem. Até a água bater nas canelas. Aí gritam que o governo não faz nada.
Ivo Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)

Essa percepção é realista ou só uma influência da divulgação maciça da catástrofe do Rio Grande do Sul nas mídias?
Gustavo Torres Moure (Rio de Janeiro, RJ)

Pensamento criativo
"O Brasil está emburrecendo os brasileiros" (Becky S. Korich, 1/7). Enquanto o foco do governo são números da economia, benesses para setores reacionários, o óbvio continua de lado. Não é falta de mentes abertas e inovadoras, que apostaram neste governo.
Mario Ramiro (São Paulo, SP)

Gostaria de ter a esperança que autora demonstra aqui. Mas não vejo, em nossa classe política que disputa o poder, nenhuma vontade de fazer valer a educação neste país.
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Rio de Janeiro, RJ)

Campanha velada
"Lula usa viagens oficiais para turbinar aliados em cidades estratégicas nas eleições" (Política, 30/6). É isso mesmo que um presidente de verdade tem que fazer, doa a quem doer…
Washington Portela (Fortaleza, CE)

Uso da máquina, grande novidade.
Luiz Ferretti (São Paulo, SP)

Falta de diversidade
"O problema crônico que impede políticos de ver negros e mulheres como opções viáveis" (Ana Cristina Rosa, 30/6). Precisamos garantir que novos quadros da esquerda assumam protagonismo. Não dá mais para lidar com pensamentos tão obsoletos.
Camila Amaral Tavares (Piracicaba, SP)

Os critérios são objetivos. Mas não adianta chegar lá se o presidente só escolhe os peixes de seu aquário, quase todos homens e brancos.
José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

Eleições na França
"Le Pen fica mais perto do poder com racha no pacto contra ultradireita" (Mundo, 30/6). Ter que escolher entre a extrema direita e a extrema esquerda é, sem dúvida, um pesadelo político-institucional. Não queria estar na pele dos franceses.
André Silva de Oliveira (Belém, PA)

O mundo caminha para mudanças há muito não vistas. Muito provável a vitória de Trump nos EUA. Le Pen poderá significar a guinada forte da extrema direita na Europa. Até a América Latina tem sua representação com o Milei. Isso tudo significa que a temperatura global vai só aumentar!
Paulo Raulino (Teresina, PI)

Vamos dar um voto de confiança à extrema direta, se suas pautas agradarem e satisfizerem os anseios da maioria, excelente. Caso contrário, será retirada do poder como todos os incompetentes.
Genésio Marcelino (São Paulo, SP)

Alojamento
"Como é passar uma noite no abrigo para moradores de rua em SP" (Cotidiano, 1º/7). Muito boa a reportagem, desmistifica as histórias horríveis que ouvimos falar sobre esses albergues.
Megumi Hiranoyama (João Pessoa, PB)

Uma crônica real. Parabéns pela experiência. É para fazer o leitor refletir a respeito.
Elismar Meira Pereira (Extrema, MG)

É para isso (também) que leitores pagam jornal. Parabéns à Folha e ao jornalista por entregarem jornalismo de alto nível.
Marcelo Fernandes (São Paulo, SP)

Apps de namoro
"Dinâmica de aplicativos de relacionamento causa frustração em mulheres" (Equilíbrio, 1º/7). Abandonei totalmente os aplicativos de relacionamento. Mas, no entanto, não acredito que o problema seja apenas esse e sim o sistema extremamente individualista do qual estamos cada dia mais imersos.
Mariele Parteli Florencio (São Paulo, SP)

Estabilidade
"O casamento como poupança" (Giovana Madalosso, 30/6). O investimento mais plausível é o que fazemos em relação a nós mesmos. Os amores podem vir e ir, ser ganhos e perdidos, iniciarem e findarem. Mas podem ser cultivados, cuidados para que seja gratificante viver sob o mesmo teto. Mesmo assim, não há como viver na certeza, não há como ter garantias. Imprevistos acontecem.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.