Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast discute quanto vale o tempo na escola

Folha na Sala acompanha atividades escolares em Pernambuco, um dos estados com maior expansão de ensino integral do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos anos, o Brasil tem discutido questões como mudanças curriculares, a reforma do ensino médio, dedicação exclusiva de professores, educação profissional e de período integral. Esses assuntos envolvem um ponto primordial: o tempo para a aprendizagem, que é o tema do sétimo episódio desta temporada do Folha na Sala.

Os estudantes da educação básica no Brasil passam, em média, 5 horas por dia na escola, segundo dados do Censo Escolar de 2022. Para serem consideradas de tempo integral, as escolas têm de ter ao menos 7 horas de aulas por dia.

Em todo o país, o percentual de alunos em tempo integral na rede pública varia de 11% nos anos iniciais do ensino fundamental a 20% no ensino médio. A meta do Plano Nacional de Educação é ter, até o ano que vem, ao menos metade dos alunos na modalidade.

Discutir o tempo de escola envolve tanto as oportunidades de aprendizado dos alunos quanto as condições de trabalho dos professores. Para fazer essa discussão, o Folha na Sala foi a Pernambuco acompanhar as atividades escolares em um dos estados com maior expansão de ensino integral do país. E que já colheu frutos em avanços de qualidade.

A sexta temporada do Folha na Sala tem o apoio do Itaú Social e do Sesi-SP e discute o que nós, enquanto sociedade, queremos da escola. Dez episódios vão abordar como alunos, famílias, comunidades, professores, gestores e Estado podem se engajar na melhoria do ensino. As histórias serão contadas também em edições de newsletter.

O podcast é produzido e apresentado pelos jornalistas Juliana Deodoro, que também participou das últimas quatro temporadas, e Paulo Saldaña, repórter da Folha em Brasília que estreia na condução do programa. A coordenação é de Magê Flores e Daniel Castro. Gabriela Mayer faz a supervisão do roteiro, e a edição de som é de Luan Alencar.

No ar desde 2019, o Folha na Sala já debateu casos de sucesso na educação, os impactos da pandemia, os desafios da reabertura das escolas, a história de grandes educadores brasileiros, a democratização da escola pública e o que forma bons professores.

ilustração em tons de azul claro mostra as carteiras de uma sala de aula na perspectiva isométrico com contorno
Na sexta temporada, podcast Folha na Sala debate a escola que queremos - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.