Edição do jornal Folha da Manhã aparece em série sobre Alemanha pré-nazismo

'Babylon Berlin' retrata a efervescência cultural, política e sexual da capital alemã nos anos 1920

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um exemplar da Folha da Manhã, jornal matutino fundado em 1925 e que depois originou a Folha, fez uma breve aparição na nova temporada do seriado alemão “Babylon Berlin”.

Lançada em 2017, a série mais cara da televisão germânica teve sua terceira parte lançada em janeiro na Alemanha —no Brasil, as duas primeiras estão disponíveis no Globoplay.

No centro da trama, mais que o detetive protagonista, está a capital mais efervescente dos anos 1920, símbolo de uma era de liberalidade cultural e sexual que estava prestes a se encerrar com a ascensão do nazismo, em 1933.

Cena da série alemã "Babylon Berlin", com capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929
Cena da série alemã "Babylon Berlin", com capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929 - Reprodução

O terceiro episódio da nova leva, que se passa em setembro de 1929, mostra o encontro de um jornalista com uma fonte no café Romanisches, famoso endereço da intelligentsia berlinense do período ---entre seus frequentadores estavam o escritor Bertolt Brecht, o pintor Otto Dix e o cineasta Billy Wilder.

O jornalista do seriado trabalha em uma reportagem sobre o desenvolvimento secreto de uma Força Aérea alemã, algo então proibido pelo Tratado de Versalhes. O caso é inspirado no do repórter Carl von Ossietzky, que denunciou o rearmamento do país, foi condenado por espionagem e recebeu o Nobel da Paz em 1935.

No episódio em questão, o jornalista pede a um garçom dois jornais, entre eles a Folha da Manhã. Quando recebe o exemplar de 12 de setembro daquele ano, encontra entre as páginas do caderno de esportes os documentos de que precisa, deixados ali por sua fonte.

A escolha da edição pode não ter sido mera coincidência. A chamada à direita da manchete informava que uma conspiração terrorista de cunho nacionalista e antirrepublicano havia sido desbaratada pela polícia de Berlim. Um eco do tumultuado momento político que a cidade atravessava e que a série retrata de maneira fidedigna.

Capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929, reproduzida na série alemã "Babylon Berlin"
Capa da Folha da Manhã de 12 de setembro de 1929, reproduzida na série alemã "Babylon Berlin" - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.