Popularidade digital: Zema consolida liderança sobre Kalil em Minas; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), consolidou sua liderança sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) no desempenho nas redes sociais na campanha pelo governo do estado.

Kalil, entretanto, reagiu e se aproximou do rival nas últimas duas semanas no Índice de Popularidade Digital (IPD). Na terça-feira (30), ele aparecia com 65,98 no ranking, contra 79,35 de Zema, que comanda com folga a corrida eleitoral, de acordo com a última pesquisa do Datafolha (47% a 23%).

Montagem com o rosto dos dois candidatos gesticulando
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à esq., e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil - Alexandre Rezende/Folhapress e Amira Hissa/Divulgação

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos candidatos de 24 de abril a 30 de agosto, considerando os cinco primeiros colocados na última pesquisa do Datafolha. Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB) só aparecem a partir de julho porque não estavam no outro levantamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.