Popularidade digital: Haddad e Rodrigo se aproximam de Tarcísio em SP; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) se aproximaram do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) no desempenho nas redes sociais nos últimos dias.

O candidato bolsonarista, porém, supera os rivais na disputa ao Governo de São Paulo no Índice de Popularidade Digital (IPD) durante quase todo o tempo nos últimos quatro meses, mostrando que ainda pode crescer na campanha.

Nesta terça (30), Haddad chegou a superar por pouco o rival, registrando um índice de 64,81 contra 63,46. O indicador é diário, então sofre variações constantes.

Na última pesquisa Datafolha, realizada de 16 a 18 de agosto, ele aparece com 16%, atrás do petista (38%) e à frente do tucano (11%). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Montagem com o rosto dos três homens brancos de terno ou camisa
Os candidatos ao Governo de SP Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Zanone Fraissat e Ronny Santos/Folhapress

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos candidatos de 24 de abril a 30 de agosto, considerando os cinco primeiros colocados no último levantamento do Datafolha. Gabriel Colombo (PCB) e Carol Vigliar (UP) só aparecem a partir de julho porque não estavam na outra sondagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.