Descrição de chapéu Folhajus TSE

'Desopilar o fígado', 'achaques'; veja frases do último dia de julgamento de Bolsonaro

TSE decidiu nesta sexta-feira tornar ex-presidente inelegível até 2030 por 5 votos a 2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A quarta e última sessão do julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tornou Jair Bolsonaro (PL) inelegível foi marcada nesta sexta-feira (30) pelos votos contrários ao ex-presidente de Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

Kassio Nunes foi o único a favor da absolvição nessa sessão, embora tenha ressaltado a confiabilidade das urnas eletrônicas. O placar terminou em 5 a 2 contra Bolsonaro.

O pleno do TSE, presidido por Alexandre de Moraes, é composto por sete ministros - Pedro Ladeira/ Folhapress

Na leitura de seus votos, Cármen e Moraes ressaltaram o que classificaram como monólogo de Bolsonaro contra as urnas, sem qualquer indicativo de provas.

A primeira afirmou ter havido um achaque contra ministros do STF e contra a democracia. O segundo destacou o que chamou de uma "produção cinematográfica" de desinformação eleitoral.

Veja frases:

Essa convocação para realização de longa exposição –ou como aqui várias vezes foi denominado monólogo– com fartos ataques ao sistema eleitoral, à Justiça Eleitoral e seus membros (...), com claro sentido de destruir a credibilidade do sistema eletrônico de votação e com finalidade de influenciar e convencer eleitor que estaria sendo vítima de grande conspiração do Poder Judiciário para fraudar as eleições presidenciais de 2022”

Alexandre de Moraes

Ministro do TSE

A crítica feita a qualquer servidor público acontece e faz parte, o que não se pode é um servidor público, em espaço público, com equipamento público e transmissão pública fazer achaques contra ministros do Supremo como se não estivesse achacando a própria instituição, e a democracia é feita com um judiciário independente"

Cármen Lúcia

ministra do TSE

O sistema eletrônico de votação brasileira não é apenas um sistema confiável de apuração de votos, mas a pedra angular de nossa democracia. A urna eletrônica, símbolo da nossa eleição desde 1996, representa marco importante da plena liberdade para exercício do voto"

Kassio Nunes Marques

ministro do TSE

O fato que desafia atenção deste Tribunal Superior é se o evento realizado pelos investigados nas dependências do Palácio do Planalto [foi, na verdade, no Palácio da Alvorada] configura abuso do poder político (...) com gravidade suficiente para justificar as graves penas estabelecidas”

Kassio Nunes Marques

ministro do TSE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.