Descrição de chapéu mercado de trabalho

Necessidade de novos desafios pode indicar que é hora de trocar de emprego

Pesquisa aponta que busca por outros estímulos e desejo de trocar de área são principais razões para mudança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para quem está em dúvida sobre o momento de trocar de emprego, é preciso ficar de olho em alguns sinais, especialmente na vontade de encarar novos desafios.

Para Carolina Martins, que atua com recrutamento e seleção, essa busca por outros estímulos é indicativo de que o profissional já não se identifica mais com a função atual.

"A gente escolhe uma profissão muito rápido. Então, com 17 anos você é uma pessoa. Com 30, você é outra pessoa. E talvez aquela escolha [tomada aos 17] já não faça mais sentido", diz.

Pesquisa aponta que o principal motivo para a troca de emprego é o desejo de trabalhar em outra área - Adobe Stock

Levantamento da Intera, startup especializada em recrutamento para o mercado digital, realizado de maneira online no período de fevereiro de 2020 a 2021, mostrou quais são as maiores motivações para mudar de emprego. A pesquisa teve a participação de 23,6 mil candidatos de todo o país, que puderam apontar mais de uma razão.

Para 47% dos entrevistados, um dos motivos é justamente esse desejo por desafios diferentes.

Isso levou Ana Carolina Padilha, 24, a trocar de emprego após dois anos em uma empresa de varejo. Desde março de 2022, ela atua como analista de desenvolvimento e treinamento no Sesc de Santa Catarina.

Segundo Ana, formada em psicologia, a ideia é buscar outros estímulos e conhecer diferentes áreas de sua profissão, para avaliar quais mais combinam com seu perfil.

Martins também cita a "síndrome do Fantástico", em alusão ao programa da Rede Globo, como um sinal de que chegou o momento de trocar de emprego.

Ela explica que a síndrome se manifesta quando o profissional, aos domingos, geralmente no período da noite, começa a sentir alguns sintomas corporais como fadiga, cansaço, estresse e irritação, pois sabe que a semana vai começar.

Segundo a especialista, a mudança de trabalho por esse motivo é mais comum em pessoas acima de 30 anos.

"Trocar de emprego é muito tabu para profissionais que já são mais velhos. Enquanto os mais jovens buscam algo além do quanto vão ganhar, eles precisam enxergar sentido naquilo que eles estão fazendo."

Além disso, a busca por ascensão na carreira é outro motivo clássico para troca de emprego.

Foi o que fez Jamile Dalri, 31, formada em relações públicas. Ela decidiu sair do seu antigo trabalho em outubro de 2021.

"Na empresa anterior, eu estava atuando havia muito tempo numa área bem específica. Eu resolvi expandir um pouco, achei que era hora de alçar novos voos, pensando um pouco nas mudanças que estavam ocorrendo na minha vida pessoal", diz Jamile, hoje gerente de engajamento de paciente na farmacêutica Novartis.

Ainda segundo o levantamento da Intera, 53% dos entrevistados disseram que uma das razões para trocar de emprego é o desejo de trabalhar em outra área, mas dentro da mesma profissão.

É o caso de Sarah Rover, 26, que decidiu mudar de emprego em outubro de 2021 após dois anos atuando como designer gráfica.

Ela percebeu que sua área estava crescendo no digital, então decidiu migrar para o design de produto com foco em experiência do usuário em sites e aplicativos, cargo que ela desempenha na agência CoreBiz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.