Chevrolet Onix Plus leva a melhor em batalha de sedãs compactos

Líder do mercado, modelo da GM vence Ford Ka e Hyundai HB20S em provas de consumo e desempenho

São Paulo

Somadas, as versões sedã dos compactos Chevrolet Onix, Ford Ka e Hyundai HB20 tiveram 63,6 mil unidades emplacadas entre janeiro e julho. São os modelos mais vendidos de um segmento cujos preços começam na faixa de R$ 50 mil para as versões 1.0 mais populares.

Porém, o foco dos consumidores está nas versões mais equipadas, que passaram pelo Teste Folha-Mauá.

Em comum, os sedãs avaliados têm airbags laterais, controle de estabilidade, bancos forrados com material que imita couro, motores de três cilindros, direção elétrica, rodas de liga leve, câmbio automático, sistema de som compatível com smartphones e ar-condicionado.

O mais em conta é o Ford Ka Sedan Titanium, com preço sugerido de R$ 77.890. Por fora, detalhes cromados discretos o diferenciam das versões mais simples.

Ford Ka Sedan
Ford Ka Sedan Titanium é equipado com motor 1.5 flex de três cilindros e câmbio automático de seis marchas - Divulgação

A posição ao volante é a mais relaxada entre os carros avaliados. O assento do Ka é macio e acomoda bem as pernas, mas o encosto poderia ser um pouco mais firme. No banco traseiro, há mais espaço do que o esperado para seu porte.

Na estrada, o compacto da Ford surpreende pelo baixo nível de ruído e roda com desenvoltura. Seu motor 1.5 flex (136 cv) é o mais potente entre os carros avaliados, mas, na pista, o turbo presente nos rivais fez diferença.

O modelo mais rápido do teste foi o Hyundai, que tem motor 1.0 turbo flex.

Único a acelerar de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos, o HB20S Diamond Plus (R$ 81.290) se destaca também pelo sistema de frenagem autônoma. O veículo é capaz de parar sem intervenção do motorista em uma situação de emergência.

Hyundai HB20S 1.0T Diamond
Versão mais equipada da linha, sedã Hyundai HB20S Diamond tem motor 1.0 turbo - Divulgação

Sensores leem as faixas no asfalto e alertam o motorista caso o carro avance involuntariamente para pista ao lado. É um item que remete a veículos maiores —e quem viaja nos bancos dianteiros revestidos na cor creme até acredita que está em um modelo mais luxuoso. O problema está no banco de trás.

Embora tenha crescido em sua segunda geração, o HB20S continua entre os mais apertados na segunda fileira. As pernas têm pouco espaço disponível, o que compromete a vocação familiar do sedã. Seu porta-malas com 475 litros de capacidade permite carregar com folga a bagagem de um casal com dois filhos em uma viagem de férias.

Ágil, o Hyundai faz transparecer os números obtidos na pista. O turbo pede um pouco mais de aceleração para acordar, mas entrega força de forma gradativa e constante. É o mais esportivo deste comparativo, além de ter o melhor acabamento. Mas sua grade frontal, que parece ser maior do que deveria, não foi bem assimilada pelo mercado.

O Onix Plus (R$ 83.890) tem visual menos ousado que o do Hyundai, mas não tão discreto quanto o do Ka.

O Chevrolet é o maior entre os testados: suas dimensões remetem aos sedãs médios dos anos 1990.

A ficha técnica revela a menor potência desse teste: 116 cv extraídos de um motor 1.0 turbo, mesma receita do HB20S. A desvantagem é compensada pela leveza da carroceria: embora seja o maior, este GM é também o mais leve.

O resultado aparece nas provas de consumo. Com gasolina, o Chevrolet superou a média de 20 km/l na estrada.

Chevrolet Onix Plus
Chevrolet Onix Plus na versão Premier, que é equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático - Divulgação

O Onix é também o mais espaçoso na cabine, além de ser o único equipado com airbags de cortina, item de série em todas as versões. Outra exclusividade é o sistema de carregamento por indução para smartphones compatíveis com essa tecnologia.

O pacote de segurança pode incluir sensores de ponto cego. Uma luz se acende na base dos retrovisores externos caso um carro na pista ao lado esteja próximo do Onix, mas em uma posição não coberta pelo espelho.

No uso, o Chevrolet confirma a impressão visual: seu comportamento é o que mais se aproxima dos sedãs maiores. Mas seria ainda melhor se os bancos dianteiros tivessem um pouco mais de apoio para as pernas, como no Ka, e se o acabamento seguisse o mesmo refinamento do HB20S.

Em compensação, a central multimídia do Chevrolet é a mais completa, e o carro conta com internet a bordo por meio de assinatura.

Líder de mercado entre os sedãs compactos, o Onix justifica suas vendas com o bom equilíbrio entre desempenho, consumo e espaço, e por isso vence o teste comparativo.

Preço R$ 77.890
Motor dianteiro, transversal, flex, três cilindros, 1.499 cm³
Potência 136 cv (e) e 128 cv (g) a 6.500 rpm
Torque 16,1 kgfm (e) e 15,6 kgfm a 4.750 rpm
Transmissão tração dianteira, câmbio automático de seis marchas
Peso 1.137 quilos
Porta-malas 445 litros
Pneus 195/55 R15
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,5s (e) e 11,9s (g)
Retomada (80 a 120 km/h) 8,7s (e) e 9,2s (g)
Consumo urbano 7,8 km/l (e) e 9,9 km/l (g)
Consumo rodoviário 12,4 km/l (e) e 16,8 km/l (g)
Comprimento 4,28 metros
Entre-eixos 2,49 metros
Largura 1,70 metro
Altura 1,53 metro

Chevrolet Onix Plus Premier

Preço R$ 83.890
Motor dianteiro, transversal, flex, turbo, três cilindros, 999 cm³
Potência 116 cv (e/g) a 5.500 rpm
Torque 16,8 kgfm (e) e 16,3 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão tração dianteira, câmbio automático de seis marchas
Peso 1.117 quilos
Porta-malas 469 litros
Pneus 195/55 R16
Aceleração (0 a 100 km/h) 10,3s (e) e 10,6s (g)
Retomada (80 a 120 km/h) 7,3s (e) e 7,4s (g)
Consumo urbano 6,9 km/l (e) e 12,8 km/l (g)
Consumo rodoviário 13,9 km/l (e) e 20,5 km/l (g)
Comprimento 4,47 metros
Entre-eixos 2,60 metros
Largura 1,73 metro
Altura 1,47 metro

Hyundai HB20S Diamond Plus

Preço R$ 81.290
Motor dianteiro, transversal, flex, turbo, três cilindros, 998 cm³
Potência 120 cv (e/g) a 6.000 rpm
Torque 17,5 kgfm (e/g) a 1.500 rpm
Transmissão tração dianteira, câmbio automático de seis marchas
Peso 1.120 quilos
Porta-malas 475 litros
Pneus 185/60 R15
Aceleração (0 a 100 km/h) 9,6s (e) e 10s (g)
Retomada (80 a 120 km/h) 6,9s (e) e 7s (g)
Consumo urbano 7,5 km/l (e) e 9,9 km/l (g)
Consumo rodoviário 12,9 km/l (e) e 17 km/l (g)
Comprimento 4,26 metros
Entre-eixos 2,53 metros
Largura 1,72 metro
Altura 1,47 metro

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