Inovação no mercado de transportes vai além da evolução de automóveis

Montadoras e prestadoras de serviço se digitalizam para acompanhar hábitos de clientes online

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São Paulo

A digitalização dos meios de transporte não se resume aos sites ou aplicativos das empresas que oferecem serviços.

"O meio digital está presente no segmento desde o treinamento dos motoristas, passando pela evolução dos carros e pela gestão do transporte de cargas", diz Flávio Vasquez, diretor da empresa de consultoria VC One Soluções Conectadas.

No Melhor de São Paulo 2022, do Datafolha, o destaque são empresas que se digitalizaram para acompanhar hábitos de clientes do setor de transportes - Produção: Jeanine Lemos Foto: Keiny Andrade/Folhapress

O especialista menciona a presença de ferramentas virtuais em programas de capacitação de pessoal e de levantamento de informações sobre clientes. A partir daí, as empresas detectam oportunidades, que levam aos produtos disponíveis em computadores, tablets e smartphones —seja em automóveis para vender e locar ou em aplicativos usados para dirigir.

O bloco Transporte da pesquisa O Melhor da Internet, realizada pelo Datafolha, reflete o ponto de contato com os consumidores, que é a parte final desse extenso trabalho de bastidor desenvolvido por companhias do setor.

Site de Montadora de Automóveis: Volkswagen e Fiat

Marcas investem no online, mas ainda têm caminho a trilhar

Volkswagen e Fiat dividiram a primeira colocação na categoria Site de Montadora de Automóveis, com 4% e 3% das menções, respectivamente. A maioria dos entrevistados (80%) não soube citar o nome de alguma empresa, o que mostra haver um caminho a ser percorrido.

Essa rota, contudo, começou há tempos. O consumidor não fazia ideia no que se transformariam as vendas pela internet quando, em 1996, a Fiat lançou seu comércio online. As limitações tecnológicas eram muitas, mas nasciam ali novas oportunidades.

"Estudamos e agimos para trazer soluções efetivas que pudessem atender às reais necessidades do consumidor. Todo esse expertise faz parte da estratégia atual de presença digital", diz Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul.

Os serviços foram ampliados durante a pandemia. "O interesse dos usuários nos sites da marca cresceu significativamente no cenário da Covid-19, aumentando o tráfego nas redes digitais Fiat em 60%", afirma Zola.

"A participação do digital na jornada de compra dos clientes aumentou de forma decisiva, em mais de 90%."

A Volkswagen deu início à sua recente ofensiva digital há quatro anos."Criamos em 2018 o aplicativo Meu Volkswagen, em que diversos serviços são oferecidos, como o manual cognitivo, sistema em que usamos inteligência artificial para responder todas as dúvidas do carro", diz Fabio Rabelo, responsável pela área de digitalização da montadora na América do Sul.

O contato entre cliente e concessionário pode ser feito por meio do app, que permite o agendamento online da manutenção e acesso a informações sobre financiamento.

"Temos ainda a plataforma de digitalização da rede, o DDX [sigla em inglês para experiência digital do revendedor], implementada em todos os nossos concessionários."

A Volks tem investido na internet também para fazer campanhas mais inclusivas, como o comercial do Polo protagonizado por um casal homoafetivo. Contudo a empresa ainda precisa lidar com seus fantasmas do passado.

No fim de maio, o MPT (Ministério Público do Trabalho) confirmou que investiga a responsabilidade da Volkswagen no caso de trabalho escravo em uma fazenda da empresa no Pará nas décadas de 1970 e 1980. Em nota, a empresa "reforça seu compromisso de contribuir com as investigações envolvendo direitos humanos de forma muito séria".

"A empresa não comentará o assunto até que tenha clareza sobre todas as alegações."

VOLKSWAGEN
4% das menções
Fundação
1937, no Brasil desde 1953
Sede
Wolfsburg (Alemanha)
Usuários do site
4 milhões por mês
Usuários do app
300 mil por mês
Canais digitais 
app, site e redes sociais como TikTok

Hoje temos 13 apps disponíveis no Brasil, que incluem áudio conteúdo, streaming, mapas e o Meu Volkswagen, que lê toda a eletrônica do veículo e garante uma verdadeira experiência de um smart car [carro inteligente]

Fabio Rabelo

responsável pela área de digitalização da montadora na América do Sul

FIAT
3% das menções
Fundação
1899, no Brasil desde 1976
Sede
Turim (Itália)
Usuários
não divulga
Canais digitais
redes sociais, entre elas Twitter, e Spotify

Todo o processo de compra pode ser digital, por email, telefone ou WhatsApp. O test drive e a entrega do veículo podem ser agendados na casa do cliente

Herlander Zola

vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul


Aplicativo de Transporte: Uber

Serviço reforça estratégia para redução de riscos

O aumento da segurança de motoristas e usuários se tornou a meta principal da Uber. Em 2018, a empresa anunciou um ciclo de R$ 250 milhões em investimentos no país —com término em 2023—, cuja prioridade é reduzir riscos das operações de transporte.

A iniciativa resultou na instalação de seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico na América Latina na cidade de São Paulo. Trata-se do primeiro núcleo do tipo na região. Há outros seis centros nos EUA, além de unidades na Europa e na Índia.

No Brasil, a Uber é a empresa mais lembrada quando o assunto é o melhor aplicativo de transporte. Foi citada espontaneamente por 44% dos entrevistados.

A procura pelos serviços do app cresceu na pandemia, o que por si só não é garantia de saúde financeira. A marca tem feito seguidos movimentos para se manter em alta, além de investir na segurança do motorista e do usuário.

"Todas as viagens pela nossa plataforma contam com uma série de recursos de segurança, como seguro para acidentes pessoais tanto para usuários como para parceiros", diz Fabio Sabba, diretor de comunicação da Uber no Brasil.

Em maio, a Uber anunciou um novo recurso voltado à segurança dos motoristas parceiros: a selfie do usuário. A foto será solicitada de forma piloto a alguns usuários que optarem por realizar viagens com pagamento em dinheiro.

UBER
44%
das menções
Fundação
2010, no Brasil desde 2014
Sede
San Francisco, EUA
Usuários
22 milhões (Brasil)
Canais digitais
app e redes sociais como Twitter

Nosso principal diferencial é o conceito de plataforma, em que o usuário possa escolher o melhor modal para seu deslocamento, incluindo viagens ou mesmo transporte público

Fabio Sabba

diretor de comunicação da Uber no Brasil

Site de Compra e Venda de Seminovos: OLX

Demanda de carros oscila com disparada de juros e preços

O setor de compra e venda de automóveis passou por um momento de alta ao longo de 2021, mas começou 2022 com instabilidade. A disparada dos juros de financiamento e dos preços médios dos carros esfriaram a demanda.

Na comparação entre os cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2021, há queda de 20,9% nas negociações de veículos usados.

Apesar do resultado ruim no acumulado, houve reação em maio. O mês fechou com 1,173 milhão de unidades negociadas, uma alta de 24,9% em relação a abril. Os dados são da Fenabrave (associação dos distribuidores).

Para Enilson Sales, presidente da Fenauto ( Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), a tendência é de equilíbrio nos próximos meses, com oscilações menores.

Flávio Passos, vice-presidente da divisão Autos e Comercial da OLX, afirma que a área de veículos usados anunciados na plataforma vem crescendo ano após ano com percentuais de dois dígitos.

Hoje, a OLX tem 940 mil carros anunciados no Brasil. A marca foi a mais lembrada entre as plataformas que oferecem anúncios de veículos seminovos na internet, de acordo com a pesquisa Datafolha.

Foram 7% das menções espontâneas, predominantemente entre os entrevistados que têm entre 26 e 40 anos (11%). O índice dos que não mencionaram nenhuma marca ficou em 75%.

OLX
7% das menções
Fundação
2010
Sedes
Rio e São Paulo
Usuários
23 milhões/mês
Canais digitais 
app, site e redes sociais

O resultado da pesquisa é o reconhecimento de todos os esforços empreendidos no sentido de tornar a jornada de compra e venda de veículos cada vez mais digital e mais segura

Flávio Passos

vice-presidente da divisão Autos e Comercial da OLX

Entenda a pesquisa

Levantamento trata de serviços online e comportamento do brasileiro conectado

  • Datafolha

    O levantamento que dá origem às matérias deste caderno especial foi feito pelo Datafolha e teve dois módulos, com duas pesquisas distintas, uma sobre as marcas favoritas dos brasileiros para serviços que envolvam a internet e outra sobre o seu comportamento online

  • Marcas

    A pesquisa sobre as marcas reflete 1.500 entrevistas feitas entre 21 e 28 de março de 2022, com brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil, que acessam a internet todos os dias. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, e sua confiabilidade é de 95% –isso significa que, se cem pesquisas iguais a esta fossem feitas, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro

  • Comportamento

    A pesquisa sobre o comportamento online do brasileiro reflete 2.064 entrevistas feitas entre 16 e 24 de março com brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança também de 95%

Aplicativo de Rota ou Localização: Google Maps

Empresa faz testes para obter imagens em áreas remotas

O serviço global do Google Maps tem cerca de 200 milhões de empresas e lugares cadastrados, e mais de 1 bilhão de usuários mensais.

O trabalho da marca para ajudar pessoas a encontrarem uma rota ou se localizarem se refletiu na pesquisa Datafolha, em que Google Maps é reconhecido como melhor serviço de navegação, com 29% das menções —entre os que pertencem à classe A, o índice sobe para 42%.

Como parte do esforço de cobertura, a empresa tem investido em melhorias no sistema de captação de imagens.

Há um projeto piloto para uma nova câmera, de maior resolução, que será usada no Google Street View. O peso será reduzido para menos de sete quilos, o que vai facilitar o envio e utilização em locais remotos, onde o serviço é feito por parceiros.

A evolução permitirá capturar imagens em áreas de difícil acesso —como, por exemplo, na Amazônia.

GOOGLE
29% das menções
Fundação 
1998 (Google) e 2005 (Google Maps), no Brasil desde 2005
Sede
Mountain View, Califórnia (EUA)
Usuários
1 bilhão por mês
Canais digitais
além do app, Instagram e Twitter

O Google Maps está focado em ajudar as pessoas a navegar, explorar e realizar atividades pelo mundo. A inteligência artificial tem sido essencial nesse esforço

André Kowaltowski

Líder de produto do Google Maps para América Latina, Oriente Médio e África


Locadora de Carro: Localiza

Renovação de frota e interação online são prioridade no setor

A Localiza é a locadora de carros mais citada na pesquisa O Melhor da Internet. Foram 17% das menções espontâneas, com grande incidência entre os homens (25%) e entre os mais ricos (43%).

A empresa trabalha com números exatos. No primeiro trimestre de 2022, a frota da Localiza era de 293.322 carros, considerando as divisões de aluguel (219.406) e gestão de frotas (73.916).

A renovação é constante, e houve um grande volume de compras no último mês.

Segundo a Anfavea (associação das montadoras), as locadoras estão entre as principais responsáveis pelo crescimento de 27% nos emplacamentos entre abril e maio.

Para se manter à frente no setor, a Localiza investe em novas opções digitais e interação com o cliente.
Antonio Augusto, diretor de marketing da Localiza, explica que a empresa ampliou seu banco de dados sobre perfil dos clientes por meio de interações via internet.

"Nossa presença digital cresce em consonância com as preferências e hábitos dos clientes. Investimos de forma estratégica na compreensão de suas jornadas", diz.

LOCALIZA
17%
das menções
Fundação
1973
Sede
Belo Horizonte
Usuários 
2,3 milhões em maio
Canais digitais 
redes como Instagram

Para nós, todo consumidor é digital. Sempre soubemos que essa digitalização viria, nascemos digital e hoje estamos bem-posicionados, alcançando a maioria dos brasileiros

Cristina Junqueira

CEO no Brasil e co-fundadora do Nubank

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