dias melhores

Sempre vazio, MAC USP abriga exposições que valem a visita

A uma passarela de distância do parque Ibirapuera, o MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) é impecável.

Instalado em prédio projetado por Oscar Niemeyer, está sempre tinindo de limpo, tem estacionamento gratuito —assim como a entrada—, funcionários atenciosos e exposições que valem a visita. No momento está em cartaz "Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil", seleção de obras de nove artistas nacionais.

Ocupando o sexto e o sétimo andares do prédio onde já funcionou o Detran está a coletiva "Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900-2000", com as 160 obras consideradas mais expressivas da coleção do museu.

Uma questão: onde estão os visitantes? O MAC USP está invariavelmente vazio. Nada de estudantes (cadê os alunos da USP?), de grupos, de turistas. O que pode soar como privilégio –visitar um museu sem intervenção externa, ficar diante de uma obra o tempo que quiser, sem pressão–, resulta numa sensação de tristeza de pensar que o local tinha muito mais movimento enquanto Detran, um lugar de burocracia e chateação, do que como museu, lugar de prazer e contemplação. No último andar, o solar do prédio tem vista linda e florida de São Paulo.

Por tudo isso, seria mais compatível para o visitante disputar espaço com outros interessados do que caminhar sozinho pelas salas vazias. Com mais gente, caberia ali um café, uma lojinha, e, quem sabe, até concluir o projeto da reforma, também de Niemeyer, que previa transformar a área ao redor em um grande parque.

MAC USP - Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Parque Ibirapuera, tel. 2648-0254. Ter.: 10h às 21h. Qua. a dom.: 10h às 18h.

[an error occurred while processing this directive]
Publicidade
Publicidade
[an error occurred while processing this directive]
Publicidade

Últimas

  1. 30/06/2017
    1. Presidente do Instituto Lula diz que não sabia que Odebrecht compraria terreno

      O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, afirmou nesta sexta (30), em depoimento à Justiça, que visitou o terreno comprado pela Odebrecht na busca de uma nova sede para a entidade, mas disse que nunca soube que a empresa pagaria pelo imóvel.

  2. 08/04/2017
    1. Confira 11 endereços em São Paulo onde provar culinárias de diferentes países

    2. Prefeito João Doria, Tom Zé e mais 20 personalidades indicam seus lugares favoritos em SP

      O Descubra sãopaulo convidou 22 personalidades paulistanas a indicar seus lugares preferidos na cidade. Confira as sugestões:

    3. Rock e rap se misturam a roupas e cabelos black e fazem da Galeria do Rock a 'meca' da diversidade

      No entra e sai de uma galera majoritariamente jovem e com estilo, uma lojinha no segundo andar guarda, entre tantas preciosidades, um disco raro: o primeiro LP do baiano Tom Zé, "Grande Liquidação", gravado em 1968.

    4. Festas itinerantes como a Selvagem e a Venga, Venga! ajudam a descobrir a noite paulistana

      Festas itinerantes, realizadas em galpões e espaços abandonados da cidade, propõem uma experiência diferente e mais intensa do que aquelas típicas de clubes e ganham cada vez mais força na noite paulistana. Conheça algumas delas.

    5. 25 de Março: saiba o que encontrar no centro de compras mais movimentado de SP

      Parece uma grande bagunça, mas a região da 25 de março tem lá a sua organização. Siga o nosso guia de ruas e não se perca

    6. Hotéis cinco estrelas e hostels em São Paulo: hospedagens para todos os bolsos

      Hotel é lugar para cair no sono? Só se for, é claro, depois daquela massagem caprichada. Dê uma espiada nas terapias de spas de oito cinco estrelas.

    7. Câmara Fria, Brewdog Bar e outras novas cervejarias em SP têm boa oferta de chopes

      Pelo menos cinco grandes cervejarias instalaram seus bares na cidade, fermentando o cenário etílico da capital —se na garrafa ela já é boa, imagine a cerveja fresca.

    8. Bacio Di Latte, Diletto e mais sorveterias em SP para se deliciar em qualquer estação

      No palito, com receita italiana ou ingredientes brasileiros, sorveterias atraem público do outono ao verão.

    9. Roteiro em 48h mostra como curtir o que São Paulo tem de melhor

      Clássico é clássico. Quando se tem apenas 48h para descobrir (ou redescobrir) São Paulo é preciso montar um roteiro inteligente, com atrações imperdíveis, que são a cara da cidade.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade