Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos
Comentários dos leitores
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 11h09
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 11h09
Gostando ou não gostando. Hoje em dia nós vivemos numa ditadura onde nós precisamos ser "livres". E a liberdade é sinônimo de falta de parâmetros, falta de limite e principalmente alienação - vide a violência social, que é o fruto desta liberdade. E impossível uma pessoa ser livre sem que está liberdade oprima em 100 por cento a liberdade do outro. Por isto a liberdade sempre deve ser encarada, como uma balança, é sempre necessário pesar os dois lados. 1 opinião
avalie fechar
Guy Fawkes (63) 16/08/2009 11h08
Guy Fawkes (63) 16/08/2009 11h08
Goste-se ou não dessa lei, tem-se que reconhecer que ela é autoritária ao extremo e moralmente feia porque sua fiscalização baseia-se na delação. A maioria aprova. A maioria também aprova Lula. Tudo faz sentido. 11 opiniões
avalie fechar
Arnaldo Massari Jr (3) 16/08/2009 11h06
Arnaldo Massari Jr (3) 16/08/2009 11h06
88%. Acho que não precisa dizer mais nada...
Pra quem fica aí escrevendo idiotice e falando em democracia, democracia é exatamente isso: vontade da maioria. Pra quem fica escrevendo cretinice a respeito de direitos, lembre que o direito de um termina onde começa o do outro. Fumante é viciado, drogado, doente, e deveria ser tratado como tal. O próximo passo é tratar fumante como contraventor nos termos da lei. Parabéns, Serra. Não vou com a sua cara, mas nessa você acertou em cheio.
12 opiniões
avalie fechar
Lorna Chatwin (7) 16/08/2009 10h51
Lorna Chatwin (7) 16/08/2009 10h51
Engracado, a Datafolha vem com numeros tao estapafudicos como 88% da populacao aprova a lei antifumo! Quer dizer entao que 3% mudou de ideia em tres semanas pois antes eram apenas 15 que desaprovavam!
Eu continuo achando que eh pesquisa comprada!
10 opiniões
avalie fechar
Papai Sabetudo (38) 16/08/2009 10h51
Papai Sabetudo (38) 16/08/2009 10h51
A lei é boa. Os fumantes inveterados (e, também, os não inveterados) deveriam agradecer a existência dessa lei draconiana, é bem verdade, mas que vai forçá-los a abandonar esse vício devastador da saúde.
Os fumantes desconhecem uma coisa maravilhosa que é beijar uma boca de um não-fumante: é cheirosa, é deliciosa, é sumamente erótica, com gosto de cuspe e que pode levá-lo ao orgasmo espontâneo. Acredito mesmo que aqueles que fumam só toleram beijar uma fétida boca de outro fumante porque, com certeza estão sob o efeito do álcool.
Um recado aos fumantes: é muito fácil abandonar o vício. Basta não fumar. Como assim? Ora, quem leva o cigarro à boca é a mão do fumante, que obedece a uma ordem que vem lá do sistema nervoso central. É só programá-lo para não querer. Pronto! Foi assim que abandonei o vício de fumar há 39 anos. Eu tenho 64 anos e parei quando tinha 25. Não teria chegado a essa idade se continuasse fumando.
8 opiniões
avalie fechar
Lorna Chatwin (7) 16/08/2009 10h43
Lorna Chatwin (7) 16/08/2009 10h43
Po cara, eu nao posso fumar em area publica mas servidor publico pode ir p/ motel com 3 adolescentes e eh EXONERADO pelo PREFEITO!! Que Lindo 5 opiniões
avalie fechar
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 10h29
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 10h29
Eu concordo que tudo que faça mal para saúde seja sumariamente proibido. Incluindo o som alto, ambientes com venda de bebidas alcoólicas indiscriminadas, etc. E até limitando o tipo de música nestes ambientes. Infelizmente, quem não suporta a "balada", e "obrigado" a ficar em casa, ou vai num ambiente com uma música insuportavelmente alta... E não existe opções saudáveis para quem não suporta estes ambientes infecto. Se as pessoas querem ficar surdas, que fiquem mas, para existir lugares agradáveis é necessário criar leis para que existam estes lugares. Se for dependender da ditadura do "comportamento" e da massificação. Estes lugares nunca irão existir. As pessoas só usam a liberdade para prejudicar a si mesmo e ao próxima. A liberdade nunca é usada para beneficiar o próximo. Tal ato só poderia ser permitindo se não estivesse prejudicando os outros. 3 opiniões
avalie fechar
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 10h19
Cesar Austemaier (6) 16/08/2009 10h19
Como as pessoas são esquisitas. Então para que uma lei seja aprovada é necessário que a sociedade não tenha nenhum defeito. Se os fiscais não vão nos presídios fiscalizar então não pode. Se não existe pessoas fiscalizando dos governantes, então não pode ter lei. Ou é tudo ou é nada. E no final o nada sempre vence. Eu comemoro está lei. Independente de todas as outras coisas erradas que existem no brasil. E se não tem ninguém fiscalizando os congressistas, nos deverias nos mobilizar para ter alguém fiscalizando-os. E não lutar para não existir esta lei porque os congressistas não são fiscalizados. Afinal, são problemas diferentes e ambos precisam ser corrigidos. Os brasileiros sempre tentam nivelar por
baixo.
4 opiniões
avalie fechar
Rubens Ferreira Jr (1) 16/08/2009 10h13
Rubens Ferreira Jr (1) 16/08/2009 10h13
Hitler também tinha uma alta taxa de aprovação. Uma leizinha aqui, um congresso incendiado ali, e deu no que deu. Inevitável pensar nisso e em Nelson Rodrigues, pois toda unanimidade continua sendo burra. 7 opiniões
avalie fechar
ulisses ribeiro truzzi (51) 16/08/2009 09h04
ulisses ribeiro truzzi (51) 16/08/2009 09h04
nosso governador,sr. josé serra,está de parabéns por esta lei,quem quer se matar que se mate sozinho,vá fumar bem longe de são paulo. 5 opiniões
avalie fechar
eliana cintra (1) 16/08/2009 00h39
eliana cintra (1) 16/08/2009 00h39
Esta lei anti fumo é inacreditavelmente abusiva. Partindo do principio que " o que é prejudicial a saude deve ser proibido", vamos então proibir que se fechem casas noturnas e que se proiba o acontecimento de qualquer show musical, pois a prtir de 70 ou 80 decibéis, é provado cientificamente, que a audição é terrivelmente prejudicada. Garçons e funcuionarios de bailes e danceterias, estão sendo prejudicados pelo volume do som!!!OU o correto é que as pessoas escolham se devem ou não entrar em locais que o volume de som lhe incomoda e procurar locais em que o volume do som seja de acordo com sua preferencia?!? DEVE existir estabelecimentos para fumantes e para não fumantes para que TODOS tenham o direito de frequentarem um local de acordo com o que seu prazer e sua saúde lhe permitir.Quem tem prazer em frequentar lugares barulhentos, que frequentem!! e quem quiser frequentear locais com fumaça e som alto que tenham este direito!!!! 67 opiniões
avalie fechar
Magda Mieli (2) 14/08/2009 20h16
Magda Mieli (2) 14/08/2009 20h16
Ficaria muito fácil aplicar uma lei que desse o direito às pessoas escolherem o local onde querem ir. Por que não deixar o proprietário do estabelecimento (bar, restaurante) escolher se seu estabelecimento será para fumantes ou não?
Impor leis para esse tipo de coisa é uma arbitrariedade, fachista mesmo, e o meu voto esse cidadão nunca mais terá. Aliás nem ele e nenhum outro, bando de sem vergonhas, descarados, aplica esses 4 milhões em Tamiflu, porque daqui a pouco vai ter muita gente morrendo por falta de remédio (aliás... onde estão os numeros certos das pessoas que estão morrendo por falta de remédio e não só por causa da nova gripe, mas em geral).
Morrer todo mundo vai, essa é a unica certeza que temos ao nascer, então SERES NÃO FUMANTES se preocupem com estarem com a alma pronta porque morrer voces vão do mesmo modo, talvez com uma bala perdida, ou num assalto, ou por falta de remédio numa epidemia... e deixem os fumantes morrer de cancer (que provalvelmente voces NÃO FUMANTES terão de qualquer modo se não morrerem antes).
É tudo muito simples e sem agredir ninguém, bares e restaurantes separados, é só ter uma plaquinha na porta: AQUI SE FUMA e podem ter certeza que os não fumantes não entrarão e os fumantes terão seus direitos respeitados.
Nada que é imposto serve, cheira mal (e não é fumaça de cigarro) quem impõe uma lei dessas sabe lá o que não vai impor amanhã?
Eu não nasci num país autoritário e nem poderia viver em um. VIVA A DEMOCRACIA.
69 opiniões
avalie fechar
Joel Saraiva (143) 14/08/2009 19h03
Joel Saraiva (143) 14/08/2009 19h03
Foi com certeza, uma das melhores Leis implantadas nesse governo do PSDB. O fumo faz mal prá saúde dos fumantes, e muito mais, para quem não faz uso do cigarro. A Lei, já "pegou". Basta a educação prevalecer. Multas também, para quem desobedece, é o que deveria ser imposto. O direito de cada um, termina quando começa o do outro. É a Lei. Joel Carlos de Almeida Saraiva, Investigador de Polícia, Jaraguá, São Paulo/SP 63 opiniões
avalie fechar
José Luiz Magro (2) 14/08/2009 18h20
José Luiz Magro (2) 14/08/2009 18h20
Enquanto isto... ninguém fiscaliza os motiristas bêbados! Tá parecendo que tem pinguço de alto escalão boicotando... É muito melhor multar, prender quem está fumando um cigarinho... 5 opiniões
avalie fechar
Lindolfo Fernandes (6) 13/08/2009 09h29
Lindolfo Fernandes (6) 13/08/2009 09h29
Fumando ou não fumando, todo mundo vai passar dessa vida para outro ?. Bem, o caso é o seguinte
Esses fiscais se sentem o último biscoito do pacote. Eles tem é que fiscalizar o Capão Redondo, para ver o que os manos vão fazer com eles. Talvez sejam queimado como cigarrosha ha ha.......
12 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (420) 12/08/2009 17h25
Francisco Oliveira (420) 12/08/2009 17h25
O mais importante disto tudo é que cada vez mais outros estados aderem a mesma causa, sinal de que o Serra não está errado, assim como ocorreu na França e Espanha países onde sempre se fumou muito e havia muita resistência, mas a lei foi um sucesso, além de Minas o Rio e o Maranhão(quem diaria??!!) já se preparam para aprovar leis muito semelhantes a de SP. 23 opiniões
avalie fechar
Gerald Thomas disse tudo!
Esses atores tem que parar de fazer birra e serem tratados como pessoas normais que são. Ou não são?
4 opiniões
avalie fechar
Wilton Monteiro (12) 12/08/2009 16h27
Wilton Monteiro (12) 12/08/2009 16h27
Pelo menos a lei do Rio de Janeiro não comete os absurdos da lei de São Paulo.
Nota 0 (zero) para o Serra.
Cuidado se ele for candidato a presidente em 2010.
Aqui em São Paulo já cansei de ver bares com muita gente fumando e duvido que algum fiscal tenha coragem de ir multar o proprietário. Vai sair num caixão. Se a polícia não entra coitado do fiscal.
12 opiniões
avalie fechar
Bruno Ássimos (1) 12/08/2009 16h08
Bruno Ássimos (1) 12/08/2009 16h08
Nós, os cidadãos e o governo debatendo e enquanto isso as fábricas engordando cada vez mais e mais seus caixas já gordinhos! Se essa lei tiver a mesma fiscalização da lei seca não vai pegar... 1 opinião
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 12/08/2009 16h01
Edivaldo Cardoso (121) 12/08/2009 16h01
Caro Francisco Oliveira,não se deve gastar vela com mau defunto. Cada vez que voce escreve,aumenta mais a sua mediocridade.Não sei de onde voce tirou essa historia de abstinencia,a mim não atinge Apenas prova que nada entendeu do que eu disse e se não entendeu demonstra que alem de mau caráter é analfabeto. Decorar frases e textos prontos como voce mesmo disse,não é prova de cultura nem de sabedoria e por falar em sabedoria a mesma manda que devemos passar a largo dos porcos,para não nos contaminarmos.Seu problema é psiquico,voce tem é inveja das pessoas que escrevem neste espaço,e se aborrece com textos que mostram a voce mesmo a sua verdadeira face,encoberta pela máscara da hipocrisia e por
despeito sai atirando pedras em todos,como tem feito. Como eu não sou
psicologo,nem psiquiatra, não tenho como ajuda-lo,a não ser orando por voce,que é a obrigação de todos nós cristãos.
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página