Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
09/07/2010 - 02h30

Ficha Limpa, boneco do Lula, divórcio, Copa-2014

DE SÃO PAULO

Ficha Limpa

É extraordinário como nossos homens públicos são surdos à voz do povo. Embora desfigurada, a Lei da Ficha Limpa, que impede criminosos de se candidatarem a cargos eletivos, foi aprovada e está em pleno vigor.
Mas os ministros do STF acham todo tipo de brecha para isentar alguns candidatos. Talvez, quando menos se esperar, todos ficarão isentos.
Quando haverá um consenso no Supremo de que os ministros estão lá para defender os interesses dos eleitores e não dos políticos?

VERA LUCIA CORDEIRO ABRAM (Curitiba, PR)

-

Boneco do Lula

Já estou vendo o sucesso dos bonecos do Lula, que será tão grande quanto o do filme.
Aproveito a ideia para uma terceira versão: a do boneco vodu. Este, com certeza, terá venda garantida.

WILSON AFONSO E SILVA (Uberaba, MG)

-

Divórcio

A redução do prazo constitucional do divórcio é mais um sintoma da noção de compromisso que os congressistas nacionais possuem com o povo brasileiro, qual seja: nenhum compromisso.

JAIME BRUNA DE BARROS BINDÃO (São Paulo, SP)

-

Copa-2014

As atitudes de Ricardo Teixeira e Lula são muito parecidas. Trata-se de pessoas que não podem ser contrariadas.
O presidente da CBF afirma, em entrevista à Rede Globo, que a atual seleção está terminada e que deveria ser formada uma nova com jogadores novos.
O nosso presidente, em viagem de turismo pela África, inclusive se relacionando com uma ditadura, não quer mais assistir à final da Copa por estar decepcionado com nossa derrota, quando sua obrigação é demonstrar espírito esportivo.

JOSÉ OSVALDO GONÇALVES ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

-

Holanda x Espanha

Se levarmos em consideração a história do Brasil para decidirmos a nossa torcida entre a seleção da Holanda ou da Espanha, vamos ter que voltar ao século 17, no chamado período da União Ibérica, quando o Brasil, que era colônia de Portugal, passou ao domínio de Filipe de Habsburgo, a partir de 1580.
Os holandeses, que estavam em guerra contra a Espanha, ocuparam um vasto território nordestino --de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte--, estendendo-se até Sergipe, Ceará e Maranhão, como estabelecimento da Companhia das Índias Ocidentais.
Vou torcer pela Holanda, em homenagem a Nassau, Frans Post, Albert Eckhout e Gaspar Barléu, muito mais em reconhecimento pelo legado cultural dos batavos que pelo domínio político e militar do nordeste brasileiro.

SINVALDO DO NASCIMENTO SOUZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Anistia

Proponho ao governo que encaminhe à Câmara e ao Senado um projeto de lei que anistie todos os devedores de multas de trânsito, da Receita Federal, do INSS, FGTS, ICMS, ISS e demais tributos. Já que a brincadeira foi instaurada, vamos ampliá-la.
No Brasil cometer crimes está virando um grande negócio. Os cidadãos de bem, cumpridores dos seus deveres, estão se sentindo como palhaços, e já faz tempo!

NEWTON FERNANDES BRITES (Jales, SP)

-

Educação

Os indicadores do Ideb revelam que a escola pública está três anos atrasada em relação à escola privada.
Por outro lado, estatísticas das universidades que adotam ações afirmativas provam que o desempenho dos alunos cotistas é superior ao desempenho dos alunos não cotistas. Considerando que os alunos cotistas são, em sua maioria, oriundos da escola pública, está havendo uma divergência entre os dois indicadores.
Daí fica a questão: será que esses indicadores do Ideb não são frutos de maquinação de algum privatista com a finalidade de desacreditar a escola pública?

GERALDO MAGELA DA SILVA XAVIER (Belo Horizonte, MG)

-

Estatuto da Igualdade Racial

O artigo da professora Yvonne Maggie não é único no debate sobre as questões da "igualdade racial". Mas é um dos poucos em que os intelectuais desse país têm marcado posições contra o sacrifício de nossa liberdade.

DANIEL GUERRINI (Porto Alegre, RS)

-

Voto

Instrumento democrático, o voto deixou de ser uma arma do eleitor, que escolhe seu representante, para se tornar um verdadeiro pesadelo.
Os sucessivos episódios de corrupção e incompetência denunciados pela imprensa, tanto na área municipal como na estadual e na federal, levam à loucura o cidadão. A sensação de estar sendo conivente com o político corrupto e mal-intencionado deixa o eleitor desesperado.

SYLVIO PÉLICO LEITÃO FILHO (Rio de Janeiro, RJ)

-

Royalties

No auge das discussões sobre a perda que o Rio de Janeiro teria com a modificação do critério de royalties para o Estado produtor de petróleo, vários artistas encabeçaram manifestos indignados protestando contra o prejuízo para os fluminenses.
Agora, diante do vexatório resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que deixou o Rio de Janeiro à frente apenas do Piaui, não vi, até agora, nenhuma indignação dos artistas e famosos com o descaso com a educação pública!
Que tal uma reportagem mostrando o desempenho das escolas públicas das cidades que mais faturam com os royalties?

NELSON CUNHA (Olinda, PE)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página