Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
10/08/2010 - 02h30

Eleições, educação, Receita Federal, Previdência

DE SÃO PAULO

Eleições

Será que a culpa é dos eleitores que preferem, muitas vezes, assistir a um jogo de futebol a um debate político? Ao fazerem as mesmas promessas, os candidatos à Presidência nos desmotivam, fazendo com que não acreditemos no voto como veículo de transformação.
O artigo de Fernando de Barros e Silva traduziu o clima desanimador do primeiro debate televisivo dos presidenciáveis. Não só Plínio de Arruda Sampaio, como diz o artigo, como também todos nós brasileiros estamos esperando Godot.

LYDIA RODRIGUES SOUZA (Franca, SP)

*

Excelente o artigo escrito pelo humorista Helio de La Peña sobre o contrassenso da lei eleitoral que proíbe os humoristas de fazerem piadas sobre os candidatos e é silente quanto ao fato de os candidatos poderem fazer troça em face dos eleitores.
A última dessas piadas sem graça foi o lançamento da candidatura de um ser que se diz humorista e se denomina Tiririca. O seu lema, construído com rima riquíssima, tem o seguinte teor: pior que está não fica. Um verdadeiro escárnio. Uma palhaçada, no sentido mais pejorativo do termo.
Os verdadeiros palhaços, profissionais do riso, devem merecer todo o nosso respeito e admiração, por conseguirem nos fazer gargalhar em tempos em que só deveríamos chorar.

LUDMILA TITO FUDOLI (Brasília, DF)

-

Educação

Será que o Tribunal de Contas chegou à "ponta do iceberg" sobre os gastos "malfeitos" do governo estadual, em relação às reformas nas escolas, e nós diretores não teremos mais que receber obras mal acabadas e não eficazes?

OSMAR AURICHIO (São Bernardo do Campo, SP)

-

Receita Federal

Parabéns à Receita Federal na procura por simplificar seu relacionamento com os contribuintes. Para completar, só falta liberar o agendamento para os contribuintes em malha fina (exercício 2010) apresentarem documentação elucidativa.

ROBERTO F. A. COSTA (São Paulo, SP)

-

Previdência

O ônus que a Previdência dos funcionários públicos representa ao país é um peso quase insuportável. Enquanto o Regime Geral da Previdência Social paga benefícios para 27,5 milhões de pessoas (INSS), o regime previdenciário dos servidores paga benefícios a 939 mil pessoas. E o pior: o deficit com o pagamento de servidores é maior.
Quem acabará com tamanha iniquidade? O presidente Lula poderia regulamentar a emenda constitucional aprovada em 2003 e que unifica os regimes, ficando na história política como estadista. Quem sabe após as eleições? Com a palavra, os candidatos.

ANDRÉ ALI MERE (Ribeirão Preto, SP)

-

Trianon

Como frequentadora assídua do parque Trianon, manifesto minha indignação com componentes de determinada associação de bairro e também proprietários de cachorros, que se consideram acima do direito de preservar a mata do parque, não poupando seus cachorros a invadirem a vegetação. Há espaço de sobra nos caminhos pavimentados.
Devemos, isso sim, reunir esforços para uma boa convivência entre os que usam o parque, entendendo e respeitando suas especificidades.

AZILDE MARIA (São Paulo, SP)

-

Máquina do mundo

Apreciei muito o artigo de Antonio Cicero, o qual foi muito bem desenvolvido e filosófico. Deixa-nos com vontade de pensar mais sobre o assunto da questão do homem moderno, suas dúvidas e a busca incessante por explicações que ainda, talvez, não estejamos preparados para saber.

DULCE DE CASTRO MENEZES COSTA (São José dos Campos, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página