Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

National Book Award premia brasileiro estreante Stênio Gardel e sua tradutora

Versão em inglês de 'A Palavra que Resta' venceu troféu americano na categoria de literatura traduzida

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A versão em inglês do livro "A Palavra que Resta", romance de estreia do brasileiro Stênio Gardel, venceu a categoria de melhor literatura traduzida do National Book Award, prestigioso troféu literário dos Estados Unidos.

O escritor Stênio Gardel, autor do romance 'A Palavra que Resta' - Fernanda Oliveira/Divulgação

Publicado originalmente no Brasil pela Companhia das Letras em 2021, o livro foi traduzido por Bruna Dantas Lobato para a editora americana New Vessel Press. A tradutora e o autor foram premiados na noite desta quarta.

No romance do autor cearense, um homem se alfabetiza já idoso por meio de uma carta romântica, numa história de amor e libertação sexual com trabalho sofisticado de linguagem.

'Índios da Meia Praia', obra de Daniela Reis que estampa a capa do romance 'A Palavra que Resta', de Stênio Gardel, publicado pela Companhia das Letras - Companhia das Letras/Reprodução

O livro venceu as traduções em inglês de autores badalados como o senegalês Mohamed Mbougar Sarr, ganhador do Goncourt, a colombiana Pilar Quintana e o francês David Diop.

O prêmio de melhor ficção do National Book Award ficou com o americano Justin Torres por "Blackouts", que mistura imaginação e realidade ao recontar um estudo censurado sobre homossexualidade.

O melhor livro de não ficção, para o prêmio, foi "The Rediscovery of America: Native Peoples and the Unmaking of U.S. History", traduzido por algo como "a redescoberta da América: os povos nativos e o desfazimento da história americana", do historiador indígena Ned Blackhawk.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas