Siga a folha

Leitores elogiam talento e conduta de Richarlison

Multa para o PL e tragédia em Aracruz também foram comentados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pombo
Amigos, acho que o Brasil voltou para nós pelo passe mágico de Richarlison! Quem diria! Não foi pelos passes ágeis do sempre festejado Neymar. Foi um gol diferente que despertou uma nação inteira de nome Brasil. Só por isso valeu, Richarlison! Já ganhamos essa Copa do Mundo ("Richarlison, o Pombo, é campeão olímpico e ativo política e socialmente", Esporte, 24/11).
Eliana França Leme (Campinas, SP)

Após o jogo contra a Sérvia, estão aparecendo nas redes sociais quem é este craque, que merece não só nossos aplausos efusivos como nossa maior admiração pela consciência em relação ao próximo.
Tania Tavares (São Paulo, SP)

O Brasil precisa desesperadamente de pessoas com essa cabeça e com esse coração, como Richarlison, espetacular não só nas jogadas, mas como ser humano atuante e generoso com as necessidades dos menos privilegiados. Você merece o hexa!
Cecilia Centurión (São Paulo, SP)

O atacante Richarlison, do Brasil, durante segundo gol na Copa do Qatar, no estádio Lusail, contra a Sérvia - Gabriela Biló/Folhapress

Haddad e Lula
Lula está testando o nome de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda. Será Lula com a máscara de Haddad, invertendo os papéis de ambos na eleição de 2018, quando Haddad, em campanha para a Presidência, usava a máscara de Lula. No recriado Ministério do Planejamento: Persio Arida, economista de verdade, arrancando os cabelos com as invenções da dupla de economistas de bar ("PT quer dobradinha de Haddad e Persio na área econômica, mas liberal hesita", Mercado, 24/11).
Paulo Sergio Arisi (Porto Alegre, RS)

A meu ver o ministro da Fazenda teria que ser mais para uma raposa do que para um coelho para lidar com os agentes financeiros e de preferência que não seja alguém "do mercado". PT parece pretender premiar o ilustre com cargo importante, mas vão acabar jogando o companheiro numa fogueira.
José Speridião Jr. (São Paulo, SP)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Fernando Haddad durante mesa da COP27 - Joseph Eid/AFP

PL multado
"Moraes rejeita ação golpista, multa PL em R$ 22 milhões e bloqueia fundo", (Política, 23/11). Gostaria de ver uma debandada do partido, pois como continuar em uma agremiação com um presidente que se presta a um serviço desse, rebaixa-se de tal maneira? Quem sabe com um movimento desses leva à extinção do partido.
José Rosa (São Paulo, SP)

Alexandre de Moraes é o time de um homem só. Se não fosse por ele o golpe já teria sido deflagrado.
Ana Paula de Melo (São Paulo, SP)


Desespero em MT
Lamentável mesmo é ver esse pai bolsonarista apoiar o maior responsável por isso. Não bastaram as mortes da pandemia e o que aconteceu com seu filho. Não entendeu e não aprendeu ("Garoto consegue cirurgia após bloqueio em ato antidemocrático levar pai a desespero em MT", Política, 23/11).
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Uma briga entre membros da mesma facção. Saúde e vida longa ao garoto, boa sorte no pós-operatório. Dito isso, acho que já passou da hora de parar heroicizar esse pai.
Marttonio Nunes (Barra do Garças, MT)


Tragédia em Aracruz
Foi o dia difícil da minha vida em todos os meus 33 anos de profissão. Não foi na escola em que trabalho, mas o pânico tomou conta da cidade ("Ataques em duas escolas em Aracruz (ES) deixam mortos e feridos", Cotidiano, 25/11). Minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e aos meus colegas de profissão!
Luzia Miranda da Silva (Ibiraçu, ES)

Policiais na entrada da escola estadual Primo Bitti, uma das duas em que ocorreu ataque em Aracruz - Kadija Fernandes/AFP

Bíblia Sagrada
Mais um fato digno de ser incluído no "Feapá (Festival de Besteiras que Assola o País)". A Bíblia sofreu inúmeras alterações durante a sua composição. Muitas foram conscientes e outras involuntárias (como decorrência, por exemplo, de erros de tradução ou omissão de trechos na transcrição). Além disso, há diversos segmentos religiosos que adotam versões próprias ("Câmara aprova projeto que proíbe alterações na Bíblia", Cotidiano, 23/11).
Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)


Influencer
Anitta, Ludmilla, Jojo e demais expoentes do pensamento que me desculpem, mas depois de ler sua coluna ("O covarde em questão", Ruy Castro, 24/11) confesso que Ruy Castro é meu influencer predileto.
Luís Valise (São Paulo, SP)


Despedida
Sou daquelas pessoas que insistem na ênfase à educação. Em todos os sentidos. Claudia Costin é referência no assunto e fico feliz que vá participar do grupo técnico de transição. Tomara que saiam boas ideias para serem implementadas e que renove nossas esperanças em um Brasil melhor ("A Folha e a educação", Claudia Costin, 24/11).
Cristina Reggiani (Santana de Parnaiba, SP)

Assinante da Folha e leitor assíduo da coluna de Claudia Costin, sentirei a ausência de suas palavras. Mas fico feliz de saber que ela contribuirá com o grupo técnico de transição do novo governo, pois saberá defender a prioridade da educação para melhorar o Brasil.
Júlio César Passos (Florianópolis, SC)


Interferência
Tenho uma amiga que engravidou de gêmeos bivitelinos. Ouviu toda sorte de atrocidades mesmo depois do nascimento perfeito e da imensa alegria trazida. Hoje parece que as crianças viraram uma espécie de experimento vivo, no qual a convivência com as fases do desenvolvimento são edulcoradas por tranquilizantes que facilitam a vida de pais ausentes. Esses são os que mais se importam com os filhos de outrem ("Sua filha tem problemas?", Tati Bernardi, 24/11).
Fabiana Soares (Belo Horizonte, MG)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas