Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

A oposição ideológica contra regulamentação das redes é incontornável, diz relator de PL das fake news

Há percepção de uma ala política, próxima a Arthur Lira, que defende que o projeto ser reformulado e mudar de relator

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL das Fake News, afirmou à Folha que há dificuldades para aprovação da matéria. "Há uma questão incontornável que é a oposição ideológica à regulação de plataformas. Nenhuma proposta servirá", diz.

Há a percepção de uma ala política, próxima ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de que o projeto precisa ter o texto todo reformulado e também que seja feita a mudança de relator.

Segundo essa linha, Silva não teria mais condições de estar à frente do texto, travado há quase um ano. Se isso for seguido, a proposta começaria praticamente do zero.

Orlando Silva liderou as negociações e diz que é prerrogativa do presidente da Câmara designar outro relator. Mas menciona obstáculos à aprovação do tema, citando que foram feitas diversas reuniões e várias propostas trabalhadas com a indústria, sociedade civil e governo.

O atrito entre o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e o empresário Elon Musk tornou o cenário para o projeto de lei das Fake News ainda mais adverso na Câmara dos Deputados.

O projeto de lei prevê, entre outros pontos, responsabilizar as big techs por conteúdos criminosos publicados nas plataformas. No início do ano a Polícia Federal concluiu que a atuação do Google e do Telegram contra o PL das Fake News configurou "abuso de poder econômico, manipulação de informações" e uma possível violação contra a ordem de consumo.

Empresas de tecnologia também coordenaram ofensiva contra o projeto.

Deputado Orlando Silva é o relator do PL das Fake News - Danilo Verpa - 15.mai.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.