Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Cervejaria Mito lança witbier Tchutchuca do Centrão

Nome da cerveja faz referência ao imbróglio do presidente Jair Bolsonaro com um youtuber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conhecida por seus rótulos que tratam com humor mordaz as peripécias do presidente Jair Bolsonaro, a microcervejaria Mito, do Rio de Janeiro, acaba de apresentar o seu mais novo lançamento: a Tchutchuca do Centrão.

O estilo escolhido foi a refrescante witbier. A Tchutchuca do Centrão tem 5,1% de álcool e será lançada oficialmente neste domingo (28), na abertura em soft openning do bar da cervejaria, o Gabinete do Mito, embaixo dos tradicionais Arcos da Lapa (rua Evaristo da Veiga, 149, Lapa).

Arte produzida para o lançamento da cerveja Tchutchuca do Centrão, witbier da cervejaria Mito
Arte produzida para o lançamento da cerveja Tchutchuca do Centrão, witbier da cervejaria Mito - Reprodução

O termo "tchutchuca do centrão" viralizou há uma semana, quando o presidente se envolveu em uma confusão com o youtuber Wilker Leão na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília. Na ocasião, Leão chamou o chefe do Executivo pela alcunha, e ainda o xingou de "covarde" e "vagabundo". Bolsonaro tentou, em vão, arrancar o celular da mão do youtuber.

De volta ao que interessa, a cervejaria ficou preocupada em lançar o rótulo pela conotação sexista do termo. No Instagram, a marca postou que "refletiu muito se deveria lançar a cerveja". E que "vamos aproveitar o tema para trazer conteúdos de empoderamento durante a semana. Apesar da sátira, o assunto é sério e merece cuidado."

A witbier é um estilo popular, de origem belga, feita com trigo, casca de laranja e sementes de coentro. A Mito, que apoia causas LGBTQIA+ e antirracistas, tem em seu portfólio outros títulos que remetem ao universo (ou metaverso) do atual presidente, como a Golden Shower, a Comitiva Presidencial e a Histórico de Atleta.

"Dizemos que o Bolsonaro é o nosso chefe do marketing, porque é ele que dá os nomes, ele é muito bom nisso", comentou no passado Bruno Mesquita, proprietário da marca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.