Era Outra Vez

Literatura infantojuvenil e outras histórias

Era Outra Vez - Bruno Molinero
Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Marina Colasanti e Nelson Cruz são finalistas do Hans Christian Andersen

Prêmio é considerado o Nobel da literatura infantojuvenil e divulgará os vencedores em abril, durante a Feira de Bolonha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escritora Marina Colasanti e o ilustrador Nelson Cruz foram anunciados nesta quinta-feira, dia 18, como finalistas do prêmio Hans Christian Andersen, um dos mais importantes do mundo, considerado o Nobel da literatura infantojuvenil.

Ambos foram escolhidos pelo conjunto de suas obras. Com isso, o Brasil se torna o único país com finalistas nas duas categorias do troféu deste ano —enquanto Colasanti concorre entre os escritores, Cruz disputa o prêmio entre os ilustradores.

A escritora Marina Colasanti, 80 em sua casa, no Rio de Janeiro, em 2017
A escritora Marina Colasanti, 80 em sua casa, no Rio de Janeiro, em 2017 - Zô Guimarães/Folhapress

O anúncio dos vencedores está marcado para ocorrer no dia 8 de abril, durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, o principal evento do mercado editorial para esse público. Já a cerimônia de premiação ocorrerá também na Itália, em Trieste, entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro.

Retrato do ilustrador e artista plástico Nelson Cruz
Retrato do ilustrador e artista plástico Nelson Cruz - Divulgação

"Os critérios utilizados para avaliar as nomeações incluíram a qualidade estética e literária, bem como o frescor e a inovação do corpo da obra; a capacidade de ver o ponto de vista da criança e de aumentar sua curiosidade", disse a nota divulgada pelo IBBY, sigla em inglês para a Organização Internacional dos Livros para Jovens, que organiza o prêmio, entregue a cada dois anos.

Na categoria para escritores, os outros finalistas, além de Colasanti, são Heinz Janisch, da Áustria; Lee Geum-yi, da Coreia do Sul; Bart Moeyaert, da Bélgica; Timo Parvela, da Finlândia; e Edward van de Vendel, da Holanda.

Já Nelson Cruz é finalista ao lado dos ilustradores Cai Gao, da China; Iwona Chmielewska, da Polônia; Elena Odriozola, da Espanha; Sydney Smith, Canadá; e Paloma Valdivia, do Chile.

O Brasil já venceu o Hans Christian Andersen outras três vezes, caso único entre os latino-americanos. Entre os escritores, Lygia Bojunga ganhou o troféu em 1982, enquanto Ana Maria Machado venceu em 2000. Na categoria para ilustradores, Roger Mello foi o premiado em 2014.

Fora eles, a única autora da América Latina a também vencer o Andersen foi a escritora argentina Maria Teresa Andruetto, em 2012.

Não é exagero dizer que Marina Colasanti desponta como uma das favoritas deste ano. A escritora, nascida na Eritreia, ganhou o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2023, também pelo conjunto da obra. Além disso, recebeu mais de 20 troféus da FNLIJ, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e quase uma dezena de Jabutis —entre eles, a melhor ficção de 2014, com o infantojuvenil "Breve História de um Pequeno Amor".

Já o mineiro Nelson Cruz é um dos principais nomes da ilustração brasileira, autor de clássicos do livro ilustrado contemporâneo, como "No Longe dos Gerais" e "A Máquina do Poeta", por exemplo, inspirados em Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, respectivamente. Em 2021, ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro do ano por "Sagatrissuinorana", no qual ilustrou texto de João Luiz Guimarães.

O Hans Christian Andersen é entregue desde 1956 e já teve entre seus vencedores nomes como a sueca Astrid Lindgren, autora de "Pippi Meialonga", e o americano Maurice Sendak, de "Onde Vivem os Monstros". Além deles, também foram premiados o italiano Gianni Rodari, a suíça Albertine, o alemão Wolf Erlbruch e o inglês Anthony Browne, entre outros. A lista completa pode ser vista aqui.

Escritores finalistas

  1. Marina Colasanti (Brasil)

  2. Heinz Janisch (Áustria)

  3. Lee Geum-yi (Coreia do Sul)

  4. Bart Moeyaert (Bélgica)

  5. Timo Parvela (Finlândia)

  6. Edward van de Vendel (Holanda)

Ilustradores finalistas

  1. Nelson Cruz (Brasil)

  2. Cai Gao (China)

  3. Iwona Chmielewska (Polônia)

  4. Elena Odriozola (Espanha)

  5. Sydney Smith (Canadá)

  6. Paloma Valdivia (Chile)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.