#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter LGBTQIA+

Musk afirma que, no Twitter, usar termo 'cisgênero' é calúnia

Afirmação foi feita em resposta a fundador da Thoughtful Therapists, organização que milita contra direitos da comunidade trans

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Usar o termo "cis" ou "cisgênero" —que designa quem não é pessoa trans, travesti ou não binária –para se referir a alguém no Twitter é considerado calúnia e entendido como assédio, podendo gerar suspensão da plataforma, de acordo com Elon Musk, proprietário da rede.

A publicação foi feita em resposta a um usuário assinante do Twitter Blue, serviço de verificação pago lançado pela gestão do bilionário sul-africano. Na postagem original, James Esses se descreve como fundador da Thoughtful Therapists, entidade que milita contra os direitos da comunidade trans, como o acesso a acompanhamento médico ao longo da transição.

Em seu site, a Thoughtful Terapists afirma lutar contra aquilo que chama de "ideologia de gênero" e defende a criação de uma lei para proibir a assistência médica para crianças e adolescentes durante a transição de gênero.

Não é a primeira vez que Musk se coloca contra reivindicações da comunidade trans que, nos EUA, junto ao restante da população LGBTQIA+, vê-se alvo de uma cruzada conservadora, que abrange desde leis antidrag a disputas em torno do currículo escolar.

Ainda nesse mês, o bilionário usou um meme para debochar de pessoas trans.

Musk é pai de uma mulher trans, fruto de seu primeiro casamento com Justine Wilson. Em junho de 2020, sua filha Vivian Jenna Wilson entrou na Justiça para oficializar seu nome e retirar o sobrenome de Musk, com quem afirmou não querer "estar relacionada de qualquer forma". Ele atribui a ruptura ao "comunismo" e à influência de "neomarxistas".

Em 2020, o executivo fez uma publicação afirmando que "pronouns suck" ("pronomes são um saco"). A publicação foi entendida como um posicionamento contra um pedido comum entre pessoas trans: o respeito aos pronomes adotados. Sua ex-esposa, Grimes, respondeu dizendo que não poderia apoiar o ódio e pedindo ao ex que "por favor, pare. Sei que seu coração não é assim."

Ela deletou a postagem logo em seguida.

A mais recente publicação de Musk envolvendo questões da comunidade trans surge em meio ao crescente espaço que o discurso de ódio passou a ter no Twitter, cuja equipe de moderação foi globalmente reduzida. Com o novo sistema de verificação, perfis que disseminam ataques contra minorias passaram a ter maior alcance.

Recentemente, ele foi à rede pedir aos criadores do podcast Fall Of Civilizations que usassem também o Twitter como plataforma para o conteúdo. Em resposta pública, eles afirmaram que não o fariam, pois a rede estaria "muito comprometida" e tornou-se um "oásis para o discurso de ódio, enquanto golpistas da cripto e bots pagam" para ter mais visibilidade e engajamento.

"Tudo que antes fazia do Twitter especial parece estar desaparecendo", concluíram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.