Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Nem que fosse planejada rodada reservaria jogos tão importantes

29ª rodada do Brasileiro tem paulistas contra gaúchos na luta pelo topo da tabela

Nem que fosse planejada a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro reservaria dois jogos tão importantes como os deste domingo (14), em São Paulo e em Porto Alegre. O primeiro colocado contra o quinto e o terceiro contra o quarto.

No Pacaembu, o líder Palmeiras recebe o Grêmio, no clássico que reúne 107 pontos, 56 do Alviverde, 51 do Imortal. O Grêmio com ausências graves: o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Kannemann, o meio-campista Ramiro e o melhor jogador atuando no Brasil hoje em dia, o atacante Everton.

Willian, do Palmeiras, domina a bola na disputa com Maicon, do Grêmio, durante partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro
Willian, do Palmeiras, e Maicon, do Grêmio, disputam a bola durante partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro - Divulgação/Palmeiras

Pior para os gremistas porque uma derrota praticamente os afastará da luta pelo título, pois aumentará para oito pontos a distância do líder ao faltarem nove rodadas para o fim do campeonato. Seja como for, o Pacaembu deve viver uma grande tarde, mesmo sem as duas forças máximas do time mais competitivo do país contra o de futebol mais agradável.

Dava tudo para saber, sem respostas ensaiadas, como ficam a cabeça e o coração de Felipão numa hora dessas. Ídolo das duas torcidas, campeão da Libertadores pelo Grêmio, em 1995, e pelo Palmeiras, em 1999, deve ser complicado viver emoções tão conflitantes.

Ele dirá, entre um suspiro e outro, uma careta e outra, que é profissional e casca dura. Também o Beira-Rio tem tudo para ser palco de um jogo, se não tecnicamente brilhante, ao menos, emocionante. Porque tanto o Colorado quanto o Tricolor, 105 pontos em jogo, 53 e 52, estão vivendo o chamado momento de viés de baixa, como se sem fôlego para enfrentar a reta final do torneio.

O jogador são paulino Eder Militão disputa a bola na partida entre São Paulo e Internacional, do primeiro turno do Brasileiro 2018
Disputa de bola na partida entre São Paulo e Internacional, do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2018 - 05.jul.18 Newton Menezes - Futura Press/Folhapress

A vitória para qualquer dos lados, mais ainda para o São Paulo, assumirá ares de ressurreição. Para o Inter é quase obrigação, ao passo que para o visitante o empate será bom resultado. O problema está na provável vitória do Palmeiras.

O empate no Rio Grande do Sul afastaria perigosamente ambos os times na perseguição ao líder, ao deixar o Inter a cinco pontos e o São Paulo a seis. Do lado paulistano a certeza da ausência, mais uma vez, do seu melhor jogador, o atacante Everton, que tinha tudo para disputar com o xará gremista o protagonismo principal neste Brasileiro, mas, a exemplo de sua passagem pelo Flamengo, não suporta uma temporada sem muitas lesões.

Nunca será demais lembrar que Inter e São Paulo decidiram a Libertadores de 2006, vitória colorada no Morumbi, por 2 a 1, e empate em 2 a 2 no Beira-Rio. Ou seja, tem história.

Chorar em Riad

“A Arábia Saudita é uma equipe móvel, de qualidade de passe, não é uma equipe estática, pragmática, isso gera um grau de dificuldade maior. Ela rompe linhas, ataca espaço, não é uma equipe pesada. É uma característica diferente, à qual teremos de nos adaptar.

Ela me dá oportunidades de conhecer atletas diferentes, com estruturas táticas às vezes diferentes”, Tite antecipou na véspera do jogo contra a seleção em 71º lugar no ranking da Fifa. Na Copa russa, os árabes levaram de cinco dos donos da casa, só de um do Uruguai e venceram o Egito de Salah por 3 a 1.

Contra o Brasil, os sauditas quiseram mostrar que o técnico não estava brincando, tamanha a dificuldade encontrada por seu time, limitado a dois golzinhos nos fins de cada tempo. Calor, baixa umidade em Riad ou constrangedor mau futebol mesmo? Terça-feira (16) tem Brasil x Argentina. Que tenha futebol. Por Alá!

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.