Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Advogado-geral da União é favorito a indicação evangélica de Bolsonaro ao STF

André Mendonça tem apoio de parte da bancada religiosa no Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A lista de evangélicos que poderiam ser indicados por Jair Bolsonaro para o STF (Supremo Tribunal Federal) é encabeçada, hoje, pelo advogado-geral da União, André Mendonça. Ele tem o apoio de parte da bancada religiosa no Congresso.

O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Luiz Mendonça, discursando para uma plateia
O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Luiz Mendonça - Gustavo Uribe/Folhapress

É CEDO

Mendonça também tem recebido elogios de ministros do STF, que se surpreenderam positivamente com sua performance na defesa do governo na corte. Ressalvam, no entanto, que ele é muito jovem para o cargo.

PONTO 

O nome do deputado Marcos Pereira (PRB-SP) entrou recentemente na bolsa de apostas para o STF. Ele é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, comandada por Edir Macedo, dono da TV Record, que apoiou a eleição de Bolsonaro.

PARALELA 

Na lista já estavam também o ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e o juiz Marcelo Bretas, do Rio.

VEM AQUI 

A Câmara dos Deputados pode convocar o presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Roberto Leonel de Oliveira Lima, para que ele esclareça se o órgão está investigando o jornalista Glenn Greenwald.

PERGUNTA 

O deputado Orlando Silva (PCdoB) está pedindo que o TCU (Tribunal de Contas da União) compartilhe com os parlamentares os documentos apresentados pelo Coaf e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, respondendo a questionamentos da corte sobre a suposta investigação. 

RESPOSTA 

As afirmações de ambos foram vagas e não esclareceram se Greenwald é ou não investigado. 

EM SEGREDO 

Caso o Coaf alegue questões de sigilo, parlamentares defendem uma sessão secreta para que ele enfim esclareça a questão.

NOME 

Oliveira Lima foi indicado para o comando do Coaf pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. O ex-juiz teve conversas suas com procuradores reveladas pelo site The Intercept Brasil, liderado por Greenwald.


A cantora Luísa Sonza posa para ensaio da revista JP de julho, da qual ela é capa
A cantora Luísa Sonza posa para ensaio da revista JP de julho, da qual ela é capa - Pedro Dimitrow

VOZ ATIVA

A cantora Luísa Sonza estampa a capa da revista JP que chega às bancas no dia 12 deste mês, na qual critica o machismo: “Homens aprendem a serem bem-sucedidos. A mulher é ensinada a casar com um homem assim”, diz.


LADO 

A decisão de Tite de se manter afastado de Jair Bolsonaro na comemoração da Copa América levou o treinador a ser chamado de petista nas redes sociais –já que, em 2012, ele visitou Lula depois que o Corinthians, que comandava, venceu a Libertadores da América.

NUNCA MAIS 

Tite, no entanto, já tinha admitido, em 2018, que a visita a Lula foi um erro. E que não pretendia mais misturar futebol com política. 

MUITO OBRIGADO 

O técnico tem recusado até mesmo convites para receber título de cidadão de municípios brasileiros.

PRESENTE 

A arquiteta Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, lançará um livro sobre a vereadora assassinada. Na obra, ela contará sobre o relacionamento de 14 anos que manteve com a parlamentar. A publicação está prevista para setembro e sairá pela editora Rosa dos Tempos. Benicio estará na Flip na sexta (12).

CUIDADOS 

O diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Christian de Castro, pediu para que fossem trocadas as linhas e aparelhos telefônicos do seu gabinete. Monitores de computadores também foram substituídos.

CUIDADOS 2 

A Ancine, via sua assessoria de imprensa, diz que não vai comentar “assuntos relacionados à segurança neste momento”.

TROFÉU 

O cineasta Tadeu Jungle recebe hoje, na sede da ONU, em Nova York, o prêmio de melhor filme da categoria Realidade Virtual do Global SDG Awards. 

TRAGÉDIA 

O brasileiro receberá a homenagem pelo documentário “Rio de Lama” (2016), que trata sobre o rompimento da barragem de Samarco, em Mariana (MG), que ocorreu em 2015. A competição envolve produções que mostram ameaças ao meio ambiente.


CORTINAS ABERTAS

O estilista Walério Araújo e o ator Thiago Mendonça foram à estreia da peça “Entrevista com Phedra”, no Espaço Os Satyros, em SP, na segunda (8). O espetáculo tem atuação de Márcia Dailyn e Raphael Garcia |4| e autoria de Miguel Arcanjo Prado. O ator Sidney Santiago esteve na sessão.


CURTO-CIRCUITO

O jurista Miguel Reali Jr. receberá na segunda (15) o diploma de Cidadão Jordanense da Câmara Municipal de Campos do Jordão. 

O ator Joaquim Lopes vai aos EUA receber os prêmios do Olympus Film Festival ao curta “Pulso”.

Fábio Giorgi lança o livro “Manual de Cianotipia” e tradução de “O Lápis da Natureza”. Na Giostri Livraria. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGON

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.