Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alexandre de Moraes avisou Bolsonaro que defenderia urnas no discurso do TSE, mas sem ataques ao presidente

Presidente foi alertado até mesmo antes de convite para a posse no tribunal ser entregue a ele pessoalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro (PL) foi à posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já sabendo que o magistrado faria um discurso enaltecendo as urnas eleitorais –que foram objeto de constante ataque do mandatário neste ano. O presidente foi informado diretamente pelo ministro do teor da fala.

Cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no TSE - Mateus Vargas/Folhapress

AVISO

Antes mesmo de se encontrar com Bolsonaro no Palácio do Planalto para convidá-lo pessoalmente para a posse, o novo comandante do TSE conversou com interlocutores do presidente da República. E afirmou que ele seria bem-vindo à cerimônia –mas Moraes não abriria mão de fazer um discurso defendendo as urnas e a democracia.

AVISO 2

O magistrado afirmou, por outro lado, que não faria alusões ou ataques diretos a Bolsonaro, nem qualquer provocação a ele. O presidente seria bem recebido, e colocado na mesa principal. Não haveria qualquer situação no evento que pudesse provocar constrangimento.

ESQUENTA

As conversas prévias antes de o convite ser feito diretamente a Bolsonaro envolveram os ministros Paulo Guedes, da Economia, Ciro Nogueira, da Casa Civil, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira.

ESQUENTA 2

Ciente de como seria a posse, o presidente concordou –e aceitou receber o magistrado, como propunham seus auxiliares. Assim, quando Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, que tomaria posse como vice, chegaram ao Planalto, tudo já estava previamente combinado: eles sabiam que Bolsonaro aceitaria o convite, e o presidente estava ciente de que as urnas seriam defendidas na cerimônia. Guedes, Ciro Nogueira e Jorge Oliveira estavam na sala.

FOI ASSIM

O entendimento prévio foi detalhado à coluna por ministros que participaram das conversas.

NADA PESSOAL

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, também confirmou as informações. "O ministro Alexandre de Moraes esclareceu que faria um discurso falando sobre o sistema eleitoral e a democracia, que é a base da atuação do TSE, sem nada pessoal", diz Faria.

NADA PESSOAL 2

A postura do presidente na cerimônia, e o fato de seu filho Carlos Bolsonaro não aplaudir nem se mover durante o discurso, no entanto, indicavam desconforto. Mas, segundo Faria, o presidente não teria se surpreendido com o tom da fala.

COMITÊ

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, e o empresário João Cox estiveram presentes em encontro organizado pelo grupo Esfera Brasil, na sexta (19), em São Paulo. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), compareceram ao evento, que debateu a importância do equilíbrio entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário no atual cenário do país. Os empresários Hagop Guerekmezian e Cândido Pinheiro Júnior também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.