Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Mônica Bergamo

Boitempo lançará livro com guia de ação política para dialogar com mulheres conservadoras

Obra é organizada por Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Boitempo vai lançar o livro "Feminismo em Disputa", que traz uma espécie de guia de ação política para conversas com mulheres que se denominam conservadoras.

Organizada pela cientista social Beatriz Della Costa e pelas pesquisadoras Camila Rocha e Esther Solano, a obra é baseada em dois estudos realizados com o objetivo de encontrar valores básicos que unem mulheres de campos políticos diferentes.

Manifestantes na avenida Paulista, em São Paulo, em ato no Dia Internacional da Mulher - Bruno Santos - 8.mar.2022/Folhapress

Uma das conclusões é que mais de 90% das brasileiras, se declarando feministas ou não, são a favor de combater a violência contra as mulheres.

A obra reúne um levantamento realizado pelo Instituto Big Data, que ouviu 1.200 mulheres adultas em novembro de 2021 e em janeiro e março deste ano.

As pesquisadoras também entrevistaram 51 brasileiras de todas as regiões do país e classes sociais sobre a temas como machismo, maternidade, aborto, gênero e política. As conversas foram realizadas em dois momentos, no segundo semestre de 2020 e no início de 2022.

A obra, uma parceria da Boitempo com o Instituto Update, chegará às prateleiras em setembro deste ano.


COQUETEL

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, compareceu ao lançamento do projeto documental "Memória do Direito Eleitoral Brasileiro: História Audiovisual", realizado na semana passada, na Cinemateca, em São Paulo.

O advogado e ex-prefeito de São Bernardo do Campo Tito Costa prestigiou o evento, organizado pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Os procuradores regionais eleitorais de SP Paula Bajer e Paulo Taubemblatt passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.