Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Série mostrará como chefe nazista denunciou trabalhadores da Volkswagen na ditadura no Brasil

'O Porão da Fábrica' é produzida pelo jornalista Fernando Morais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O jornalista Fernando Morais, autor de "Olga" e da biografia do presidente Lula (PT), está coordenando a produção de uma série documental sobre a atuação do nazista Franz Stangl na Volkswagen do Brasil, durante o período da ditadura militar (1964-1985).

O austríaco foi comandante dos campos de extermínio de Treblinka e Sobibor, na Polônia, e fugiu para o Brasil. Aqui, ele foi contratado pela montadora.

Fábrica da Volks, no ABC paulista, em 1970; linha de produção do Fusca a primeira da montadora fora da Alemanha - Divulgação/Volkswagen do Brasil

Descoberto pela polícia, Stangl foi deportado para a Alemanha. Ele recebeu pena perpétua de prisão em outubro de 1970, após um julgamento em Dusseldorf, e morreu no cárcere no dia seguinte.

Intitulada "O Porão da Fábrica", a minissérie de quatro capítulos vai mostrar como Stangl identificava e enviava aos órgãos de segurança do regime militar os nomes das lideranças dos metalúrgicos do ABC.

A obra, que é coproduzida pela brasileira Grifa Filmes e pela alemã Gebrüder Beetz Filmproduktion, deve estrear no começo do próximo ano.

A ligação da Volkswagen com a ditadura no Brasil voltou a ser discutida nas últimas semanas após uma campanha publicitária da marca reunir, por meio de inteligência artificial, a cantora Elis Regina e a sua filha Maria Rita.

Houve críticas pelo fato da imagem da artista, que se posicionou contra a ditadura, ser associada a uma marca que teve ligação com o regime.

O produtor musical João Marcello Bôscoli, filho mais velho de Elis Regina, disse à coluna que entende e respeita, mas não concorda com as críticas.

"Se nós formos criar uma restrição a marcas que se envolverem em algum momento com algum tipo de governo ou algum tipo de ditadura ou coisa pior, a gente tem que pegar todas as empresas japonesas, todas as empresas alemãs, muitas empresas brasileiras, americanas e holandesas e estabelecer o mesmo tipo de crítica", afirmou.

Ex-funcionários e e seus familiares disseram que o serviço de segurança da VW no Brasil colaborou com os militares para identificar possíveis suspeitos, que foram detidos e torturados.

Em 2020, o grupo concordou em pagar R$ 36 milhões para indenizar as vítimas que foram torturadas ou parentes de pessoas mortas no período.

LINHA DO TEMPO

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ator Marcelo Drummond, viúvo de Zé Celso, compareceram à estreia do documentário "Máquina do Desejo", que remonta a história do Teatro Oficina. O cineasta Fernando Meirelles prestigiou a sessão, que ocorreu na noite de quarta-feira (19), no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo. Os diretores do filme, os cineastas Joaquim Castro e Lucas Weglinski, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.