Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

MP junto ao TCU pede que Deltan seja investigado por suposto acordo sigiloso com EUA

Subprocurador-geral fala em histórico de 'má atuação dos componentes' da Lava Jato em representação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) enviou uma representação à corte pedindo que sejam apurados supostos indícios de irregularidades praticadas pelo ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol durante uma negociação com autoridades dos EUA, à época da Operação Lava Jato.

Deltan teria negociado com os norte-americanos, em sigilo, um acordo para dividir o dinheiro que seria cobrado da Petrobras em multas e penalidades por causa de episódios de corrupção, de acordo com reportagem publicada pelo UOL. As tratativas teriam ocorrido à revelia da Controladoria-Geral da União (CGU), que seria o órgão competente para lidar com o destino da verba.

0
Deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) teve registro cassado dois meses e meio depois de ter tomado posse - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Na representação ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado afirma haver indícios de que o governo brasileiro foi afastado das negociações e diz que o caso seria mais uma evidência de que o TCU deve atuar "ante o histórico da má atuação dos componentes da Operação Lava Jato".

"Não é de hoje que me causa surpresa as indevidas ingerências que procuradores da Lava Jato realizaram na operação", afirma o subprocurador-geral.

Deltan nega qualquer irregularidade. "Todo dia uma nova matéria mentirosa, deturpada, medíocre e preguiçosa, feita sem apuração por jornalistas que usam supostas mensagens sem qualquer critério ético e fechando os olhos para a prática de crimes", afirmou, por meio de suas redes sociais.

Além do pedido de investigação pela corte de contas, Furtado destaca a vultosa multa de US$ 853 milhões paga pela Petrobras, em acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e sugere que a tratativa também deve ser revista pelo Judiciário dos EUA.

"Não é possível aceitar que gestores públicos atuem de forma orientativa visando driblar entendimentos jurídicos de nosso país, tampouco se valer de artifícios para se esquivar pessoalmente de sanções aplicadas", diz.

O subprocurador-geral ainda pede que um cópia de sua representação seja enviada à Organização dos Estados Americanos (OEA) para a adoção de providências e dada "a necessidade de diálogo político e cooperação com a Justiça norte americana" para investigar as supostas irregularidades.

LINHA DO TEMPO

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ator Marcelo Drummond, viúvo de Zé Celso, compareceram à estreia do documentário "Máquina do Desejo", que remonta a história do Teatro Oficina. O cineasta Fernando Meirelles prestigiou a sessão, que ocorreu na noite de quarta-feira (19), no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em São Paulo. Os diretores do filme, os cineastas Joaquim Castro e Lucas Weglinski, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.