Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Tribunal de Justiça julgará recurso de Shantal Verdelho contra Renato Kalil

Influenciadora acusa médico de violência psicológica; juiz rejeitou denúncia em primeira instância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) irá decidir, em audiência nesta quinta (27), se aceita o recurso apresentado pela defesa da influenciadora Shantal Verdelho e pelo Ministério Público de São Paulo contra o médico Renato Kalil.

A influenciadora Shantal Verdelho em entrevista à Folha
A influenciadora Shantal Verdelho em entrevista à Folha - Marlene Bergamo -9.fev.2022/Folhapress

Em outubro do ano passado, o órgão público apresentou denúncia contra o obstetra por crime de lesão leve e violência psicológica durante o parto da filha de Shantal, em setembro de 2021. Dias depois, o juiz Carlos Alberto Corrêa de Almeida, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, rejeitou e solicitou o arquivamento da denúncia.

O Ministério Público e o advogado da influenciadora, Sergei Cobra, entraram com recurso da decisão no TJ-SP.

Nesta quinta (27), os desembargadores Mauricio Valala, Luiz Arruda e Sérgio Ribas não vão julgar o mérito, mas decidir se aceitam o recurso para que haja um novo julgamento do caso ou se seu arquivamento será mantido, conforme definido em primeira instância.

Shantal Verdelho afirmou ter sofrido agressões físicas e verbais cometidas por Kalil no nascimento de sua segunda filha. Em áudio vazado nas redes sociais, ela afirma que imagens gravadas na hora do parto pelo marido, o modelo Mateus Verdelho, mostram o médico proferindo uma série de xingamentos, como "viadinha", "mimada" e "faz força, porra".

Ela diz também que o médico praticou em seu parto a chamada manobra de Kristeller, prática que consiste em pressionar a barriga da gestante para empurrar o bebê. O mecanismo, contraindicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde, pode comprometer a saúde da mãe e do bebê.

Além do processo judicial, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abriu um processo ético-profissional para apurar infrações que teriam sido cometidas por Kalil.

O procedimento, que pode resultar na cassação do registro profissional do médico ou inocentá-lo, foi iniciado em dezembro passado, um ano após o conselho começar a investigar o caso por meio de uma sindicância.

O médico Renato Kalil em entrevista ao programa Todo Seu - Canal Todo Seu no YouTube/Reprodução

Kalil já negou anteriormente que tenha acontecido qualquer intercorrência durante o parto de Shantal, e afirmou que o vídeo revelado por ela mostrando as supostas violências sofridas foi editado e está fora de contexto.


FELIZ 40 ANOS

A atriz Denise Del Vecchio e o autor Alcides Nogueira marcaram presença na celebração de 40 anos da estreia da peça "Feliz Ano Velho". O ator Marcos Frota também compareceu ao reencontro, que foi realizado na noite de terça (25), no restaurante Famiglia Mancini, na região central de São Paulo. O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro homônimo em que se baseou a montagem, esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.