Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas violência

Quase metade dos monitorados por tornozeleira em São Paulo são acusados de violência contra a mulher

Dados são de uma parceria da Secretaria de Segurança Pública e do Tribunal de Justiça de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quase metade das pessoas soltas em audiências de custódia e que são monitoradas com tornozeleira eletrônica na capital paulista são acusadas de violência doméstica.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública paulista e o Tribunal de Justiça de São Paulo. Desde 11 de setembro, quando foi iniciado o monitoramento, até o último dia 8, 123 pessoas passaram a usar tornozeleira, entre as quais 57 são homens acusados de praticar violência contra mulheres.

foto mostra tornozeleiras eletrônicas em mesa
Tornozeleiras eletrônicas usadas no sistema prisional de São Paulo - Bruno Santos - 8.ago.17/Folhapress

Do total de monitorados, quatro foram presos em flagrante por descumprirem a medida protetiva como proibição de contato ou aproximação com a vítima.

Foram disponibilizadas, desde setembro, 200 tornozeleiras eletrônicas para monitorar acusados soltos em audiências de custódia

A coordenadora das delegacias de Defesa da Mulher do estado, Jamila Jorge Ferrari, afirma que o monitoramento de acusados de violência doméstica é importante para a proteção da vítima.

"[Ele] Traz para essa mulher uma maior sensação de segurança, porque ela sabe que o agressor está sendo monitorado. Com isso, pode se sentir segura para sair de casa para trabalhar e estudar. Ao mesmo tempo, também mostra para esse agressor que, se ele tentar algo, será preso em flagrante", diz.

Além dos acusados de violência doméstica, o dispositivo é usado como forma de reduzir a reincidência criminal durante o cumprimento de penas ou medidas alternativas à prisão, em pessoas que já foram presas mais de uma vez.

Por ora, o uso monitorado de tornozeleira por pessoas liberadas em audiência de custódia só ocorre na capital, mas será expandido para outras regiões do estado.


MOVIMENTO

A atriz Christiane Torloni compareceu ao espetáculo "Francisco(s)", em homenagem a Chico Buarque e Francis Hime, do Studio3 Cia. de Dança, na noite de quinta-feira (14), no auditório do Masp, em São Paulo. Também responsável pelos arranjos da apresentação, o compositor Francis Hime e sua mulher, a cantora Olivia Hime, prestigiaram a sessão. A atriz Tuna Dwek passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.